DSpace/Manakin Repository

A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, S. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5656414911486675 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como título “A música como recurso didático nas aulas de geografia: estudo da categoria lugar”. A Geografia ainda vem sendo vista por muitos como uma disciplina de memorização, mas é uma visão ultrapassada, pois ela propõe aguçar a reflexão, fazer com que se construam conhecimentos significativos e formar cidadãos capazes de pensar. A música, por ser um elemento lúdico e uma forma de linguagem universal com intuito de provocar reflexões ao sujeito, contribui bastante para que os objetivos da Geografia sejam alcançados e que o ensino-aprendizagem seja realizado. O objetivo principal dessa pesquisa é compreender a importância da utilização da música como recurso didático nas aulas de Geografia e sua contribuição na construção do saber geográfico dos alunos do 1°ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira Lima. Entre as categorias geográficas, optou-se trabalhar a categoria lugar já que ela dialoga muito com o cotidiano de cada um e estabelece uma grande relação com as músicas, já que a maioria das canções traz em suas letras muito dos lugares. A pesquisa está voltada para uma abordagem qualitativa e foi realizada uma oficina que serviu de base para que os sujeitos que compõe a pesquisa respondessem aos questionários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-29
dc.description.abstract The present study is entitled “Music as a didactic resource in Geography classes: study of the place”. Geography has been seen by many people as a discipline for memorization, but it is an outdated view, as it proposes to sharpen reflection, to build meaningful knowledge and to train citizens capable of thinking. Music, as a playful element and a type of universal language in order to instigate reflections on the human being, contributes a lot to the achievement of Geography's purposes and the teaching-learning process to be realized. The main objective of this research is to understand the importance of the use of music as a didactic resource in Geography classes and its contribution in the construction of the geographic knowledge of first grade High School students at E.E.E.F.M. Professor Manoel Mangueira Lima School. Among the geographical categories, it was decided to work the place category since it dialogues a lot with the daily life of each one and establishes a great relationship with the songs, since most songs bring in their lyrics a lot of places. The research was based on a qualitative approach and a workshop was done that served as the basis for the subjects that compose the research to answer the questionnaires. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10936
dc.date.accessioned 2020-01-14T15:22:50Z
dc.date.available 2020-01-14
dc.date.available 2020-01-14T15:22:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Música - recurso didático pt_BR
dc.subject Recurso lúdico pt_BR
dc.subject Lugar pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Music - Didactic Resource pt_BR
dc.subject Playful Resource pt_BR
dc.subject Place pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Samara do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music as a didactic resource in the teaching of geography: study of the Place category. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Samara do Nascimento. A música como recurso didático no ensino de Geografia: estudo da categoria Lugar. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta