DSpace/Manakin Repository

Aplicação de sequência didática como metodologia para o ensino de química de Tabela Periódica Moderna.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2721890938674332 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.referee2 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.description.resumo No ensino de química, muitos professores ainda possuem uma visão muito conservadora da atividade docente, apegando-se a métodos rotineiros e padronizados, desconhecendo de fato, a prática de metodologias inovadoras de ensino através da utilização de recursos didáticos ativos. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo principal, verificar a funcionalidade de uma sequência didática como recurso metodológico para o ensino de Tabela Periódica Moderna, bem como auxiliá-los no processo de aprendizagem de Tabela Periódica Moderna. O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Ensino Fundamental Médio José Nilson Santiago, localizado na cidade de Poço Dantas – PB, interior do estado da Paraíba, a sequência didática foi dividida em três momentos, cada momento representou duas aulas de 40 minutos, e foi respectivamente composta por uma aula expositiva, um jogo lúdico e um aplicativo de celular referente ao conteúdo de Tabela Periódica Moderna. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a respeito de cada momento da sequência didática. Foi possível constatar que a aplicação da sequência didática como suporte para o ensino/aprendizado de Tabela Periódica Moderna, facilitou a aprendizagem dos discentes, despertou o interesse pelo conteúdo, e promoveu o uso de celular de forma didática em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Aplicação de sequência didática como metodologia para o ensino de química de Tabela Periódica Moderna. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-04
dc.description.abstract In chemistry teaching, many teachers still hold a very conservative view of teaching activity, clinging to methods routine and standardized, ignoring in fact, the practice of innovative teaching methodologies through the use of active didactic resources. In this sense, the work has as main objective, to verify the functionality of a didactic sequence as a methodological resource for the teaching of Modern Periodic Table as well how to assist them in the learning process of Periodic Table. The present work performed at the State School of Secondary Education José Nilson Santiago, located in the city of Poço Dantas – PB, in the state of Paraiba, the didactic sequence was divided into three moments, each time representing two 40-minute classes, and were respectively composed of an expository class, a playful game and a cellular application related to content of Modern Periodic Table. The data were collected from the application of questionnaires regarding each moment of the didactic sequence. It was possible to verify that the application of the didactic sequence as a support for the teaching/learning of Modern Periodic Table, facilitated the learning of the students, aroused the interest for the content, and promoted the use of mobile phones in a didactic way in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10965
dc.date.accessioned 2020-01-15T15:22:21Z
dc.date.available 2020-01-15
dc.date.available 2020-01-15T15:22:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Tabela periódica pt_BR
dc.subject Atividade docente pt_BR
dc.subject Metodologias inovadoras pt_BR
dc.subject Chemistry - Teaching pt_BR
dc.subject Periodic Table pt_BR
dc.subject Teaching Activity pt_BR
dc.subject Innovative Methodologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Lucas Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of didactic sequence as a methodology for teaching Modern Periodic Table chemistry. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Lucas Alves da. Aplicação de sequência didática como metodologia para o ensino de química de Tabela Periódica Moderna. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta