dc.creator.ID |
MORAES FILHO, C. A. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1715325667975464 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GARCIA, Francilene Procópio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GARCIA, F. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2911843555711554 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Marcelo Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Antonio Mauro B. de. |
|
dc.description.resumo |
As empresas atualmente deparam-se com um novo desafio - a integração de seus
processos internos e externos através da Internet, visando à união com parceiros e/ou
clientes. Isto resulta na chamada Personalização Plena em sistemas de e-Business. Neste trabalho, é conduzida uma investigação das condutas de personalização e seus impactos sobre o negócio numa empresa, identificando-se abordagens e opções de
implementação, organizando-se categorias, levantando-se problemas a serem superados, e, finalmente, apontando-se opções para a construção de uma base de conhecimento de apoio aos negócios da empresa. Em virtude do alto grau de complexidade deste cenário, optou-se por construir um SAD - Sistema de Apoio à Decisão, através do desenvolvimento de uma ferramenta - Person_DSS - baseada na aplicação da técnica Escore para apoiar o tomador de decisão na seleção da melhor conduta de Personalização Plena numa empresa. O objetivo dessa aplicação é fornecer
recomendações genéricas sobre o uso de técnicas de personalização e, de maneira
orientada, formular considerações específicas através de um ranking ordenado das
tecnologias que permitam às empresas traçarem um plano de aplicação da personalização ao negócio. Para fins de validação da ferramenta, um estudo de caso foi
efetuado junto a uma empresa real do ramo de distribuição de alimentos, localizada em
Natal-RN, no período de abril a junho de 2001 cujo estudo de caso e seus resultados são
apresentados e comentados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Personalização plena em sistemas de e-business: uma abordagem de tomada de decisão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2002-04-01 |
|
dc.description.abstract |
Businesses actually face a new challenge - the integration of their internal and external
processes via the Internet with a view to a union with partners and/or clients. This
results in the so-called full personalization in e-Business systems. In this study, an
investigation of the personalization conducts and their impact on the business of a
company will be addressed by identifying approaches and implementation options,
organizing categories, raising problems to be overcome and, finally, defining
alternatives for the construction of the knowledge base to support the company
business. In virtue of the high degree of complexity of this scenario it was decided to
build a DSS – Decision Support System, via the development of a tool - Person DSS -
based on the scoring technique to support the decision maker in the selection of the best
personalization conduct. The objective of this application is to provide generic
recommendations about the use of personalization techniques and in a guided way to
formulate specific considerations via an ordered ranking of the technologies that allow
the companies to perform an application plan of the personalization to the business in
order to validate the tool. A case study was carried out in the food distribution business,
located in Natal - RN, during the period from April to June 2001 - the case study and its
results are presented and discussed. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11025 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-17T17:06:08Z |
|
dc.date.available |
2020-01-17 |
|
dc.date.available |
2020-01-17T17:06:08Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio Eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de Apoio a Decisão |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de Informação |
pt_BR |
dc.subject |
Information Technology |
pt_BR |
dc.subject |
E-Commerce |
pt_BR |
dc.subject |
Decision Support Systems |
pt_BR |
dc.subject |
Information Systems |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAES FILHO, Carlos Alberto Odorico de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Full customization on E-Business systems: a decision making approach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAES FILHO, C. A. O. de. Personalização plena em sistemas de e-business: uma abordagem de tomada de decisão. 2002. 135 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11025 |
pt_BR |