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Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional.

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dc.creator.ID PEREIRA, M. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1917792209632653 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROCHA, Alexsandra Bezerra da.
dc.contributor.advisor1ID ROCHA, Alexsandra Bezerra da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6640349350653288 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA , Franklin Roberto da.
dc.contributor.referee2 ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo O ensino de geografia tem forte ligação com mapas, desde a sua constituição como ciência, se articula na confecção de mapas, na caracterização e estudo dos diferentes espaços. Este trabalho tem como objetivo geral estudar indicadores e aplicações de análise espacial na elaboração de um atlas geográfico educacional da região imediata de Sousa-PB. Utilizou-se um conjunto de indicadores geográficos para os seus 13 municípios, a saber: analfabetismo, anos de estudo, crianças fora da escola, domicílios sem pessoas com ensino fundamental, domicílios em vulnerabilidade sem o fundamental completo, atraso escolar, taxa de frequência no ensino fundamental, fundamental completo – 1991-2010 e freqüência líquida, além de dados geo ambientais e populacionais. A metodologia adotada trata da técnica de quebra Jenks, no programa QGIS 3.4.10, e métodos desenvolvidos por Martinelli em que aborda sobre a elaboração de mapas temáticos. Elaborou-se um atlas geográfico educacional, utilizando dados do PNUD, do IBGE e da SIDRA. O resultado traz uma abordagem quali-quantitativa com a análise de um conjunto de dados em tabelas da situação de cada um dos municípios, espacializadas por meio de mapas temáticos. Neste material tem-se, como anexo, mapas mudos para que o professor da escola possa utilizar as tabelas no corpo do trabalho, para que seus alunos possam elaborar seus próprios mapas. Além disso, foi elaborado, como resultado final deste trabalho, um Atlas Geográfico Educacional com textos explicativos, mapas mudos e 23 Mapas temáticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-25
dc.description.abstract The teaching of geography has a strong connection with maps, since its constitution as a science, is articulated in the making of maps, in the characterization and study of different spaces. This work aims to study indicators and applications of spatial analysis in the elaboration of an educational geographical atlas of the immediate region of Sousa-PB. A set of geographic indicators was used for its 13 municipalities, namely: illiteracy, years of schooling, out-of-school children, households without elementary school, households in vulnerability without elementary school, school delay, school attendance rate elementary school, complete elementary school - 1991-2010 and net attendance, as well as geoenvironmental and population data. The adopted methodology deals with the Jenks breaking technique, in the QGIS 3.4.10 program, and methods developed by Martinelli in which it deals with the elaboration of thematic maps. An educational geographical atlas was elaborated using data from UNDP, IBGE and SIDRA. The result brings a qualitative and quantitative approach with the analysis of a dataset in tables of the situation of each of the municipalities, spatialized through thematic maps. In this material we have, as an attachment, silent maps so that the school teacher can use the tables in the body of work, so that his students can make their own maps. In addition, as a final result of this work, an Educational Geographic Atlas with explanatory texts, silent maps and 23 Thematic Maps was elaborated. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10939
dc.date.accessioned 2020-01-14T16:15:59Z
dc.date.available 2020-01-14
dc.date.available 2020-01-14T16:15:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cartografia escolar pt_BR
dc.subject Análise espacial pt_BR
dc.subject Geoprocessamento pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject School Cartography pt_BR
dc.subject Spatial Analysis pt_BR
dc.subject Geoprocessing pt_BR
dc.subject Geography - Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Applications of spatial analysis in the elaboration of educational geographical atlas. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Mariza Rayanne da Silva. Aplicações de análise espacial na elaboração de atlas geográfico educacional . 2019. 131f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


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