DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, M. M. L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5773412232699862 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARPOLÍNGUA, Letícia Giesta.
dc.contributor.referee2 MELLO, Leonardo Cavalcanti de Araújo.
dc.contributor.referee3 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa trata de estabelecer uma relação entre a educação ambiental e a educação na perspectiva da educação inclusiva, a partir de experiências realizadas na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Celina de Lima Montenegro em Cuité, PB, tendo como objetivo principal desenvolver práticas pedagógicas em educação ambiental sobre o grande tema água a partir de atividades que pudessem mostrar a dinâmica da relação entre o aluno especial e o conhecimento científico. Buscamos estimular o desenvolvimento de certas habilidades como a observação, hipóteses, análises e relações com o contexto, acreditando nas potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais. O trabalho descreve e analisa uma sequencia didática, com seis atividades. Os resultados sugerem a possibilidade de incorporar com êxito atividades coletivas na sala de recursos e com temática relacionadas à problemática ambiental desde que se faça uma contextualização adequada, se respeite os tempos de aprendizagem e de interesse pelas aulas e que se use acima de tudo o diálogo como fio condutor de todas as atividades haja vista as dificuldades de registro escrito que muitos alunos desta sala têm. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-24
dc.description.abstract This research is to establish a relation between environmental education and the education in the perspective of inclusive education, from the experiences performed in multifunction resource room in the Municipal School Celina de Lima Montenegro in Cuité, PB, and the main goal is to develop pedagogical practices in environmental education about the great theme water from activities that could show the dynamic relation between the special student and the scientific knowledge. We seek encourage the development of certain abilities as observation, hypotheses, analyses and relations with the context, believing in the potentialities of abled children. The work describes and analyzes a didactic sequence, with six activities. The results suggest a possibility of incorporate with success collective activities in the resource room and with a thematic related to the environmental problematic since they make an adapted contextualization, respect the learning time and the interest by the classes and use, above all, the dialogue as a guide of all activities considering the difficulties in writing registers that many students of this class have. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10821
dc.date.accessioned 2020-01-09T12:05:18Z
dc.date.available 2020-01-09
dc.date.available 2020-01-09T12:05:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sala de Recursos Multifuncionais pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Multifunction Resource Room pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Educación ambiental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental Education in the Multifunction Resource Room of the municipal school Celina de Lima Montenegro - Cuité, PB: an experience from the perspective of inclusive education. pt_BR
dc.title.alternative La educación ambiental en el salón de recursos multifuncionales de la escuela municipal Celina de Lima Montenegro - Cuité, PB: una experiencia desde la perspectiva de la educación inclusiva.
dc.identifier.citation SOARES, Maria Mislene de Lima Dantas. Educação ambiental na sala de recursos multifuncionais da escola municipal Celina de Lima Montenegro – Cuité, PB: uma experiência na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo de investigación busca establecer una relación entre la educación ambiental y la educación desde la perspectiva de la educación inclusiva, a partir de experiencias realizadas en la sala de recursos multifuncionales de la Escuela Municipal Celina de Lima Montenegro en Cuité, PB, con el objetivo principal de desarrollar prácticas actividades pedagógicas en educación ambiental sobre el gran tema del agua a partir de actividades que pudieran mostrar la dinámica de la relación entre el alumno especial y el saber científico. Buscamos fomentar el desarrollo de ciertas habilidades como la observación, la hipótesis, el análisis y la relación con el contexto, creyendo en el potencial de los niños con necesidades especiales. El trabajo describe y analiza una secuencia didáctica, con seis actividades. Los resultados sugieren la posibilidad de incorporar con éxito actividades colectivas en la sala de recursos y con temáticas relacionadas con la temática ambiental, siempre que se haga una adecuada contextualización, se respeten los tiempos de aprendizaje y el interés en las clases, y se utilice sobre todo el diálogo. el hilo conductor de todas las actividades, dadas las dificultades de escritura que tienen muchos alumnos de esta sala.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta