dc.contributor.advisor1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRANDÃO, M. H. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
A presente monografia objetiva-se a buscar um ensino mais crítico e reflexivo estabelecendo
uma ligação entre Teoria e Prática, entre o que se ensina na escola e aquele vivenciado no diaa-
dia. Como proposta metodológica estabeleceu o estudo do meio, como método de ensino para
superar a dicotomia e as velhas práticas de ensino. Nessa perspectiva, o presente trabalho
intitulado “A Serra do Bongá e o Estudo do Meio: Saberes e Práticas no ensino de Geografia”
têm como propósito expor as possibilidades de se ensinar esta disciplina, a partir do uso dos
objetos geográficos sejam eles naturais ou humanos como instrumentos no processo de ensino
– aprendizagem na Educação Básica valorizando a realidade geográfica local. Propomos aqui o
estudo de caso da Serra do Bongá, como alternativa metodológica para o ensino de Geografia
Física. Os resultados obtidos através da pesquisa foram a evolução geológica – geomorfológica
da Serra do Bongá, além de uma lista das principais espécies da flora da Caatinga na área.
Através desse recurso, é possível construir uma educação coerente, a partir das práticas locais.
Por fim, a pretensão desse trabalho é despertar o senso crítico da leitura do espaço, da leitura da
paisagem, e também para que possam compreender todos os elementos presentes no meio;
fazendo com os caminhos do cotidiano, ganhem uma nova significação, a partir de um olhar
geográfico no lugar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A Serra do Bongá e o estudo do meio: saberes e práticas no ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-28 |
|
dc.description.abstract |
The present monograph aims to seek a more critical and reflective teaching by establishing a
link between theory and practice, between what is taught in school and that experienced in
everyday life. As a methodological proposal established the study of the environment as a
teaching method to overcome the dichotomy and the old teaching practices. From this
perspective, the present work entitled “Serra do Bongá and the Study of the Environment:
Knowledge and Practices in Geography Teaching” aims to expose the possibilities of teaching
this discipline, from the use of geographic objects whether natural or human. as instruments in
the teaching - learning process in Basic Education valuing the local geographical reality. We
propose here the case study of Serra do Bongá, as a methodological alternative for the teaching
of Physical Geography. The results obtained through the research were the geological -
geomorphological evolution of Serra do Bongá, besides a list of the main Caatinga flora species
in the area. Through this resource, it is possible to build a coherent education, based on local
practices. Finally, the aim of this work is to arouse the critical sense of space reading,
landscape reading, and also so that they can understand all the elements present in the
environment; doing with the daily paths, gain a new meaning, from a geographical look in
place. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10935 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-14T15:09:12Z |
|
dc.date.available |
2020-01-14 |
|
dc.date.available |
2020-01-14T15:09:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia física |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo do meio |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias |
pt_BR |
dc.subject |
Serra do Bongá |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Physical Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Middle Study |
pt_BR |
dc.subject |
Methodologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Woshington Diego Nunes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Serra do Bongá and the study of the environment: knowledge and practices in the teaching of geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Woshington Diego Nunes da. A Serra do Bongá e o estudo do meio: saberes e práticas no ensino de Geografia. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |