DSpace/Manakin Repository

Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5416927071532594 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.contributor.advisor1ID H.H.B. Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4585277872014594 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Jaene Guimarães.
dc.contributor.referee2 LIMA, Andesron Alves de.
dc.description.resumo As TICs, sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, se referem a um agrupamento de recursos tecnológicos usados para reunir, distribuir e compartilhar informações de uma forma adaptada e com um objetivo comum, possibilitando a automação e/ou a comunicação de diversos tipos de procedimentos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e em várias outras áreas. Nos dias atuais é necessário que a Educação acompanhe as transformações tecnológicas, que inove e se reinvente nas questões metodológicas num processo contínuo. No Ensino de Física, em particular, são múltiplas as vantagens que as TICs podem proporcionar à relação didá-tico-pedagógica. Trata-se de instrumentos pedagógicos poderosos e que apresentam condições de promover a aprendizagem tanto de um ponto de vista quantitativo, se levarmos em consideração a dimensão da melhoria da aprendizagem fazendo o uso desses recursos, como do ponto de vista qualitativo, tendo em vista a compreensão e interpretação das novas tendências no processo ensino-aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Joel Pereira da Silva localizada na cidade Carrapateira/PB, com a proposição de se trabalhar o Ensino de Óptica Geométrica, comumente oferecida em turmas da 2ª série do ensino médio, utilizando as TICs como ferramentas do processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa-ação, isto é, em um primeiro momento foi aplicado um questionário semi estruturado aos/as alunos/as a fim de saber se seus/ua professores/as de Física fizeram ou se fazem o uso das TICs nas aulas, e em um segundo momento, houve exposição de aulas baseadas no uso das TICs. Contudo, os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente sob a luz da literatura pertinente, através de pesquisa bibliográfica. Com as análises dos questionários, foi possível representar as opiniões dos/as alunos/as de forma coerente e significativa em relação à investigação se os/as professores/as fizeram ou fazem o uso das TICs, a aprendizagem que obtiveram durante as aulas e as vantagens do uso das TICs no Ensino de Óptica Geométrica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-10
dc.description.abstract ICTs, acronym for Information and Communication Technologies, refers to a grouping of technological resources used to gather, distribute and share information in an adapted manner and with a common goal, enabling automation and/or communication of various types of procedures existing in business, teaching and scientific research, banking and many other areas. Nowadays, Education needs to follow technological transformations to innovate and reinvent itself in methodological issues continuously. In Physics teaching, in particular, there are multiple advantages that ICTs can provide to the didactic-pedagogical relation. This is because they can be powerful pedagogical instruments that are able to promote learning both from a quantitative point of view, if we take into account the dimen-sion of improving learning by using these resources, as well as from a qualitative point of view, understanding and interpreting new trends in the teaching-learning process. This research was developed at the Joel Pereira da Silva State High School located in Carrap-ateira/PB city, with the proposition of teaching Geometric Optics, commonly offered in classes of the 2nd grade of high school, using ICTs as teaching-learning process tools. This is an action research, so at first, a semi-structured questionnaire was applied to stu-dents in order to know if their Physics teachers did or use ICTs in classes, and in a second moment, there was exposure of classes based on the use of ICTs. Regarding the data, it was analyzed quantitatively and qualitatively in the light of relevant literature, through bib-liographic research. With the analysis of the questionnaires, it was possible to represent the students' opinions in a coherent and meaningful way regarding the investigation if the teachers did or use the ICTs, how much they learned during the classes and the ad-vantages of using ICTs in Geometric Optics Teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11117
dc.date.accessioned 2020-01-22T13:05:30Z
dc.date.available 2020-01-22
dc.date.available 2020-01-22T13:05:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física - ensino pt_BR
dc.subject Óptica geométrica pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Physics - Teaching pt_BR
dc.subject Geometric Optics pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies - ICTs pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Jéssica de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Investigation of the advantages of using ICTs in teaching geometrical optics. pt_BR
dc.identifier.citation VEIRA, Jéssica de Araújo. Investigação das vantagens do uso das TICs no ensino de óptica geo - métrica. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta