DSpace/Manakin Repository

Ilhas de racionalidade: uma proposta metodológica no ensino de biologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0996549864013521 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zebendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Ana Maria da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa trata-se de uma proposta metodológica para o ensino de biologia, visto que esse ensino nos dias atuais se encontra de forma descontextualizada, onde a relações entre o universo científico e o cotidiano é pouco incentivado. Nesse sentido se faz necessário a adoção de estratégias metodológicas que permitam tais relações. As ilhas de racionalidade consistem na construção de unidades de conhecimento baseadas na interdisciplinaridade e na participação efetiva do aluno, com o objetivo de promover a alfabetização científica. Este trabalho descreve e analisa a construção de uma ilha de racionalidade sobre o tema extinção de espécies desenvolvida em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos Cuité-PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Ilhas de racionalidade: uma proposta metodológica no ensino de biologia. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-27
dc.description.abstract This research work it is a methodology for teaching biology, since this teaching nowadays is so decontextualized, where relations between the scientific world and the everyday are little encouraged. In this sense it is necessary to adopt methodological strategies that allow such relationships. The islands consist of rationality in the construction of knowledge units based on interdisciplinary and effective participation of the student, with the goal to promote scientific literacy. This paper describes and analyzes the construction of an island of rationality on the subject animal extinction developed in a class of 1st year of High School State School of Elementary and Secondary Education Orlando Venancio dos Santos Cuité-PB. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10945
dc.date.accessioned 2020-01-14T17:18:11Z
dc.date.available 2020-01-14
dc.date.available 2020-01-14T17:18:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Alfabetização Científica pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.subject Teaching Science pt_BR
dc.subject Scientific Literacy pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias
dc.subject Alfabetización científica
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Alcione de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Islands of rationality: a methodological proposal in the teaching of biology. pt_BR
dc.title.alternative Islas de racionalidad: una propuesta metodológica en la enseñanza de la biología.
dc.identifier.citation SOARES, Alcione de Lima. Ilhas de racionalidade: uma proposta metodológica no ensino de biologia. 2013. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo de investigación es una propuesta metodológica para la enseñanza de la biología, ya que esta enseñanza en la actualidad es de una forma descontextualizada, donde se fomenta poco la relación entre el universo científico y la cotidianidad. En este sentido, es necesario adoptar estrategias metodológicas que permitan tales relaciones. Las islas de racionalidad consisten en la construcción de unidades de conocimiento basadas en la interdisciplinariedad y en la participación efectiva del estudiante, con el objetivo de promover la alfabetización científica. Este trabajo describe y analiza la construcción de una isla de racionalidad sobre el tema de la extinción de especies desarrollada en una clase de 1° año de la Enseñanza Media de la Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media Orlando Venâncio dos Santos Cuité-PB.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta