DSpace/Manakin Repository

As contribuições das TICs no ensino da Física na Educação Básica.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.contributor.advisor1ID H.H.B. Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4585277872014594 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.referee2 LIMA, Anderson Alves de.
dc.description.resumo As tecnologias fazem parte do nosso cotidiano, ocupando papel relevante nas transformações ocorridas na sociedade. Na área educacional, mostram-se como indispensáveis por propiciarem o desenvolvimento de atividades dinâmicas, onde o aluno é protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Quando usadas com a finalidade de informar e comunicar são denominadas de TICs. Importantes ferramentas que embora venham sendo introduzidas gradualmente na educação básica brasileira apresentam potencialidades que modificam o cotidiano das salas de aula, assim como o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições das TICs no ensino da Física na educação básica na Escola Estadual Professor Joaquim Umbelino da cidade de Bom Jesus, PB. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação, intervindo inicialmente com a pesquisa, utilizando a aplicação de questionários como instrumento de trabalho e consequentemente a ação, desenvolvendo atividades auxiliadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Os sujeitos da pesquisa são os alunos das turmas 1º, 2º e 3º séries do ensino médio regular do turno da tarde, assim como o professor que ministra aulas do componente curricular Física. A leitura e análise dos questionários subsidiou a elaboração de atividades fundamentadas no uso de simulações computacionais, a fim de trabalhar os conteúdos: Trabalho realizado por uma força (1º ano), Efeito Estufa (2º ano) e Campo Magnético (3º ano). O dinamismo da aula proporcionado pelo uso das simulações computacionais colaborou para o aumento da interação entre alunos e professor, participação efetiva dos discentes assim como uma acentuada melhoria na compreensão conceitual dos conteúdos da Física. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title As contribuições das TICs no ensino da Física na Educação Básica. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Technologies are part of our daily lives, they occupying a relevant function in the transformations in society. In the education area they are indispensable for providing the development of dynamic activities, whereupon the student is protagonist in building their own knowledge. When we used them with purpose of informing and communicating are called ICTs. They are important tools that although have been gradually introduced into Brazilian basic education present potentialities that modify the daily life of the classrooms, as well as the teaching-learning process. This study aims to analyze the contributions of ICTs in the teaching of physics in basic education at the State school Professor Joaquim Umbelino from the town of Bom Jesus, PB. The methodology used it was to action-research, initially intervening with the research, using the application of questionnaires as a working instrument and consequently the action, developing activities assisted by Information and Communication Technologies. The subjects of research are the students of high school from the 1st, 2nd and 3rd grades, as well as the physics teacher from these classes. The reading and analysis of the questionnaires supported the elaboration of grounded activities in the use of computer simulations in order to work the contents: Performed by a force (1st), Greenhouse Effect (2nd), and Magnetic Field (3rd). The dynamism of the class provided by the use of computer simulations contributed to increase student-teacher interaction, effective student participation as well as a marked improvement in the conceptual understanding of the Physical contents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11005
dc.date.accessioned 2020-01-16T17:24:53Z
dc.date.available 2020-01-16
dc.date.available 2020-01-16T17:24:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física - ensino pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs pt_BR
dc.subject Simulações computacionais pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Physics - Teaching pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies - ICTs pt_BR
dc.subject Computer Simulations pt_BR
dc.subject Basic Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Yolanda Dias da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of ICTs in the teaching of Physics in Basic Education. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Yolanda Dias da Silva. As contribuições das TICs no ensino da Física na Educação Básica. 2019. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta