dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim . |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo investigou sobre a percepção dos deficientes auditivos, da cidade
de Pombal/PB, sobre as políticas educacionais da inclusão e as principais dificulda-
des enfrentadas pelos surdos no processo educativo. Buscou-se também fazer um
levantamento bibliográfico acerca do processo histórico dessas políticas para averi-
guar o quadro de evolução no atendimento, acolhimento e socialização da pessoa
com deficiência auditiva. Além desses fatores, destaca-se também o papel do intér-
prete, do professor e da importância da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para o
processo de ensino e aprendizagem dos surdos. Observou-se que essa população
vivencia a exclusão no âmbito escolar e as escolas do ensino regular não estão pre-
paradas para receberem os alunos com necessidades educativas especiais, devido
à falta de preparação de seus profissionais, metodologia inadequada e excessiva
cobrança da língua portuguesa com relação à LIBRAS, excluindo de seus trabalhos
a proposta do bilinguismo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
A percepção dos surdos com relação às políticas da educação inclusiva na cidade de Pombal/ PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This study investigated about the perception of the hearing impaired, of the city of
Pombal/PB on the educational politics of inclusion and about the main difficulties
faced by deaf people in the educational process. It also searched to have a biblio-
graphical survey about the historic process of those politic to check the board of evo-
lution in attendance, reception and socialization of person with hearing impairment. In
addition to those factors, it is important to point out the role of interpreter too, of the
teacher and of the importance of the Brazilian Sign Language – Libras for the teach-
ing-learning process of the deaf. It was noted that these population experiences the
exclusion in the school context and schools of regular education are not prepared to
receive students with special educational need, due to the lack of their professionals
preparation, of inappropriate methodology and of excessive charging of the Portu-
guese language with regard to Libras, excluding of their works the bilingualism pro-
posal. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10721 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-07T10:40:00Z |
|
dc.date.available |
2020-01-07 |
|
dc.date.available |
2020-01-07T10:40:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Education Policies |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FELINO, Helaine Welma Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The perception of deaf people in relation to inclusive education policies in the city of Pombal / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FELINO, Helaine Welma Lima. A percepção dos surdos com relação às políticas da educação inclusiva na cidade de Pombal/ PB. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |