DSpace/Manakin Repository

Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2 CATÃO, Vladimir Soares.
dc.description.resumo Atualmente vivemos na era digital. A cada dia nos deparamos com novos artefatos tecnológicos para serem utilizadas no nosso cotidiano. As tecnologias móveis tendem a substituir os materiais impressos principalmente os livros. Na educação o objetivo principal do uso de tablets em salas de aula é possibilitar uma interatividade e colaboração entre alunos e professores, enriquecendo o sistema educacional. Nas escolas brasileiras os tablets ainda estão em fase de experimentação. Esse trabalho de abordagem qualitativa é um estudo de caso, no qual analisamos a entrada dessa nova ferramenta tecnológica - tablet – na vida dos alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí, PB. Realizamos questionários com professores e alunos da 1ª série do ensino médio em três modalidades de ensino. Os resultados mostraram que embora existam dificuldades na utilização do tablet o uso deste recurso é bastante promissor no contexto escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract Nowadays, we are living in the digital era. Every day, we encounter new technological artifacts to be used in our daily lives. The mobile technologies tend to replace printed materials especially books. In education the main purpose of the use of tablets in classrooms is to enable interactivity and collaboration between students and teachers, enriching the educational system. In Brazilian schools, the use of tablets is still in experimental stage. This qualitative work is a case study, in which we analyze the admission of this new technological tool – tablets – in the lives of the students and teachers from the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão, Picuí, PB. We conducted questionnaires with teacher and students of the 1st grade of the Ensino Médio in three educational models. The results showed that although there are difficulties in the use of tablets, this resource is very promising in the school context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10948
dc.date.accessioned 2020-01-14T18:07:34Z
dc.date.available 2020-01-14
dc.date.available 2020-01-14T18:07:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Ensino inovador pt_BR
dc.subject Didactic resource pt_BR
dc.subject Educational technology pt_BR
dc.subject Ensino inovador pt_BR
dc.subject Enseñanza innovadora
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Vanessa de Macedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A new technological resource in education: the tablet at the state school of elementary and high school Professor Lordão, Picuí - PB. pt_BR
dc.title.alternative Un nuevo recurso tecnológico en la educación: la tableta en la Escuela Primaria y Secundaria Estadual Profesor Lordão, Picuí - PB.
dc.identifier.citation COSTA, Vanessa de Macedo. Um novo recurso tecnológico na educação: o tablet na escola estadual de ensino fundamental e médio Professor Lordão, Picuí - PB. 2013. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Actualmente vivimos en la era digital. Todos los días nos enfrentamos a nuevos artefactos tecnológicos para ser utilizados en nuestra vida diaria. Las tecnologías móviles tienden a reemplazar los materiales impresos, especialmente los libros. En educación, el principal objetivo del uso de tabletas en las aulas es permitir la interactividad y colaboración entre alumnos y profesores, enriqueciendo el sistema educativo. En las escuelas brasileñas, las tabletas aún están en fase de experimentación. Este trabajo de enfoque cualitativo es un estudio de caso, en el que analizamos la entrada de esta nueva herramienta tecnológica - tableta - en la vida de los estudiantes y profesores de la Escuela Estatal de Enseñanza Básica y Media Profesor Lordão, Picuí, PB. Realizamos cuestionarios con docentes y estudiantes del 1° grado de secundaria en tres modalidades de enseñanza. Los resultados mostraron que aunque existen dificultades en el uso de la tableta, el uso de este recurso es muy prometedor en el contexto escolar.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta