DSpace/Manakin Repository

A configuração espacial das escolas como indicador de qualidade no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, W. C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4513982979261569 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULINO, Maria do Socorro Moura.
dc.contributor.referee2 ALVES , Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso realiza um diagnóstico espacial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanez tomando como referência o quantitativo de estudantes por turma na relação com os espaços disponíveis na escola para as práticas de ensino e aprendizagem em Geografia. Nessa direção, foram implementados procedimentos de pesquisa para conhecer a densidade da população da escola investigada e refletir sobre a qualidade espacial das escolas de Ensino Fundamental para a aprendizagem geográfica nesta etapa da escolarização. Para refletir tal problemática foi feita uma pesquisa bibliográfica que envolveu a identificação, catalogação, leitura e discussão de uma série de referências teóricas, jurídico-legais e metodológicas que balizam a discussão. A seguir, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor João Milanês, localizada em Cajazeiras – PB. A pesquisa de campo permitiu coletar uma série de dados a partir de: a) observação, vivência e descrição do cotidiano escolar; b) Acesso, leitura e reflexão do Projeto Político Pedagógico da escola; c) Realização de entrevistas com a direção da escola e com os professores de Geografia da referida instituição. A pesquisa partiu, nesse sentido, de uma abordagem qualitativa dos dados coletados, o que permitiu identificar não apenas uma limitação, como uma subutilização do espaço da escola para o desenvolvimento das aulas, atividades de leitura na biblioteca e na sala de informática e demais atividades de ensino no pátio da escola em função do tamanho das salas na relação com a quantidade de estudantes. Tal configuração compromete a qualidade espacial (conforto térmico, sonoro, de mobilidade e de pesquisa) do trabalho escolar, dificultando a organização de práticas de ensino da Geografia, contextualizadas com as demandas contemporâneas colocadas para os saberes escolares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A configuração espacial das escolas como indicador de qualidade no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract This Course Conclusion Paper performs a spatial diagnosis of the Monsenhor João Milanez State Elementary School, taking as reference the number of students per class in relation to the spaces available in the school for teaching and learning practices in Geography. In this direction, research procedures were implemented to know the population density of the school investigated and to reflect on the spatial quality of elementary schools for geographical learning in this stage of schooling. To reflect this problem, a bibliographic research was carried out that involved the identification, cataloging, reading and discussion of a series of theoretical, juridical and methodological references that guide the discussion. Next, a field research was carried out at the Monsenhor João Milanês State School of Elementary Education, located in Cajazeiras - PB. The field research allowed to collect a series of data from: a) observation, experience and description of the school daily life; b) Access, reading and reflection of the pedagogical political project of the school; c) Conducting interviews with the school's management and with the geography teachers of that institution. In this sense, the research started from a qualitative approach of the collected data, which allowed us to identify not only a limitation, but also an underutilization of the school space for the development of classes, reading activities in the library and the computer room and other activities. in the school yard as a function of the size of the classrooms in relation to the number of students. Such configuration compromises the spatial quality (thermal, sound, mobility and research comfort) of school work, making it difficult to organize geography teaching practices, contextualized with the contemporary demands placed on school knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10955
dc.date.accessioned 2020-01-15T12:35:34Z
dc.date.available 2020-01-15
dc.date.available 2020-01-15T12:35:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Qualidade em educação pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Espaço escolar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Quality in Education pt_BR
dc.subject Geography - Teaching pt_BR
dc.subject School Space pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Wagna Cristina Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The spatial configuration of schools as an indicator of quality in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Wagna Cristina Ferreira. A configuração espacial das escolas como indicador de qualidade no ensino fundamental. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta