DSpace/Manakin Repository

Análise da contribuição da prática lúdica no ensino de química.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2183208696119761 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA NETO, M. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULA, José Carlos de Freitas.
dc.contributor.referee2 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.description.resumo Este trabalho traz uma análise da contribuição da prática lúdica no ensino de química, prática esta que vem crescendo e ganhando importância no cenário educacional. Os métodos de ensino tradicional já não atendem mais às necessidades vigentes em nossa sociedade, o ensino de ciências da atualidade deve estar voltado para formação de cidadãos críticos e atuantes. Os materiais didáticos são ferramentas essenciais para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, e o jogo é uma ferramenta importante visto que propõe a participação ativa do aluno e a materialização de conceitos mais abstratos. Esse trabalho foi desenvolvido para evidenciar e analisar as características do jogo que favorecem não só as práticas pedagógicas, mas também a aprendizagem, a qual, as abordagens tradicionais do ensino frequentemente relegam ao patamar da simples memorização e reprodução. Os jogos foram aplicados para constatação dessas características e elucidação dos conceitos de Teoria Atômica e Tabela Periódica. Os resultados evidenciaram que o jogo, atua positivamente em diversos fenômenos, como, socialização, criatividade, motivação e cognição. Dessa forma, o jogo aumenta o envolvimento do aluno e trabalha sua capacidade de resolver situações problema e, por fim, estimula seu raciocínio lógico e facilita sua aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Análise da contribuição da prática lúdica no ensino de química. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This paper presents an analysis of the contribution of playful practices in the methodology of teaching chemistry. These new practices have been growing and gaining importance in the educational scene. The traditional teaching methods no longer meet current needs in our society. Science education nowadays should promote the development of critical and engaged citizens. Educational materials are essential tools for the improvement of the learning process, and the games are important tools since they require student to actively participate and they attempt to materialize abstract concepts. This work was developed to highlight and analyze the game features that enhance teaching practices and learning ones, overcoming the traditional approach which was focused on memorization and reproduction. The games were applied to elucidate the concepts of Atomic Theory and the Periodic Table, for verification and analysis of these characteristics. The outcomes of this research showed that the game acts favorably in various phenomena such as socialization, creativity, motivation and cognition. Thus, the game increases students’ engagement, and improve their abilities to solve problems. Finally, the approach throughout the game encourages logical thinking of student and facilitates his learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10731
dc.date.accessioned 2020-01-07T11:19:08Z
dc.date.available 2020-01-07
dc.date.available 2020-01-07T11:19:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática Lúdica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Payful practices pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Práctica lúdica
dc.subject Aprendizaje
dc.subject Enseñanza de la química
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Maria da Conceição.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the contribution of ludic practice in chemistry teaching. pt_BR
dc.title.alternative Análisis de la contribución de la práctica lúdica en la enseñanza de la química.
dc.identifier.citation COSTA,Maria da Conceição. Análise da contribuição da prática lúdica no ensino de química. 2013. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo trae un análisis de la contribución de la práctica lúdica en la enseñanza de la química, práctica que ha ido creciendo y ganando importancia en el escenario educativo. Los métodos tradicionales de enseñanza ya no satisfacen las necesidades actuales de nuestra sociedad, la enseñanza de las ciencias de hoy debe estar encaminada a formar ciudadanos críticos y activos. Los materiales didácticos son herramientas esenciales para el desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje, y el juego es una herramienta importante ya que propone la participación activa del estudiante y la materialización de conceptos más abstractos. Este trabajo fue desarrollado para resaltar y analizar las características del juego que favorecen no solo las prácticas pedagógicas, sino también el aprendizaje, que los enfoques tradicionales de enseñanza muchas veces relegan al nivel de la simple memorización y reproducción. Los juegos se aplicaron para verificar estas características y dilucidar los conceptos de Teoría Atómica y Tabla Periódica. Los resultados mostraron que el juego actúa positivamente en varios fenómenos, como la socialización, la creatividad, la motivación y la cognición. De esta forma, el juego aumenta la implicación del alumno y trabaja su capacidad para resolver situaciones problema y, por último, estimula su razonamiento lógico y facilita su aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta