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Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9201866825222177 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6166750398180798 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Anderson Alves de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.description.resumo Nos últimos anos muito se tem debatido sobre a natureza e o propósito dos trabalhos realizados nos laboratórios didáticos. As aulas práticas experimentais quando são utilizadas somente para realizar demonstrações de fenômenos ou para confirmar teorias através da obtenção de dados, acabam não alcançando o efeito desejado. Desta forma, os alunos não são ensinados a pensar e as suas ideias não são consideradas. Neste cenário, a experimentação investi gavita apresenta se como alternativa que visa potencializar o processo de aprendizagem nas aulas práticas, uma vez que desenvolve nos alunos a Alfabetização Científica, ou seja, a capacidade de resolver problemas, por meio de levantamento e teste de hipóteses. Para tanto, é necessário permitir que os discentes realizem e avaliem suas próprias investigações, dando lhes autonomia. Por esse motivo é que alguns profissionais utilizam as aulas experimentais para demonstrar, de forma significativa, a relevância d essa ferramenta para a construção do conhecimento científico, evidenciando a importância de relacionar teoria e prática, a fim de desenvolver habilidades de investigação científica. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar o grau de liberdade que as aulas práticas experimentais desenvolvidas na Educação Básica podem proporcionar aos alunos, no sentido de potencializar a construção do conhecimento no Ensino de Física. Tal investigação foi realizada por meio da aplicação de um questionário aberto e da observação sistemática em uma turma do 3º Ano “D”, da Escola Cidadã Integral Estadual do Ensino Fundamental e Médio Mestre Júlio Sarmento, situada na cidade de Sousa/PB, nos meses de setembro a outubro de 2019. Os resultados desta pesquisa indicaram que as práticas experimentais observadas limitaram se à manipulação de materiais e comprovação de leis e conceitos físicos, não contribuindo para inserção do aluno no processo de Alfabetização Científica. Esperamos que este Trabalho de Conclusão de Curso possa trazer benefícios para os docentes e discentes, estimulando uma reflexão sobre práticas experimentais realizadas no Ensino de Física. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-10
dc.description.abstract It has been debated about the nature and purpose of the work performed in the didactic laboratories in the last years. When experimental practical classes are used only for demonstration of phenomenon or for confirming theories through obtaining data, do not achieve the desired effect. This way, students hasn’t taught to think and their ideas are not considered. In this scenario, investigative experimentation is presented as an alternative that aims to enhance the learning process in practical cla sses, developing in students the Scientific Literacy and the ability to solve problems by raising and testing hypotheses. Therefore, it is necessary to allow students to realize and evaluate their own investigations, giving them autonomy. For this reason, some professionals use the experimental classes to demonstrate, the relevance of this tool for the construction of scientific knowledge, evidencing the importance of relating theory and practice in order to develop scientific research skills. Thus, the pre sent article objectives to investigate the degree of freedom that experimental practical classes developed in Basic Education can provide students, in order to enhance the construction of knowledge in Physics Teaching. This investigation was realized throu gh the application of questionnaire and systematic observation in a class of the 3rd of High school in the Integral School of Elementary and High school Júlio Sarmento, located in the town of Sousa / PB, from September to October in 2019. The results of re search indicated that the experimental practices observed were limited to the manipulation of materials and proof of laws and physical concepts, that not contributing to the insertion of the student in the process of Scientific Literacy. We hope that this Course Conclusion article can bring benefits to teachers and students, stimulating a reflection on experimental practices performed in Physics Teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11115
dc.date.accessioned 2020-01-22T12:38:06Z
dc.date.available 2020-01-22
dc.date.available 2020-01-22T12:38:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física ensino pt_BR
dc.subject Alfabetização científica pt_BR
dc.subject Prática experimental pt_BR
dc.subject Experiências pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Scientific Literacy pt_BR
dc.subject Experimental Practice pt_BR
dc.subject Experiences pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Magna Abrantes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of experimental practices in teaching Physics in the context of scientific literacy. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Magna Abrantes de. Uma análise sobre as práticas experimentais no ensino de Física no contexto da alfabetização científica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


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