DSpace/Manakin Repository

Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOTA, A. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7211977115892796 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria do Socorro.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.mota
dc.description.resumo A utilização dos mais variados recursos didáticos dentro do ensino de Geografia se caracteriza como sendo uma estratégia didática fundamental para a superação das dificuldades que o ensino tradicional e a descontextualização da realidade dos estudantes vem provocando ao longo do tempo, além de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos mesmos, no tocante as temáticas da Geografia, principalmente em sua vertente Física. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir e experimentar maquetes contextualizadas que abordam a Geografia Física, especificamente a bacia hidrográfica do Semiárido e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula através da mediação no contexto da Escola Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca-PB. Nesta pesquisa, percorremos os caminhos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. A apresentação das etapas desta pesquisa se deu por meio de imagens que exibiram os momentos de mediação pedagógica e de outros momentos desta pesquisa, como as construções das maquetes, as aplicações dos questionários etc, e as informações obtidas por meio das aplicações dos questionários forma sistematizadas e organizadas em quadros para melhor compreensão. Verificamos que a produção e a experimentação das maquetes construídas e aplicadas no âmbito desta pesquisa contribuíram significativamente para que os estudantes compreendessem a importância do estudo das bacias hidrográficas, sobretudo no Semiárido, e suas implicações no contexto dos mesmos. Processo todo esse, mediado e potencializado pelo uso das maquetes em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-05
dc.description.abstract The use of the most varied didactic resources in the teaching of geography is characterized as a fundamental didactic strategy to overcome the difficulties that the traditional teaching and the decontextualization of the students' reality have been causing for a long time, besides potentiating its teaching-learning process, referring to the themes of geography, especially in its physical aspect. In this sense, this research aims to produce and experiment contextualized models that address Physical Geography, specifically the Semiarid basin and its implications on the teaching-learning process in the classroom through the mediation in the context of Maria Balbina Pereira School. located in Santa Luzia do Cariri district, municipality of Serra Branca-PB. In this research, we use the assumptions of qualitative research through Action Research. The collected data were analyzed descriptively and interpretively, as they are characterized by observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships that exist in actions performed in the classroom through Action Research. The stages of this research were presented through images that showed the moments of pedagogical mediation and other moments of the research, such as the construction of models, the application of questionnaires, etc., and the information obtained through the application of systematized questionnaires organized in pictures for better understanding. We verified that the production and experimentation of the models built and applied in the scope of this research contributed significantly for the students to understand the importance of the study of the watersheds, mainly in the semiarid, and its implications in its context. This whole process, mediated and enhanced by the use of classroom mockups. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000
dc.date.accessioned 2020-01-16T16:11:17Z
dc.date.available 2020-02-16
dc.date.available 2020-01-16T16:11:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Bacia Hidrográfica do Semiárido pt_BR
dc.subject Pesquisa Ação pt_BR
dc.subject Maquetes - material didático pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Field Schools pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Action Research pt_BR
dc.subject Models - teaching materials pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOTA, Antonio Carlos Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production and experimentation of a didactic resource contextualized in the teaching of physical geography for rural schools: the case of the representation of the Semiarid Watershed through the models. pt_BR
dc.identifier.citation MOTA, Antonio Carlos Soares de. Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes. 2019. 121f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta