dc.creator.ID |
LOPES, V. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2400482288521956 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BANDEIRA, Francinaldo de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BANDEIRA, F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5984068615104016 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA , Silvana Vieira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PONTES, Carlos Gildemar. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse de professores e alunos de
escolas de ensino fundamental, assim também como de pesquisadores sobre a
literatura de cordel, uma expressão cultural que aborda temas relacionados ao
cotidiano popular, em sua maioria na região Nordeste, local onde essa manifestação
cultural ganhou destaque ao longo dos anos, mas que também retrata a cultura do
Brasil em versos. Fatos que marcaram nossa história, representados por artistas
populares de forma acessível que proporcionam ao leitor, seja ele pesquisador,
aluno ou apenas um interessado em adquirir conhecimento, uma nova possibilidade
de entender o real na visão de gente do povo. O cordel traz para o universo do
aluno uma nova forma de ver a história, se distanciando um pouco do livro didático,
no intuito de garantir uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa, através da
construção do saber, baseado nos costumes e vivências de seu dia-a-dia. Ele
desperta também o interesse pela leitura e desenvolve o senso crítico dos alunos. O
aluno é capaz de produzir o saber a partir da construção de cordéis, voltados para
temas sociais que marcaram uma época ou até mesmo temas como a convivência
social na própria comunidade, passando a ser um construtor da história e não um
mero reprodutor de conhecimentos já tidos como verdades absolutas. O cordel é
visto como um conteúdo de aprendizagem e de extrema importância para todas as
disciplinas, podendo ser usado nas várias instâncias do ensino, no intuito de garantir
a aprendizagem e o desenvolvimento crítico do aluno e ampliar o saber, visando à
interdisciplinaridade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to awaken the interest of teachers and students from elementary
schools, so as researchers on the pamphlet literature, a cultural expression that
addresses issues related to everyday folk, mostly in the Northeast, where this cultural
manifestation gained prominence over the years, but also portrays the culture of
Brazil in verse. Events that marked our history, represented by popular artists in an
accessible way that provides the reader, whether researcher, student or just
interested in acquiring knowledge, a new possibility to understand the real vision of
the common people. Cordel brings the universe of students a new way to see the
history, moving away somewhat from the textbook in order to ensure a more effective
and enjoyable learning through knowledge construction based on customs and
experiences of their day to -day. It also arouses interest in reading and develops
critical thinking of students. The student is able to produce knowledge from the
construction of twine, focused on social issues that marked an era or even subjects
like social life in the community, becoming a builder of history and not a mere
reproducer of knowledge already taken as absolute truths. This literature is seen as a
learning content and of utmost importance to all disciplines and can be used in
multiple instances of teaching, in order to ensure the learning and development of
critical and expand student knowledge, aiming at interdisciplinarity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10729 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-07T11:08:41Z |
|
dc.date.available |
2020-01-07 |
|
dc.date.available |
2020-01-07T11:08:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Viviane Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cordel literature and popular imagination: thematic diversification and the miscegenation of culture and knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Vivianne Pereira. A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |