DSpace/Manakin Repository

As interfaces da educação ambiental e o ensino de geografia: percepção ambiental de educandos (as) e educador da Escola Coronel /Serveliano de Farias Castro(EEEFM) no Município de Caraúbas-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, T. J. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4541940186154961 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.farias2
dc.description.resumo O reducionista em torno do termo ‘meio ambiente’ tem sido frequentemente observado na rotina pedagógica das instituições de ensino, essas quando tratam de tal problemática, limitam-se a um entendimento meramente ecológico-naturalista, fato comprovador da necessidade de viabilizar-se o desenvolvimento de estratégias didáticas capazes de chegar a esses espaços formativos e ressignificar conhecimentos dessa natureza. Neste sentido, a introdução da Educação Ambiental (EA) nas escolas em todos os níveis e modalidades de ensino pode contribuir para produzir mudanças de comportamento, de atitudes e valores, no intuito de defender, conservar e preservar o Meio Ambiente (MA) para as presentes e futuras gerações. Desta forma, a pesquisa teve por objetivo averiguar a percepção de Educação Ambiental (EA) que detém educandos (as) e educador no âmbito do ensino de Geografia no Ensino Fundamental na Escola Coronel Serveliano de Farias Castro (EEEFM) no município de Caraúbas – PB. Infere-se que essa inquietação originasse a partir da prática de professor de ensino fundamental em processo de formação na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, participante do grupo de pesquisa ‘Educação do Campo e sua relação com o Ensino de Geografia e EA’. Nesse trabalho, utilizou-se o pressuposto da pesquisa qualiquantitativa, por procurar investigar e compreender a percepção ambiental a partir de fomentos geográficos de educandos (as) e educador do componente curricular Geografia do 9º Ano do Ensino Fundamental da referida escola. Neste, aplicou-se questionários com educandos (as) e educador. Identificou-se ao final deste trabalho que os sujeitos participantes da pesquisa não percebem a EA em sua totalidade, a associa meramente aos fatores naturais, prática adversa de sociedade dita consumista e de EA contemporânea aos rumores da internacionalização do capital, como também, ao pensamento geográfico hodierno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title As interfaces da educação ambiental e o ensino de geografia: percepção ambiental de educandos (as) e educador da Escola Coronel /Serveliano de Farias Castro(EEEFM) no Município de Caraúbas-PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-12
dc.description.abstract The reductionist around the term 'environment' has often been observed in the pedagogical routine of educational institutions, these when deal with such problematic, are limited to a merely ecological-naturalist understanding, a fact that proves the need for to enable the development of didactic strategies capable of reaching these formative spaces and resignify knowledge of this nature. In this sense, the introduction of Educação Ambiental (EA) [Environmental Education] in schools at all levels and modalities of education can contribute to produce changes in behavior, attitudes and values, in order to defend, conserve and preserve the Environment for the present and future generations. Thus, the research aimed to investigate the perception of EA that holds students and educator in the context of teaching geography in fundamental education at the school EEEFM Coronel Serveliano de Farias Castro in the municipality of Caraúbas – PB. We concluded that this restlessness originated from practice of teacher of fundamental education in the process of formation in the Interdisciplinary degree of Rural Education at the Sustainable Development Center of the Semi-arid at Federal University of Campina Grande, participant of the research group 'Rural Education and its relationship with the Teaching of Geography and EA’. In this work, we used the presupposition of qualitative and quantitative research, to search for to investigate and understand the environmental perception from the geographical foments of students and educator of the Geography curriculum component of the 9th grade of that school. In this, questionnaires with students and educator were applied. It was identified at the end of the work that the character participating in the research do not perceive the EA in its entirety, associating it merely to natural factors, adverse practice of so-called consumerist society and contemporary EA to rumors of capital internationalization, as well as to today's geographical thinking. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10938
dc.date.accessioned 2020-01-14T15:59:20Z
dc.date.available 2020-01-14
dc.date.available 2020-01-14T15:59:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Geografia e Educação ambiental pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Perception Study pt_BR
dc.subject Geography and Environmental Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The interfaces of environmental education and the teaching of geography: environmental perception of students and educator of the Coronel / Serveliano de Farias Castro School (EEEFM) in Caraúbas-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. As interfaces da educação ambiental e o ensino de geografia: percepção ambiental de educandos (as) e educador da Escola Coronel /Serveliano de Farias Castro(EEEFM) no Município de Caraúbas-PB. 102f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10938 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta