DSpace/Manakin Repository

Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, I. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 pt_BR
dc.contributor.referee1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da.
dc.contributor.referee3 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.description.resumo O uso dos modelos didáticos nas aulas de ciências apontam caminhos para que os educadores trabalhem com atividades didático-pedagógicas articulando a teoria à prática, convidando o educando a aprender de forma que possa confeccionar e manipular modelos, desenvolvendo suas habilidades, utilizando materiais de fácil acesso, encontrando formas diferentes de ministrar determinado conteúdo e promovendo uma aprendizagem efetiva. Este estudo visou conhecer as concepções de professores de Ciências Biológicas do município de Cuité acerca de modelos didáticos. Participaram desse estudo 14 (quatorze) professores das disciplinas de Ciências e Biologia, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Município de Cuité-PB. Foi administrado um questionário sobre as concepções dos professores acerca dos Modelos Didáticos. Os dados foram transcritos e categorizados de acordo com a análise do conteúdo proposta por Bardin (1977) e, em seguida foram calculadas as frequências e percentuais de respostas. De uma forma geral, verificou-se que os docentes conhecem os modelos didáticos, consideram que eles constituem importantes estratégias que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e motivam significativamente as aulas. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The use of didactic models in science classes point out ways for teachers work with didactic- pedagogical activities linking theory to practice, inviting the student to learn in a way that he/she can make, manipulate models, develop his/her skills, using materials easily accessible, finding different ways to administer certain content and promoting an effective learning. This study aimed to know Biological Science teachers’ conceptions of Cuité borough about didactic models. The participants of this study were 14 (fourteen) teachers of Science and Biology subjects of Elementary, Secondary and High School in public and private schools of Cuité-PB borough. We applied a questionnaire about teachers’ conceptions related to didactic models. Data were transcribed and categorized according to the content analyses proposed by Bardin (1977) and then we calculated frequencies and percentages of answers. In a general way, we verified that teachers know the didactic models, consider that they constitute important strategies that facilitate the teaching-learning process and motivate significantly classes. The results were discussed based on the literature and in empirical studies relevant. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10847
dc.date.accessioned 2020-01-09T18:07:29Z
dc.date.available 2020-01-09
dc.date.available 2020-01-09T18:07:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educadores pt_BR
dc.subject Estrategias pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educators pt_BR
dc.subject Strategies pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAVALCANTE, Maraiza da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of science and biology teachers in the city of Cuité - PB about the didactic models. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de profesores de Ciencias y Biología de la ciudad de Cuité - PB sobre modelos didácticos.
dc.identifier.citation CAVALCANTE, Maraiza da Silva. Concepções de professores de Ciências e Biologia do município de Cuité - PB acerca dos modelos didáticos. 2013. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen El uso de modelos didácticos en las clases de ciencias señala caminos para que los educadores trabajen con actividades didáctico-pedagógicas articulando la teoría a la práctica, invitando al estudiante a aprender para que pueda realizar y manipular modelos, desarrollando sus habilidades, utilizando materiales de fácil acceso, encontrando diferentes maneras de entregar cierto contenido y promover un aprendizaje efectivo. Este estudio tuvo como objetivo conocer las concepciones de los profesores de Ciencias Biológicas de la ciudad de Cuité acerca de los modelos didácticos. Participaron de este estudio catorce (14) profesores de Ciencias y Biología, de Enseñanza Básica y Media, de escuelas públicas y privadas del municipio de Cuité-PB. Se administró un cuestionario sobre las concepciones de los docentes sobre los Modelos Didácticos. Los datos fueron transcritos y categorizados según el análisis de contenido propuesto por Bardin (1977) y luego se calcularon las frecuencias y porcentajes de respuestas. En general, se encontró que los docentes están familiarizados con los modelos didácticos, los consideran estrategias importantes que facilitan el proceso de enseñanza-aprendizaje y motivan significativamente las clases. Los resultados fueron discutidos con base en la literatura y en estudios empíricos relevantes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta