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Produção e experimentação do jogo "quebra-cabeça" do espaço geográfico do semiárido" como recurso didático no contexto escolar.

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dc.creator.ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8922447352850881 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.nogueira
dc.description.resumo A presente pesquisa intitulada “Produção e Experimentação do jogo “Quebra-Cabeça do Espaço Geográfico do Semiárido” como recurso didático no contexto escolar através da mediação”, teve por objetivo geral produzir e experimentar um jogo quebra-cabeça como recurso didático contextualizado que aborda o conceito de espaço geográfico, identificando elementos naturais e socioeconômicos do Semiárido no conceito e sua implicação do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula através da mediação. A mesma, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Balbina Pereira, localizado no distrito de Santa Luzia do Cariri no município de Serra Branca – PB, através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação. A partir desta pesquisa, foi possível verificar a importância dos recursos didáticos no ensino de Geografia nas escolas do campo sendo estes um facilitador, envolvendo o educando (a) de forma mais próxima da temática levando-o a construção do conhecimento ao entender que esta temática faz parte de sua vida social, cultural e econômica descobrindo que o conhecimento não está longe, mas dentro de si através de suas vivências no campo. Pois, os educandos (as) se interessaram pela disciplina e pela aprendizagem, através da mediação dos recursos didáticos no caso desta pesquisa o jogo pedagógico quebra-cabeça do espaço geográfico do Semiárido, através da contextualização com o Semiárido, mostrou que o espaço de vivência é o primeiro espaço gerador de conhecimento geográfico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Produção e experimentação do jogo "quebra-cabeça" do espaço geográfico do semiárido" como recurso didático no contexto escolar. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-05
dc.description.abstract The present research entitled “Production and Experimentation of the Puzzle game of the Semiarid Geographic Space” as a didactic resource in the school context through mediation, The general objective was to produce and try a puzzle game as a contextualized teaching resource that addresses the concept of geographic space, identifying the natural and socioeconomic elements of the semiarid in the concept and its implication in the teaching-learning process in the classroom through mediation. The study was carried out at Maria Balbina Pereira State School of Elementary and Secondary Education, located in Santa Luzia do Cariri district, Serra Branca - PB, through the assumption of qualitative research within the scope of action research. From this research, it was possible to verify the importance of the didactic resources in the teaching of Geography in the schools of the field being these a facilitator, involving the student closer to theme, leading him to the construction of knowledge by understanding that this theme is part of his social, cultural and economic life discovering that knowledge is not far, but within himself through his experiences in the field. For, the students were interested in the discipline and learning, through the mediation of the didactic resources in the case of this research the pedagogical puzzle game of the semiarid geographical space, through contextualization with the Semiarid, it showed that the experience space is the first generator space of geographic knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10967
dc.date.accessioned 2020-01-15T16:22:00Z
dc.date.available 2020-01-15
dc.date.available 2020-01-15T16:22:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Elaboração de material didático pt_BR
dc.subject Quebra cabeça - jogo pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.subject Preparation of teaching material pt_BR
dc.subject Puzzle Game pt_BR
dc.subject Educational games pt_BR
dc.subject Ludic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production and experimentation of the puzzle game of the semiarid geographic space as a didactic resource in the school context. pt_BR
dc.identifier.citation NOGUEIRA, Rosicreide Soares. Produção e experimentação do jogo "quebra-cabeça" do espaço geográfico do semiárido" como recurso didático no contexto escolar. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10967 pt_BR


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