DSpace/Manakin Repository

A Serra do Bongá e o estudo do meio: saberes e práticas no ensino de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BRANDÃO, M. H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo A presente monografia objetiva-se a buscar um ensino mais crítico e reflexivo estabelecendo uma ligação entre Teoria e Prática, entre o que se ensina na escola e aquele vivenciado no diaa- dia. Como proposta metodológica estabeleceu o estudo do meio, como método de ensino para superar a dicotomia e as velhas práticas de ensino. Nessa perspectiva, o presente trabalho intitulado “A Serra do Bongá e o Estudo do Meio: Saberes e Práticas no ensino de Geografia” têm como propósito expor as possibilidades de se ensinar esta disciplina, a partir do uso dos objetos geográficos sejam eles naturais ou humanos como instrumentos no processo de ensino – aprendizagem na Educação Básica valorizando a realidade geográfica local. Propomos aqui o estudo de caso da Serra do Bongá, como alternativa metodológica para o ensino de Geografia Física. Os resultados obtidos através da pesquisa foram a evolução geológica – geomorfológica da Serra do Bongá, além de uma lista das principais espécies da flora da Caatinga na área. Através desse recurso, é possível construir uma educação coerente, a partir das práticas locais. Por fim, a pretensão desse trabalho é despertar o senso crítico da leitura do espaço, da leitura da paisagem, e também para que possam compreender todos os elementos presentes no meio; fazendo com os caminhos do cotidiano, ganhem uma nova significação, a partir de um olhar geográfico no lugar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A Serra do Bongá e o estudo do meio: saberes e práticas no ensino de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-28
dc.description.abstract The present monograph aims to seek a more critical and reflective teaching by establishing a link between theory and practice, between what is taught in school and that experienced in everyday life. As a methodological proposal established the study of the environment as a teaching method to overcome the dichotomy and the old teaching practices. From this perspective, the present work entitled “Serra do Bongá and the Study of the Environment: Knowledge and Practices in Geography Teaching” aims to expose the possibilities of teaching this discipline, from the use of geographic objects whether natural or human. as instruments in the teaching - learning process in Basic Education valuing the local geographical reality. We propose here the case study of Serra do Bongá, as a methodological alternative for the teaching of Physical Geography. The results obtained through the research were the geological - geomorphological evolution of Serra do Bongá, besides a list of the main Caatinga flora species in the area. Through this resource, it is possible to build a coherent education, based on local practices. Finally, the aim of this work is to arouse the critical sense of space reading, landscape reading, and also so that they can understand all the elements present in the environment; doing with the daily paths, gain a new meaning, from a geographical look in place. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10935
dc.date.accessioned 2020-01-14T15:09:12Z
dc.date.available 2020-01-14
dc.date.available 2020-01-14T15:09:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia física pt_BR
dc.subject Estudo do meio pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject Serra do Bongá pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Physical Geography pt_BR
dc.subject Middle Study pt_BR
dc.subject Methodologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Woshington Diego Nunes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Serra do Bongá and the study of the environment: knowledge and practices in the teaching of geography. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Woshington Diego Nunes da. A Serra do Bongá e o estudo do meio: saberes e práticas no ensino de Geografia. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta