DSpace/Manakin Repository

Potencialidades do método Paulo Freire em escola do município de Jaçanã - RN.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. G. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0596068112476153 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Flávia Carolina Lins da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7547725170997480 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.advisor-co1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULA, José Carlos de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.description.resumo A educação é um processo permanente e implica na busca constante de métodos que permitam a construção do conhecimento. Com base nesse pressuposto esse estudo buscou avaliar as Potencialidades do Método Paulo Freire em Escola do Município de Jaçanã RN tendo como objetivo principal verificar os conhecimentos do corpo docente a cerca das Concepções Pedagógicas com ênfase no Método Paulo Freire a fim de relacionar as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes ao método. Os dados para análise desse estudo foram obtidos através de observações realizadas no período de estágio I e II e aplicação de um questionário aos docentes. Diante das observações e dos relatos apresentados no questionário percebemos que os mesmos possuem conhecimentos em relação às Concepções Pedagógicas e utilizam-se de metodologias que revelam a aplicação do Método freireano tornando o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e prazeroso, despertando nos discentes o prazer pelo aprender. Dessa forma constatamos que o método apresenta suas potencialidades na instituição e isso só é possível graças ao uso de metodologias que levam em consideração o saber prévio do aluno, o que faz toda a diferença quando associado ao conteúdo a ser trabalhado na prática escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Potencialidades do método Paulo Freire em escola do município de Jaçanã - RN. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract Education is an ongo process that involves the constant search for methods wich allow the construction of knowledge. Based on this assumption this studied evaluated the Potential Method Paulo Freire at al School in the Municipality of Jaçanã, RN having as main objective to verify the knowledge of the faculty about the Pedagogical Conceptions emphasizing the Paulo Freire Method to relate the teaching methodologies the method used by teachers. The data analysis for this study were obtained from observations performed between stage I and II and a questionnaire to teachers. With these observations and the reports presented in the questionnaire perceive that they possess knowledge regarding Pedagogical Concepts and methodologies are used to demonstrate the application of the Method Freirean making the teaching-learning process more dynamic and pleasurable, arousing pleasure in students by learn. Thus we find that the method has its potential in the institution and this is only possible thanks to the use of methodologies that take into account the student's prior knowledge, which makes all the difference when associated with the content being work on school practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10863
dc.date.accessioned 2020-01-10T11:48:31Z
dc.date.available 2020-01-10
dc.date.available 2020-01-10T11:48:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Concepções Pedagógicas pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Pedagogical Conceptions pt_BR
dc.subject Methodologies pt_BR
dc.subject Educación
dc.subject Conceptos Pedagógicos
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria das Graças Barbosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Potentialities of Paulo Freire method in a school in Jaçanã - RN. pt_BR
dc.title.alternative Potencialidades del método Paulo Freire en una escuela de la ciudad de Jaçanã - RN.
dc.identifier.citation SILVA, Maria das Graças Barbosa da. Potencialidades do método Paulo Freire em escola do município de Jaçanã - RN. 2013. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen La educación es un proceso permanente e implica la búsqueda constante de métodos que permitan la construcción del conocimiento. A partir de ese supuesto, este estudio buscó evaluar las Potencialidades del Método Paulo Freire en una Escuela del Municipio de Jaçanã RN, con el objetivo principal de verificar el conocimiento del profesorado sobre las Concepciones Pedagógicas con énfasis en el Método Paulo Freire con el fin de relacionar las metodologías de enseñanza utilizadas por los docentes con el método. Los datos para el análisis de este estudio se obtuvieron a través de observaciones realizadas durante el período de prácticas I y II y la aplicación de un cuestionario a los profesores. Ante las observaciones e informes presentados en el cuestionario, percibimos que poseen conocimientos en relación a las Concepciones Pedagógicas y utilizan metodologías que revelan la aplicación del Método Freireano, haciendo más dinámico y placentero el proceso de enseñanza-aprendizaje, despertando en los estudiantes el placer por el aprender. De esta manera, encontramos que el método presenta su potencial en la institución y esto solo es posible gracias al uso de metodologías que toman en cuenta los conocimientos previos del estudiante, lo que marca la diferencia cuando se asocia con el contenido a trabajar en práctica escolar.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta