DSpace/Manakin Repository

Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim .
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 MELO, Rosilene Alves de.
dc.description.resumo Propusemo-nos neste trabalho analisar a acessibilidade estrutural proporcionada em duas escolas públicas da cidade de São João do Rio do Peixe/PB, no sertão da Paraíba, uma pertencente ao órgão municipal e a outra estadual. Foram utilizadas como coleta de dados fotografias para que pudesse ser feito o registro dos espaços de acesso às escolas, tanto interna como externamente. Para complementação das análises foram realizadas entrevistas com os gestores e educadores das respectivas instituições, no intuito de averiguar a percepção dos mesmos sobre o tema da acessibilidade e a respectiva inclusão do aluno em seu contexto escolar. A partir dos dados constatamos que as escolas ainda não se encontram devidamente adequadas fisicamente a receber os alunos com necessidades educativas especiais, isso devido à existência de obstáculos e barreiras como, por exemplo, rampa com declives errados, falta de corrimões, barra de apoio inadequado, piso tátil, entre outros. A falta de conhecimento adequado sobre a acessibilidade física das pessoas, que compõem a escola, é um fator importante, pois contribui para a construção de rampas inadequadas e adaptações indevidas, que não contribuem em nada para o exercício do direito de ir e vir, garantido a todo cidadão brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract We proposed in this work to analyse about structural accessibility provided in two schools of São João do Rio do Peixe – PB, one of them belonging to the municipal body and other to the state one. It has been used photographies as data collection to register the spaces of access to the school, both the internal and external ones. For complementation of analysis we also made use of interviews with educators of these institution in an attempt to check the perception them about accessibility. In view of the data presented we observed that the schools are not yet properly adapted physically to receive the students with special educational needs, due to the existence of obstacles and barriers, like ramp with wrong slope, lack banisters, rest bar, tactile floor, among other. The lack of adequate knowledge about the physical accessibility of the persons who compose the school is an important factor, because it contributes to building of unsuitable ramps and undue adjustments, that do not contribute in anything for the exercise of the right to come and go, guaranteed to every Brazilian citizen. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10715
dc.date.accessioned 2020-01-07T09:56:43Z
dc.date.available 2020-01-07
dc.date.available 2020-01-07T09:56:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Accessibility pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francicléia Nicolau da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Spatial accessibility conditions in public schools in the Paraíba backlands: case studies. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francicléia Nicolau da. Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta