DSpace/Manakin Repository

TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, P. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3933590133621499 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MASSAGLI, Sílvia Carla Conceição.
dc.contributor.advisor1ID CONCEIÇÃO, S. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1741244996047367 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 CUNHA , Ane Cristine Herminio.
dc.description.resumo Esta pesquisa apresenta informações que buscam explicar o aumento do número de crianças diagnosticadas com TDAH no decorrer dos anos, como também, uma possível medicalização desnecessária ocasionando a rotulação precoce dessas crianças a uma patologia inexistente. O objetivo principal desta pesquisa será analisar as crescentes queixas do transtorno e como são realizados os diagnósticos, a fim de alertar sobre a medicalização na infância. Primeiramente, utilizamos a revisão integrativa nos bancos de dados disponíveis na literatura sobre a temática. Foram analisados cento e sete artigos e destes foram selecionados vinte e três sobre o tema proposto. Também realizamos uma pesquisa de campo do tipo qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com educadores de uma Escola Municipal e com profissionais da saúde do CAPS-Infantil (Centro de Assistência Psicossocial) que trabalharam com os sujeitos pesquisados na cidade de Pombal-PB. Os informes coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), do qual emergiram as categorias de análises classificadas de acordo com a temática sobre o TDAH. Os resultados observados mostraram que ainda há uma falta significativa sobre o conhecimento do TDAH na área da educação e da saúde, suas opiniões expressas apresentam que o consumo do metilfenidato é umas das poucas soluções para conter a criança com esse transtorno, como também, mostra as controvérsias quanto à análise da Revisão Integrativa que aponta uma perspectiva social do transtorno, enfatizando vários aspectos sociais em que a criança está inserida e que essa influência pode contribuir para o desenvolvimento dos sintomas do TDAH. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-27
dc.description.abstract This research presentes information that may explain the increase in the number of childrem diagnosed wisth ADHD every year, as will as possible unnecessary medicalization causing the preveauslymentianed labeling of these childrem to a manexistent pathology. The main objective of this research will be to analyze the grawing complaints of the disorder and how the diagnoses are made, in order to warn about medicalization in childhood. First we use the integrative review in the databases available in the literature on the subject. One hunched and seven articles were analyzed and twentythee of these were selected on the proposed treme. We also conducted a quantitative and qualitative field research through semi-structured interviews with educators from a Municipal School and health profissionals from CAPS- Infantil (Centro Psychosocial Assistance) who worked with the research subejects in the city of Pombal (PB). The collected reports ewre analyzed through the content analysis of Bardin (1977), in which emerged the categories of analysis classified according to the theme of ADHD disorder. The results presented showed that there is still a significant lack of knowledge about ADHD in the área of education and health, their expressed opinions shou that methylphenedate consumption is one of the few solutions to contain the child with this disorder, as wll as showing contraversies. As for the analysis of the integrative review that paints out a social perspective of the disorder emplosizing various social aspects in which the childis inserted and that this influence may contribute to the development of ADHD symptoms. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11133
dc.date.accessioned 2020-01-23T10:14:42Z
dc.date.available 2020-01-23
dc.date.available 2020-01-23T10:14:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção pt_BR
dc.subject TDAH na infância - diagnósticos pt_BR
dc.subject Medicalização da infância - TDAH pt_BR
dc.subject Patologização da infância pt_BR
dc.subject Attention Deficit Disorder pt_BR
dc.subject Childhood ADHD - Diagnoses pt_BR
dc.subject Childhood Medicalization - ADHD pt_BR
dc.subject Pathologization of Childhood pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Paula Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative ADHD - between the superficiality of “diagnoses” and the complex disorder assessment pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Paula Vieira de. TDAH – entre a superficialidade dos “diagnósticos” e a complexa avaliação do transtorno. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta