DSpace/Manakin Repository

Ciências, interdisciplinaridade e educação ambiental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, M. J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0340170875446502 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 pt_BR
dc.contributor.referee1 LINHEIRA, Caroline Zabendzla.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da.
dc.description.resumo Este trabalho foi realizado na E. M. E. F. Joaquim Domingos de Moura, localizada no município de Frei Martinho e teve por objetivo principal analisar as práticas pedagógicas interdisciplinares em sala de aula, numa perspectiva de ensino que enfatize a questão interdisciplinar com o foco principal na educação ambiental, visto a grande estiagem daquela região. Nossa pesquisa assumiu um caráter qualitativo a qual se importa em estudar os significados, valores, atitudes e crenças de uma dada realidade social. Atuamos numa abordagem de observação participante, que é uma prática em que o investigador se coloca dentro de movimentos sociais a serviço da comunidade tomando as suas causas. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, a qual foi dividida em dois capítulos e para a recolha dos dados foi realizado um diário de campo, onde foi registradas as práticas observadas através da observação participante, ficando esta no terceiro capítulo. Ao final deste estudo concluímos que, a introdução da educação ambiental ao ensino e sua devida integração com outras disciplinas, ocorre de forma lenta e fragilizada, evidenciando a importância de incentivos nesta área, bem como, a formação profissional dos professores. Assim como, que para que se efetive um ensino de qualidade, em que este desenvolva nos alunos a conscientização diante das problemáticas ambientais e sociais é necessário uma contextualização e socialização dos saberes tantos científicos como os populares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Ciências, interdisciplinaridade e educação ambiental. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-26
dc.description.abstract This work was carried out in E. M. E. F. Joaquim Domingos de Moura, in the municipality of Frei Martinho and was aimed at analyzing the interdisciplinary teaching practices in the classroom, a teaching perspective that emphasizes interdisciplinary issue with the main focus on environmental education, since the great drought that region. Our research has made a qualitative character which cares to study the meanings, values, attitudes and beliefs of a given social reality. We operate in an approach of participant observation, which is a practice where the researcher stands within social movements in the service of the community took their causes. The methodology used was a literature review, which was divided into two chapters and the data collection was conducted a diary, which was recorded practices observed through participant observation, this being the third chapter. At the end of this study we conclude that the introduction of environmental education teaching and its proper integration with other disciplines, occurs slowly and weakened, indicating the importance of incentives in this area, as well as the training of teachers. As that becomes effective for quality education in this develop in students the awareness on the environmental issues and social contextualization is necessary and socialization of scientific knowledge as many as popular. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10807
dc.date.accessioned 2020-01-09T09:17:39Z
dc.date.available 2020-01-09
dc.date.available 2020-01-09T09:17:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Educación
dc.subject Educación ambiental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Maria Jildileide Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Science, interdisciplinarity and environmental education. pt_BR
dc.title.alternative Ciencia, interdisciplinariedad y educación ambiental.
dc.identifier.citation ALMEIDA, Maria Jildileide Silva de. Ciências, interdisciplinaridade e educação ambiental. 2013. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo fue realizado en la EMEF Joaquim Domingos de Moura, ubicada en el municipio de Frei Martinho, y tuvo como objetivo principal analizar las prácticas pedagógicas interdisciplinarias en el aula, en una perspectiva de enseñanza que enfatiza la cuestión interdisciplinaria con foco principal en la educación ambiental. , desde la gran sequía en esa región. Nuestra investigación asumió un carácter cualitativo que se preocupa por estudiar los significados, valores, actitudes y creencias de una determinada realidad social. Operamos en un enfoque de observación participativa, que es una práctica en la que el investigador se ubica dentro de los movimientos sociales al servicio de la comunidad, tomando sus causas. La metodología utilizada fue una revisión de literatura, la cual estuvo dividida en dos capítulos y para la recolección de datos se realizó un diario de campo, donde se registraron las prácticas observadas a través de la observación participante, quedando esto en el tercer capítulo. Al final de este estudio, concluimos que la introducción de la educación ambiental a la enseñanza y su adecuada integración con otras disciplinas ocurre de manera lenta y frágil, destacando la importancia de los incentivos en esta área, así como la formación profesional de los docentes. Así como, para que una educación de calidad sea efectiva, en la que se desarrolle en los estudiantes la conciencia sobre los temas ambientales y sociales, es necesario contextualizar y socializar los saberes tanto científicos como populares.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta