dc.creator.ID |
BORGES, L. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4400958774832010 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CASTRO, Moema Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CASTRO, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Benemar Alencar de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LUCIANO, Benedito Antonio. |
|
dc.contributor.referee3 |
SAIDEL, Marcos Antonio. |
|
dc.description.resumo |
O consumo de energia elétrica assume um papel de destaque na sociedade
moderna, que cada vez mais esta atenta a escassez de recursos energéticos, financeiros
e a preservação do meio ambiente. Surge então a necessidade de um novo tipo de
planejamento energético, associado aos conceitos de racionalização da oferta, da
demanda e do uso da energia com qualidade.
Dentro deste panorama e diante da necessidade de se conhecer o consumo
de energia elétrica nos diversos setores da sociedade, direcionamos este trabalho a
instituições de ensino publico, tomando como referenda a Universidade Federal da
Paraíba, mais especificamente o Centra de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e
a Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL).
Elaborou-se um diagnostico energético das duas instituições com o
objetivo de se obter o perfil de consumo de energia elétrica destas instituições e
racionalizar seu uso, visando a redução do consumo e custos de energia elétrica. Para
tanto, procedeu-se um levantamento detalhado de todas as cargas elétricas instaladas
em ambas as instituições, considerando-se ainda os horários e regimes de
funcionamento. A partir dos dados, foram feitos estudos visando minimizar o
consumo de energia elétrica.
Finalmente, apresentamos propostas de racionalização na utilização de
energia elétrica nos itens: iluminação, conforto térmico e equipamentos, sem que
sejam modificadas as atividades desenvolvidas, mantendo os mesmos níveis de
segurança e conforto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico de eficiência energética em unidades de ensino público. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1996-12-16 |
|
dc.description.abstract |
Electrical energy consumption has assumed a prominence role in modern
society wich is more and more attentive to the questions related to the shortage of
financial resources as well as to enviromental preservetion. Hence it has emerged the
necessity of a new kind of energetic planning associated with rationalization concepts
of offer, demand and use of energy with quality.
Within this scenery and before the requirement of being known the
eletrical energy consumption in the several sectors of society, we have guided the
present paper to public instutions of schooling taking as reference Universidade
Federal da Paraiba (UFPB), more specifically the Centro de Ciencias Biologicas e da
Saiide (CCBS) and the Escola Tecnica Federal de Alagoas (ETFAL).
With the purpuse of getting an outline of eletrical energy consumption of
that kind of institution and rationalize its use aiming consumption and cost reduction
of eletrical energy, we wave developed an energetic diagnosis of both institutions. For
that we have proceded a detailed survey of all power charges installed in both
institutions, also considering the schedules and working rules. Based on data, studies
were done with the purpuse of minimizing eletrical energy consumption.
In conclusion we have presented rationalization proposals in the use of
eletrical energy considering the following items: lighting, thermal comfort and
equipaments, without modification of the activities and keeping up the same levels of
security and confort. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10846 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-09T17:56:46Z |
|
dc.date.available |
2020-01-09 |
|
dc.date.available |
2020-01-09T17:56:46Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BORGES, Leônidas Leão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Energy efficiency diagnosis in public education units. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BORGES, Leônidas Leão. Diagnóstico de eficiência energética em unidades de ensino público. 116f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1997. |
pt_BR |