DSpace/Manakin Repository

Novos rumos para as aulas experimentais no ensino de ciências: mito, mistério e necessidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUTO, E. K. S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1633589517359751 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Flávia Carolina Lins da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7547725170997480 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee2 MAIA, Carina Scanoni.
dc.description.resumo As atividades experimentais investigativas vêm sendo uma estratégia de suma importância no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências, pois permite a aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de habilidades importantes. Partindo desses pressupostos este trabalho apresenta um relato de experiência com atividades experimentais investigativas em uma escola pública de Nova Floresta – PB. O trabalho foi desenvolvido com alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo avaliar a aplicação de aulas experimentais como recurso pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse estudo buscou-se desenvolver uma metodologia que, além de caracterizar o pensamento dos estudantes ao longo de toda atividade investigativa, permitisse relacionar o conhecimento prévio de cada estudante com o seu desempenho e estratégias utilizadas durante a atividade, relacionando com alguns problemas do cotidiano. As atividades experimentais propostas foram elaboradas levando em conta três temas: Microbiologia, Evolução e Morfologia e Anatomia Vegetal. Diante deste método de ensino os alunos mostraram-se mais interessados e participativos, percebendo-se uma mudança significativa no entendimento dos conteúdos. Fica desta forma, evidente que as aulas experimentais no Ensino de Ciências são estimulantes e fundamentais para que os alunos construam seu conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Novos rumos para as aulas experimentais no ensino de ciências: mito, mistério e necessidades. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The investigative experimental activities show increasingly as a strategy of great importance in the teaching-learning process of Science, because it allows the learning of concepts and development of important abilities. Based on these assumptions, this work presents a report of an experience with investigative experimental activities in Science teaching at a public school in Nova Floresta – PB. The work was developed with students of two classes of the 7º year of Elementary School and the main goal was evaluate the application of experimental activities as pedagogical resource in the teaching-learning process. In this study we seek to develop a methodology that, beyond characterizes the students’ thinking along all investigative activity, allowed associate the background knowledge of each student with his performance and strategies used during the activity, relating it with some daily problems. The experimental activities proposed were prepared taking into account three themes: Microbiology, Evolution and Morphology and Plant Anatomy. With this method the students demonstrated themselves more interested and participative, realizing a significant changing in the understanding of the contents. Therefore, It is thus evident that the experimental classes in science education are stimulating and essential for students to build their knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10866
dc.date.accessioned 2020-01-10T12:11:27Z
dc.date.available 2020-01-10
dc.date.available 2020-01-10T12:11:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aulas experimentais pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental II pt_BR
dc.subject Experimental activities pt_BR
dc.subject Science Teaching pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Clases experimentales
dc.subject Enseñanza-aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUTO, Emily Karoliny da Silva Cunha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative New directions for experimental science teaching classes: myth, mystery and needs. pt_BR
dc.title.alternative Nuevos rumbos para las clases experimentales en la enseñanza de las ciencias: mito, misterio y necesidades.
dc.identifier.citation SOUTO, Emily Karoliny da Silva Cunha. Novos rumos para as aulas experimentais no ensino de ciências: mito, mistério e necessidades. 2013. 81 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Las actividades de investigación experimental han sido una estrategia de suma importancia en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la Enseñanza de las Ciencias, ya que permite el aprendizaje de conceptos y el desarrollo de importantes habilidades. Con base en estos supuestos, este trabajo presenta un relato de experiencia con actividades experimentales de investigación en una escuela pública en Nova Floresta - PB. El trabajo se desarrolló con estudiantes de dos clases del 7º año de la Enseñanza Fundamental y tuvo como objetivo evaluar la aplicación de las clases experimentales como recurso pedagógico para el proceso de enseñanza-aprendizaje. En este estudio se buscó desarrollar una metodología que, además de caracterizar el pensamiento de los estudiantes a lo largo de toda la actividad investigativa, permitiera relacionar los conocimientos previos de cada estudiante con su desempeño y las estrategias utilizadas durante la actividad, en relación con algunos problemas cotidianos. Las actividades experimentales propuestas fueron diseñadas teniendo en cuenta tres temas: Microbiología, Evolución y Morfología y Anatomía Vegetal. Ante este método de enseñanza, los estudiantes se mostraron más interesados ​​y participativos, percibiendo un cambio significativo en la comprensión de los contenidos. Así, se evidencia que las clases experimentales en Enseñanza de las Ciencias son estimulantes y fundamentales para que los estudiantes construyan su conocimiento.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta