DSpace/Manakin Repository

Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, José Cezário de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, J. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0014810904673841 pt_BR
dc.contributor.referee1 MAGALHÃES, Thalita Sévia Soares de Almeida.
dc.description.resumo Diante dos problemas ambientais enfrentados atualmente em todo o mundo é imprescindível compreender que os programas de educação ambiental são ferramentas essenciais para se promover a sustentabilidade, conservação e preservação do planeta. A falta de consciência das pessoas com relação ao meio ambiente é notada no ambiente escolar visto que alguns métodos utilizados nas escolas não estão adequados à realidade. Na educação ambiental tem-se a perspectiva de mudanças que constroem e aprimoram o conceito de ambiente voltado para uma vida sadia e com qualidade para todos os envolvidos neste processo. O presente trabalho analisou a abordagem da temática sobre educação ambiental em uma coleção de livros didático do PNLD 2020 do 6º ao 9º do Ensino Fundamental adotada em uma escola pública estadual da cidade de São José da Lagoa Tapada/PB, concluindo que a tais obra ainda não estão em conformidade com as exigências legais e princípios da educação ambiental conforme bibliografia consultada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-04
dc.description.abstract Given the environmental problems currently facing the world, it is essential to understand that environmental education programs are essential tools to promote sustainability, conservation and preservation of the planet. People's lack of awareness of the environment is noted in the school environment as some methods used in schools are not suited to reality. In environmental education there is the perspective of changes that build and improve the concept of environment focused on a healthy and quality life for all involved in this process. The present work analyzed the approach of the theme about environmental education in a collection of textbooks of PNLD 2020 from the 6th to the 9th of the Elementary School adopted in a state public school of the city of São José da Lagoa Tapada / PB, concluding that such work still they do not comply with the legal requirements and principles of environmental education as per the bibliography consulted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10960
dc.date.accessioned 2020-01-15T14:22:19Z
dc.date.available 2020-01-15
dc.date.available 2020-01-15T14:22:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Livros de ciências - abordagem ambiental pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Science Books - Environmental Approach pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Douglas Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis and assessment of environmental approaches in PNLD science textbooks in elementary school II at a state public school in São José da Lagoa Tapada. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Douglas Batista de. Análise e avaliação das abordagens ambientais nos livros de ciências do PNLD no ensino fundamental II em escola pública estadual de São José da Lagoa Tapada . 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta