DSpace/Manakin Repository

O estágio supervisionado na visão dos professores supervisores dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG/CES, campus de Cuité, PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8995077203035547 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.description.resumo O Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Biologia, dividido em três disciplinas - I, II e III, compõem a finalização da formação prática do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Esse componente curricular deve proporcionar ao aluno vivencias no cotidiano escolar. Para auxilia-lo durante essa atividade pedagógica é necessária a participação de professores orientadores (universidade) e de professores supervisores (escolas). No contexto estudado a articulação entre a universidade e as escolas tem lacunas que dificultam por vezes a realização das atividades de Estágio. Esta pesquisa pretende discutir esta problemática a partir do ponto de vista dos professores supervisores de escolas públicas de ensino Fundamental e Médio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Participaram quatro professores supervisores com os quais foram feito uma entrevista do tipo semi-estruturada. Esses professores atuam em três escolas públicas estaduais e/ou municipais dos municípios de Cuité – PB, Nova Floresta – PB e Jaçanã – RN. Os resultados da pesquisa apontam situações concretas de desarticulação universidade-escola que merecem maior atenção visando à superação das dificuldades e maior aproveitamento nas atividades formativas dos professores de ciências e biologia na região. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title O estágio supervisionado na visão dos professores supervisores dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG/CES, campus de Cuité, PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The supervised curricular internship in the Teaching of Biology is divided in three subjects – I, II and III, composes the completion of the practical formation in the Degree of Biological Sciences. This curriculum component must provide experiences in the school routine of the student. To assist him during this pedagogic activity it is required the participation of the guiding teachers (university) and supervising teachers (schools). In the studied context the articulation between university and schools have gaps which, sometimes, make the realization of the internship activities more difficulty. This research intends to discuss this complexity from the point of view of the supervising teachers public school teaching Elementary and Middle. This is a research of qualitative approach. Four supervising teachers participated, with whom were made a semi-structured interview. These teachers work in state and/or municipal public in three schools from the municipalities of Cuité – PB, Nova Floresta – PB and Jaçanã – RN. The research results point to concrete situations of disarticulation university-school which deserves greater attention in order to overcome the difficulties and better use the formative activities for the teachers of sciences and biology in the region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10919
dc.date.accessioned 2020-01-14T12:15:13Z
dc.date.available 2020-01-14
dc.date.available 2020-01-14T12:15:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estagiário pt_BR
dc.subject Professor Orientador pt_BR
dc.subject Supervisão pt_BR
dc.subject Professor Supervisor pt_BR
dc.subject Trainee pt_BR
dc.subject Guiding Teacher pt_BR
dc.subject Supervision pt_BR
dc.subject Supervising teacher pt_BR
dc.subject Pasante
dc.subject Profesor consejero
dc.subject Supervisión
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Edjael da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The supervised internship in the vision of the supervising teachers of the students of the undergraduate course in Biological Sciences of UFCG / CES, campus of Cuité, PB. pt_BR
dc.title.alternative La pasantía supervisada en la visión de los profesores supervisores del curso de graduación en Ciencias Biológicas de la UFCG/CES, campus de Cuité, PB.
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Edjael da Silva. O estágio supervisionado na visão dos professores supervisores dos alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG/CES, campus de Cuité, PB. 2013. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Las Prácticas Curriculares Supervisadas en Enseñanza de Biología, divididas en tres asignaturas - I, II y III, componen la finalización de la formación práctica de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológicas. Este componente curricular debe brindar al estudiante experiencias en la vida escolar cotidiana. Para ayudarlo durante esta actividad pedagógica, es necesaria la participación de maestros mentores (universidad) y maestros supervisores (escuelas). En el contexto estudiado, la articulación entre la universidad y las escuelas presenta vacíos que en ocasiones dificultan la realización de las actividades de Pasantía. Esta investigación pretende discutir este problema desde el punto de vista de los profesores supervisores de escuelas primarias y secundarias públicas. Es una investigación con un enfoque cualitativo. Participaron cuatro docentes supervisores, a quienes se les realizó una entrevista semiestructurada. Estos profesores actúan en tres escuelas públicas estaduales y/o municipales de los municipios de Cuité – PB, Nova Floresta – PB y Jaçanã – RN. Los resultados de la investigación apuntan situaciones concretas de desarticulación universidad-escuela que merecen mayor atención para superar las dificultades y aprovechar mejor las actividades de formación de profesores de ciencias y biología en la región.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta