DSpace/Manakin Repository

Trilhas interpretativas como ferramenta para educação ambiental: uma experiência no Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LINHARES FILHO, J. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1838369581686990 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHARES, Caroline Zebendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELLO, Leonardo Cavalcante de Araujo.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.contributor.referee3 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.description.resumo Este trabalho trata do uso de trilhas interpretativas como ferramenta de apoio a Educação Ambiental no Horto Florestal do Olho D’ Água da Bica, envolvendo escolas no município de Cuité PB, tendo como objetivo analisar a trilha interpretativa como ferramenta didático pedagógica para aproximação e inserção de conceitos sobre recuperação e conservação dos ambientes naturais no domínio da caatinga e de preservação das historias de usos e costumes da região. Atividades divididas em três momentos: Pré-trilha, trilha interpretativa guiada no Horto Florestal e Pós-trilha. Os resultados apontam as trilhas interpretativas como uma excelente ferramenta de apoio para educação ambiental, pois permite que os sujeitos envolvidos usem os elementos originais do ambiente para entender seus aspectos naturais, históricos e culturais; percebam problemas ambientais locais; e desfrute de uma atividade prazerosa de contato com a natureza, mostrando-nos que a educação ambiental juntamente com as trilhas interpretativas constitui uma estratégia eficaz na busca pela reaproximação do homem com os ambientes naturais, como também uma renovação do ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Trilhas interpretativas como ferramenta para educação ambiental: uma experiência no Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-18
dc.description.abstract This work deals with the use of interpretative trails as a tool to support environmental education in Horto Florestal Eye D 'Água da Bica, involving schools in the municipality of Cuité PB, aiming to analyze the interpretive trail as a tool for teaching pedagogical approach and insertion of concepts of recovery and conservation of natural environments from caatinga and preserving the stories of uses and customs of the region. Activities divided into three stages: Pre-trail, guided interpretive trail in the Horto Florestal and Post-trail. The results indicate the interpretive trails as an excellent tool to support environmental education because it allows those involved to use the original elements of the environment to understand their natural features, historic and cultural perceive local environmental problems, and to enjoy a pleasurable activity of contact with nature, showing us that environmental education along with interpretive trails is an effective strategy in the quest for rapprochement between man and natural environments, as well as a renewal of teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10906
dc.date.accessioned 2020-01-13T17:47:51Z
dc.date.available 2020-01-13
dc.date.available 2020-01-13T17:47:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Interpretação ambiental pt_BR
dc.subject Praticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Environmental interpretation pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Educación ambiental
dc.subject Interpretación ambiental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LINHARES FILHO, João Nogueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interpretive trails as a tool for environmental education: an experience in the Olho d´agua da Bica Forest Garden, Cuité, PB. pt_BR
dc.title.alternative Los senderos interpretativos como herramienta para la educación ambiental: una experiencia en el Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB.
dc.identifier.citation LINHARES FILHO, João Nogueira. Trilhas interpretativas como ferramenta para educação ambiental: uma experiência no Horto Florestal do Olho d’agua da Bica, Cuité, PB. 2013. 46fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo trata sobre el uso de senderos interpretativos como herramienta de apoyo a la Educación Ambiental en Horto Florestal do Olho D'Água da Bica, involucrando escuelas del municipio de Cuité PB, con el objetivo de analizar el sendero interpretativo como herramienta didáctica pedagógica para abordar e insertar conceptos sobre recuperación y conservación de ambientes naturales en el área de la caatinga y preservación de las historias de usos y costumbres de la región. Actividades divididas en tres momentos: Pre-sendero, sendero interpretativo guiado en Horto Florestal y Post-sendero. Los resultados apuntan a los senderos interpretativos como una excelente herramienta de apoyo a la educación ambiental, ya que permite a los sujetos involucrados utilizar los elementos originales del entorno para comprender sus aspectos naturales, históricos y culturales; percibir los problemas ambientales locales; y disfrutar de una placentera actividad de contacto con la naturaleza, mostrándonos que la educación ambiental junto a los senderos interpretativos es una estrategia eficaz en la búsqueda del acercamiento del hombre con los ambientes naturales, así como una renovación de la enseñanza y el aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta