DSpace/Manakin Repository

Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 XAVIER NETO, Lauro Pires.
dc.contributor.advisor1ID XAVIER NETO, L. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4490301988734961 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee2 SODRÉ NETO, Luis.
dc.contributor.referee3 SILVA, Flávia Carolina Lins da.
dc.description.resumo O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a qualidade do ensino e o preparo da escola e dos profissionais para a inclusão de crianças portadoras de necessidade educativas especiais na Escola Estadual André Vidal de Negreiros Cuité-PB. Como metodologia, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo com a utilização de nove questionários direcionados aos professores, também foram realizadas observações das aulas e análises da estrutura física da escola. Concluímos que, a inclusão escolar não é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, neste caso a falta de professores capacitados e de estrutura física adequada para receber os alunos portadores de deficiências. A integração das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais no ensino regular é benéfica, tanto para o portador de deficiência, quanto para o aluno dito normal, quando existem profissionais capacitados e uma estrutura física adequada para incluí-los no ensino regular. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The reason that supports the struggle for inclusion as a new perspective for people with disabilities is undoubtedly the quality of teaching in public and private schools, so that they become able to meet the needs of each of its students, and according to their specificities, without falling into the webs of special education and the practical exclusion. Thus, the aim of this study was to analyze the quality of teaching and the preparation of the school and the professionals for the inclusion of children with special educational needs in the State School André Vidal de Negreiros Cuité - PB. As methodology, we conducted a literature search and field conditions using nine questionnaires addressed to teachers, was also observed classes and analysis of the physical structure of the school. We conclude that inclusive education is not a quick process, automatic, yes it is a challenge to be faced due to various reasons, in this case the lack of trained teachers and adequate physical infrastructure to receive students with disabilities. The integration of people with special educational needs in mainstream education is beneficial, both for the disabled, and for the student called normal when there are trained professionals and adequate physical infrastructure to include them in mainstream education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11020
dc.date.accessioned 2020-01-17T15:28:58Z
dc.date.available 2020-01-17
dc.date.available 2020-01-17T15:28:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.subject Inclusão Escolar pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Public School pt_BR
dc.subject School Inclusion pt_BR
dc.subject Special Education pt_BR
dc.subject Escuela Pública
dc.subject Educación Especial
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Janaina Alves de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School inclusion of children with special educational needs in a public school in the city of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Inclusión escolar de niños con necesidades educativas especiales en una escuela pública de la ciudad de Cuité - PB.
dc.identifier.citation SILVA, Janaina Alves de Souza. Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB. 2012. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012. pt_BR
dc.description.resumen La razón que sustenta la lucha por la inclusión como una nueva perspectiva para las personas con discapacidad es, sin duda, la calidad de la educación en las escuelas públicas y privadas, para que sean capaces de responder a las necesidades de cada uno de sus alumnos, de acuerdo a sus especificidades, sin caer en las redes de la educación especial y sus modalidades de exclusión. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo fue analizar la calidad de la enseñanza y la preparación de la escuela y los profesionales para la inclusión de niños con necesidades educativas especiales en la Escuela Estatal André Vidal de Negreiros Cuité-PB. Como metodología se realizó una investigación bibliográfica y de campo utilizando nueve cuestionarios dirigidos a los docentes, también se realizaron observaciones de las clases y análisis de la estructura física de la escuela. Concluimos que la inclusión escolar no es un proceso rápido y automático, es un desafío a ser enfrentado por varias razones, en este caso la falta de docentes capacitados y de estructura física adecuada para recibir a los estudiantes con discapacidad. La integración de las personas con necesidades educativas especiales en la educación regular es beneficiosa, tanto para la persona con discapacidad como para el llamado estudiante normal, cuando se cuenta con profesionales capacitados y una estructura física adecuada para incluirlos en la educación regular.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta