DSpace/Manakin Repository

A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6098796140660712 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3245581017989479 pt_BR
dc.contributor.referee1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.referee2 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.description.resumo Considerando a escola do campo como um espaço de luta, diversidade e construção para uma convivência com o meio ambiente, percebemos que este espaço vem atravessando ao longo das últimas décadas um processo de descoberta nos aspectos: históricos, culturais, políticos e ambientais. Essa identificação esta relacionada à luta dos movimentos sociais e aos debates pela universalização de uma escola pública de qualidade para essa população. Portanto, nosso trabalho faz uma abordagem sobre a situação da escola multisseriada campesina, para isto foi realizada uma revisão da literatura e uma análise nos livros didáticos adotados nessa realidade, com a intenção de conhecermos a forma como a educação ambiental foi desenvolvida na escola. Acreditamos que a educação ambiental neste espaço torna-se um meio de grande importância para a incorporação da interdisciplinaridade, na construção de um pensamento crítico e problematizador, contribuindo de forma significativa na produção de conhecimento e de valores para melhor vivência nesse espaço, rompendo com as práticas sociais que são contrárias ao bem estar desses sujeitos. A partir de nossas análises identificamos que existem temáticas relacionadas à EA nos livros adotados na escola do campo, mas a maioria não contempla uma característica crítica e contextualizada. Assim, as coleções são formuladas seguindo o modelo unisseriado urbano, havendo uma fragmentação dos livros por série/anos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract Considering the countryside school as a fight space, diversity and construction for living with the environment, we realized that this space has been through over the past decades a process of discovery in the aspects: historical, cultural, political and environmental. This identification is related to the social movements fight and to debates by the universalization of a public school with quality to this population. Therefore, our work makes an approach about the situation of the multiseriate field school, for this it was performed a literature revision and an analysis in the textbooks adopted in this reality, with the intention of knowing how the environmental education was developed at school. We believe that the environmental education in this space becomes a mean of great importance to the incorporation of interdisciplinarity, in the construction of a critical and problematizing thought, contributing significantly in the production of knowledge and values for a better living in this space, breaking with social practices that are contrary to the welfare of this people. From our analysis we identified that are themes related to environmental education in the textbooks at the countryside school, but the majority does not contemplate a critical and contextualized characteristic. Thus, the collections are formulated following a uniseriate urban model, having a fragmentation of the textbooks by series/years. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10810
dc.date.accessioned 2020-01-09T10:04:46Z
dc.date.available 2020-01-09
dc.date.available 2020-01-09T10:04:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject sala multisseriada pt_BR
dc.subject livro didático pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Countryside school pt_BR
dc.subject Multiseriate class pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Escuela rural
dc.subject Aula multigrado
dc.subject Libro de texto
dc.subject Educación ambiental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rondinelli de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The rural school and the environmental education: a critical analysis of the textbooks adopted in the multiseriate class. pt_BR
dc.title.alternative La escuela rural y la educación ambiental: un análisis crítico de los libros de texto adoptados en la clase multigrado.
dc.identifier.citation SANTOS, Rondinelli de Oliveira. A escola do campo e a educação ambiental: uma análise crítica dos livros didáticos adotados na turma multisseriada. 2013. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Considerando la escuela rural como un espacio de lucha, diversidad y construcción para una convivencia con el entorno, nos damos cuenta que este espacio ha venido atravesando un proceso de descubrimiento en los siguientes aspectos: histórico, cultural, político y ambiental. Esta identificación está relacionada con la lucha de los movimientos sociales y los debates por la universalización de una escuela pública de calidad para esta población. Por tanto, nuestro trabajo hace un acercamiento a la situación de la escuela multigrado campesina, para ello se realizó una revisión bibliográfica y un análisis de los libros de texto adoptados en esta realidad, con la intención de conocer cómo se desarrollaba la educación ambiental en la escuela. Creemos que la educación ambiental en este espacio se convierte en un medio de gran importancia para la incorporación de la interdisciplinariedad, en la construcción del pensamiento crítico y problematizador, contribuyendo significativamente a la producción de conocimientos y valores para una mejor experiencia en este espacio, rompiendo con las prácticas sociales que son contrarias al bienestar de estos sujetos. A partir de nuestro análisis, identificamos que hay temas relacionados con la EA en los libros adoptados en las escuelas rurales, pero la mayoría no incluye una característica crítica y contextualizada. Así, las colecciones se formulan siguiendo el modelo urbano uniseriado, con una fragmentación de libros por series/años.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta