dc.contributor.advisor1 |
CEBALLOS, Rodrigo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CEBALLOS, R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9564830858931968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEBALLOS, Viviane Gomes de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objeto de estudo os vários estereótipos elaborados sobre a
imagem da mulher nordestina no alto sertão paraibano, nas décadas de 20 e 30, do século XX.
Como campo de análise foram escolhidas e estudadas as obras da escritora Rosilda Cartaxo
(1975-2005), através da qual procuramos observar a maneira como esta autora apresenta e
representa a imagem da mulher sertaneja nordestina, construída nesse período, uma vez que,
dentro dessa temática, a referida autora, também nordestina e sertaneja, pode ser considerada
a pioneira nos estudos que tratam da construção da imagem feminina em nosso sertão. Nessa
perspectiva, vale destacar a literatura enquanto fonte de pesquisa na busca por traços que
desenhassem um perfil do ser feminino neste cenário. Sendo assim, pode-se dizer que, no que
tange a literatura do período estudada, a figura dessa mulher está envolta a uma relação de
submissão quanto ao espaço social do ser masculino. Neste sentido, no começo do século XX
o lugar representativo da imagem feminina encontrava-se em processo de transição e, dessa
forma, posicionava-se entre o “tradicional” e o “moderno”, o “velho” e o “novo”, o público e
o privado, o proibido e o permitido. Neste percurso, a mulher sertaneja nordestina assume
novos papéis, antes, atribuídos, prioritariamente, à figura masculina, fato esse que a faz ser
vista por muitos autores como uma transgressora dos bons costumes. Diante do exposto, esta
análise tem como objetivo discutir as inúmeras representações do papel da mulher por meio
das obras da referida escritora e, para tanto, deve-se refletir sobre os padrões preestabelecidos
por uma sociedade nordestina característica e versadamente tradicional e moderna. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
A imagem da mulher do alto sertão paraibano: vida e obra de Rosilda Cartaxo Dantas (1920- 1930). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
The present work has as object of study the various stereotypes elaborated about the
image of the northeastern woman in the high Paraíba highlands, in the 1920s and 1930s, of the 20th century.
As a field of analysis were chosen and studied the works of writer Rosilda Cartaxo
(1975-2005), through which we seek to observe the way this author presents and
represents the image of the northeastern country woman, built during this period, since,
Within this theme, the aforementioned author, also from the Northeast and backlands, can be considered
the pioneer in the studies that deal with the construction of the feminine image in our backlands. In this
From this perspective, it is worth highlighting the literature as a source of research in the search for traits that
draw a profile of being female in this scenario. Thus, it can be said that, as far as
Regarding the literature of the period studied, this woman's figure is surrounded by a relationship of
submission to the social space of the male being. In this sense, in the early twentieth century
the representative place of the female image was in the process of transition and
Thus, it was positioned between the “traditional” and the “modern”, the “old” and the “new”, the public and
the private, the forbidden and the permitted. In this route, the northeastern country woman assumes
new roles, rather attributed primarily to the male figure, a fact that makes her be
seen by many authors as a transgressor of good manners. Given the above, this
The objective of this analysis is to discuss the numerous representations of the role of women through
the writer's works and, to this end, one must reflect on the pre-established standards
by a characteristic northeastern society that is vertically traditional and modern. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10716 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-07T10:15:17Z |
|
dc.date.available |
2020-01-07 |
|
dc.date.available |
2020-01-07T10:15:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Nordestina |
pt_BR |
dc.subject |
Alto Sertão Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Rosilda Cartaxo |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern |
pt_BR |
dc.subject |
Upper Sertão Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Woman |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Francisca Edilânia Soares Mendes.CEBALLOS |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The image of the woman from the highlands of Paraíba: life and work of Rosilda Cartaxo Dantas (1920-1930). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Francisca Edilânia Soares Mendes. A imagem da mulher do alto sertão paraibano: vida e obra de Rosilda Cartaxo Dantas (1920- 1930 ). 2013. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |