dc.creator.ID |
LUIZ, S. O. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5704594745207397 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PERKUSICH, Angelo. |
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dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Antonio Marcus Nogueira. |
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dc.contributor.advisor1ID |
PERKUSICH, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, A. M. N. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4885565719853329 |
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dc.contributor.referee1 |
ASSIS, Francisco Marcos de. |
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dc.contributor.referee2 |
ROCHA NETO, José Sérgio da. |
|
dc.contributor.referee3 |
BARROS, Péricles Rezende. |
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dc.description.resumo |
A complexidade de sistemas embarcados alimentados a bateria tais como telefones moveis,
e assistentes digitais pessoais (PDAs) esta crescendo rapidamente. Dispositivos baseados
em processadores de alta velocidade e múltiplos núcleos, tendo múltiplas câmeras, dispositivos
de visualização e varias interfaces de rede aumentam a demanda por mais energia.
Contudo, a capacidade das baterias não cresce na mesma taxa em que cresce a complexidade
dos dispositivos móveis embarcados. Assim, o aumento da autonomia da bateria
usando estrategias de gerenciamento de energia se tornou um dos desafios chave no projeto
de sistemas embarcados moveis complexos. As técnicas dinâmicas de gerenciamento de
energia, denominadas gerenciamento dinâmico de energia (GDE), permitem a redução do
consumo de energia em tempo de execução desligando ou reduzindo a frequência ou tensão
de componentes inativos do sistema. Uma estrategia de gerenciamento de energia deve
levar em conta a carga de trabalho do sistema. Num processador de proposito geral, por
exemplo, a combinação das aplicações executando em tal sistema pode variar bastante,
dependendo do que esta sendo executado. Além disso, a carga de trabalho pode variar
drasticamente ao longo do dia, ou ao longo dos dias da semana, ou quando o sistema e
operado por usuários diferentes. Isso ocorre devido a não-estacionaridade da carga de trabalho.
Alem disso, estratégias tradicionais de otimização de consumo de energia podem
não ser ótimas para dispositivos alimentados a bateria se as características da bateria não
forem adequadamente modeladas e exploradas. Para otimizar a autonomia da bateria
devem ser todos levados em conta: a carga de trabalho do sistema, os parâmetros elétricos
(e.g. valores de correntes) do sistema eletrônico, e as características eletroquímicas
da bateria. Nesse trabalho e proposta uma técnica de GDE orientada a autonomia da
bateria, que explora um modelo analítico acurado de bateria para aumentar a autonomia
da bateria num ambiente não-estacionário. O sistema e modelado por cadeias de Markov
no tempo discreto, em associação ao modelo de bateria. Tal modelo do sistema permite
uma formulação matemática rigorosa do problema e uma solução de compromisso entre
desempenho e autonomia da bateria. A técnica de GDE proposta foi simulada em Matlab
e implementada usando a plataforma OMAP 1611 da Texas Instruments executando o sistema
operacional Linux. Através dos resultados de simulação e experimentais verificou-se
que a tecnica aqui introduzida resulta em maiores autonomias de bateria em comparação
a técnicas de GDE anteriores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica |
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dc.title |
Gerenciamento de energia em sistemas embarcados. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-03-14 |
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dc.description.abstract |
The complexity of battery-powered embedded system such as mobile phones, and personal
digital assistants (PDAs) is growing quite fast. Devices based on high speed and multicore
cpus having multiple cameras, display devices and several network interfaces increase
the demand for more power. However, battery capacity does not grow at the same rate as
it does the complexity of mobile embedded devices. Therefore, extending battery lifetime
using power management strategies has became one of the key challenges in the design of
complex mobile embedded systems. The dynamic power management techniques, named
(DPM), allow power reduction at runtime by shutting down or reducing frequency or
voltage of idle system components. An strategy of power management must consider the
workload of the system. At a general purpose processor e.g. the combination of applications
running on such system may vary strongly, depending on what is being executed.
Moreover, the workload may vary drastically during the day, or over the days of the week,
or when the system is operated by different users. It happens because of the nonstationarity
of the workload. Besides, traditional power optimization strategies may not be
optimal for battery-powered devices if the characteristics of the battery are not properly
modeled and exploited. In order to optimize the battery lifetime, all of these must be
taken into account: the model of the workload of the system, the electric parameters (e.g.
values of currents) of the electronic system and the electrochemical features of the battery.
A battery-aware DPM technique that exploits an acurate analytical battery model
to increase battery lifetime in a non-stationary environment is proposed in this work. The
system is modeled by discrete-time Markov chains coupled to the battery model. Such
model allows a rigorous mathematical formulation of the problem and a trade-off between
performance and battery lifetime. The proposed DPM technique has been simulated at
Matlab and implemented using the Texas Instruments OMAP 1611 platform running
Linux. Simulation and experimental results have shown that the technique introduced
here results in longer battery lifetimes compared to previous DPM techniques. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11166 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-23T17:17:59Z |
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dc.date.available |
2020-01-23 |
|
dc.date.available |
2020-01-23T17:17:59Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gerenciamento de Energia |
|
dc.subject |
Cadeias de Markov |
|
dc.subject |
Baterias |
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dc.subject |
Sistemas Embarcados |
|
dc.subject |
Consumo de Energia |
|
dc.subject |
Energy Management |
|
dc.subject |
Markov Chains |
|
dc.subject |
Batteries |
|
dc.subject |
Embedded Systems |
|
dc.subject |
Energy Consumption |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUIZ, Saulo Oliveira Dornellas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Power management in embedded systems. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUIZ, Saulo Oliveira Dornellas. Gerenciamento de energia em sistemas embarcados. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2008. |
pt_BR |