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Avaliação da aprendizagem: uma análise das práticas de professores do ensino fundamental de Cuité - PB.

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dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 GIESTA, Letícia Caporlíngua.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da.
dc.description.resumo É notável a grande importância do processo avaliativo para o ensino e aprendizagem. Por isso, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades, tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia-a-dia e exercendo, também, sua própria cidadania. Embora os professores utilizem diversos instrumentos de avaliação em suas práticas pedagógicas, as provas escritas são as práticas mais frequentes nas escolas. Tendo isto em vista, e observando os constantes fracassos e reprovações atribuídos aos alunos, nota-se que é preciso refletir sobre a forma de avaliação que está sendo empregada nas escolas nos dias atuais. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de avaliação da aprendizagem de quatro professores do ensino fundamental da rede pública do município de Cuité-PB, situando-as em relação às definições associadas a uma avaliação mais formativa, bem como, aos planos formal e informal da mesma. Para a realização deste estudo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com as duas professoras mencionadas anteriormente. Estas entrevistas foram redigidas e posteriormente, as falas de cada professora foram analisadas segundo duas categorias criadas através das contribuições de Hadji (2001) e Freitas (2003) sobre uma avaliação mais formativa. De acordo com os dados, as professoras entrevistadas, mesmo aproximando-se, em alguns momentos, de uma avaliação mais formativa (tentando verificar os erros dos alunos e ajudando-os a superá-los), na maior parte do tempo, tendiam a empregar uma avaliação mais tradicional, utilizando provas escritas e atribuindo notas, também, ao comportamento dos alunos em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem: uma análise das práticas de professores do ensino fundamental de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract It is remarkable the great importance of the evaluation process for teaching and learning. Because of this, evaluation should exist to contribute to the individual formation, respecting his differences and individualities, becoming him able to solve conflicts of his day-to-day and exerting his/her own citizenship. Although teachers use various evaluation tools in their pedagogic practice, the written tests are the most common practices in schools. In this way and noting constant failures and reproofs attributed to students, we note that is necessary to reflect about the form of the evaluation that is being used at schools nowadays. Therefore, this work aims to analyze the conceptions of learning evaluation of four teachers of secondary school of public municipal schools in Cuité-PB, situating them in relation to the associated definitions for an evaluation more formative as well as the formal and informal plans. For this study, we conducted semi-structured interviews with the two teachers mentioned before. These interviews were written and, after that, the teachers’ speech was analyzed according to two categories developed by the contributions of Hadji (2001) and Freitas (2003) about more formative evaluation. According to the data, the teachers interviewed, even approaching at times, a more formative evaluation (trying to verify students mistakes and helping them to overcome), most of the time, they tended to use a more traditional evaluation, using written tests and also giving notes to the students’ behavior in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10842
dc.date.accessioned 2020-01-09T17:01:41Z
dc.date.available 2020-01-09
dc.date.available 2020-01-09T17:01:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Secondary School pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Pedagogic Practice pt_BR
dc.subject Escuela primaria
dc.subject Evaluación
dc.subject Práctica pedagógica
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Kaênia Silva Cabral de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning assessment: an analysis of the practices of elementary school teachers of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Evaluación del aprendizaje: un análisis de las prácticas de los maestros de la escuela primaria en Cuité - PB.
dc.identifier.citation LIMA, Kaênia Silva Cabral de. Avaliação da aprendizagem: uma análise das práticas de professores do ensino fundamental de Cuité - PB. 2013. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Es destacable la gran importancia que tiene el proceso de evaluación para la enseñanza y el aprendizaje. Por tanto, la evaluación debe existir para contribuir a la formación del individuo, respetando sus diferencias e individualidades, haciéndolo capaz de resolver conflictos en su vida cotidiana y también de ejercer su propia ciudadanía. Si bien los docentes utilizan diferentes instrumentos de evaluación en sus prácticas pedagógicas, las pruebas escritas son las prácticas más frecuentes en las escuelas. Teniendo esto en cuenta, y observando los constantes fracasos y fracasos atribuidos a los estudiantes, se advierte que es necesario reflexionar sobre la forma de evaluación que se está utilizando en las escuelas en la actualidad. Por lo tanto, este trabajo tiene como objetivo analizar las concepciones de evaluación del aprendizaje de cuatro profesores de la escuela primaria de la red pública de la ciudad de Cuité-PB, colocándolos en relación con las definiciones asociadas a una evaluación más formativa, así como los planes formales. e informalmente. Para llevar a cabo este estudio se realizaron entrevistas semiestructuradas a los dos docentes antes mencionados. Estas entrevistas fueron escritas y posteriormente se analizaron los discursos de cada docente según dos categorías creadas a partir de los aportes de Hadji (2001) y Freitas (2003) sobre una evaluación más formativa. Según los datos, los docentes entrevistados, aun acercándose, en ocasiones, a una evaluación más formativa (tratando de verificar los errores de los alumnos y ayudándolos a superarlos), la mayoría de las veces, tendieron a utilizar una evaluación más tradicional, utilizando métodos escritos. pruebas y asignando calificaciones, también, al comportamiento de los alumnos en el aula.


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