dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9201866825222177 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Mirleide Dantas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, M. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Anderson Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Heydson Henrique Brito da. |
|
dc.description.resumo |
Nos últimos anos muito se tem debatido sobre a natureza e o propósito dos trabalhos realizados nos laboratórios didáticos. As aulas práticas experimentais quando são utilizadas somente para realizar demonstrações de fenômenos ou para confirmar teorias através da obtenção de dados, acabam não alcançando o efeito
desejado. Desta forma, os alunos não são ensinados a pensar e as suas ideias não
são consideradas. Neste cenário, a experimentação investi gavita apresenta se como
alternativa que visa potencializar o processo de aprendizagem nas aulas práticas,
uma vez que desenvolve nos alunos a Alfabetização Científica, ou seja, a
capacidade de resolver problemas, por meio de levantamento e teste de hipóteses.
Para tanto, é necessário permitir que os discentes realizem e avaliem suas próprias
investigações, dando lhes autonomia. Por esse motivo é que alguns profissionais
utilizam as aulas experimentais para demonstrar, de forma significativa, a relevância
d essa ferramenta para a construção do conhecimento científico, evidenciando a
importância de relacionar teoria e prática, a fim de desenvolver habilidades de
investigação científica. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo principal
investigar o grau de liberdade que as aulas práticas experimentais desenvolvidas na
Educação Básica podem proporcionar aos alunos, no sentido de potencializar a
construção do conhecimento no Ensino de Física. Tal investigação foi realizada por
meio da aplicação de um questionário aberto e da observação sistemática em uma
turma do 3º Ano “D”, da Escola Cidadã Integral Estadual do Ensino Fundamental e
Médio Mestre Júlio Sarmento, situada na cidade de Sousa/PB, nos meses de
setembro a outubro de 2019. Os resultados desta pesquisa indicaram que as
práticas experimentais observadas limitaram se à manipulação de materiais e
comprovação de leis e conceitos físicos, não contribuindo para inserção do aluno no
processo de Alfabetização Científica. Esperamos que este Trabalho de Conclusão
de Curso possa trazer benefícios para os docentes e discentes, estimulando uma
reflexão sobre práticas experimentais realizadas no Ensino de Física. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física. |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12-10 |
|
dc.description.abstract |
It has been debated about the nature and purpose of the work performed in the
didactic laboratories in the last years. When experimental practical classes are used
only for demonstration of phenomenon or for confirming theories through obtaining
data, do not achieve the desired effect. This way, students hasn’t taught to think and
their ideas are not considered. In this scenario, investigative experimentation is
presented as an alternative that aims to enhance the learning process in practical
cla sses, developing in students the Scientific Literacy and the ability to solve
problems by raising and testing hypotheses. Therefore, it is necessary to allow
students to realize and evaluate their own investigations, giving them autonomy. For
this reason, some professionals use the experimental classes to demonstrate, the
relevance of this tool for the construction of scientific knowledge, evidencing the
importance of relating theory and practice in order to develop scientific research
skills. Thus, the pre sent article objectives to investigate the degree of freedom that
experimental practical classes developed in Basic Education can provide students, in
order to enhance the construction of knowledge in Physics Teaching. This
investigation was realized throu gh the application of questionnaire and systematic
observation in a class of the 3rd of High school in the Integral School of Elementary
and High school Júlio Sarmento, located in the town of Sousa / PB, from September
to October in 2019. The results of re search indicated that the experimental practices
observed were limited to the manipulation of materials and proof of laws and physical
concepts, that not contributing to the insertion of the student in the process of
Scientific Literacy. We hope that this Course Conclusion article can bring benefits to
teachers and students, stimulating a reflection on experimental practices performed
in Physics Teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11115 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-22T12:38:06Z |
|
dc.date.available |
2020-01-22 |
|
dc.date.available |
2020-01-22T12:38:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Física ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject |
Prática experimental |
pt_BR |
dc.subject |
Experiências |
pt_BR |
dc.subject |
Physics Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Experimental Practice |
pt_BR |
dc.subject |
Experiences |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Magna Abrantes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of experimental practices in teaching Physics in the context of scientific literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Magna Abrantes de. Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |