dc.creator.ID |
FREITAS, R. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6479019111717415 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE, Erinaldo Hilário. |
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dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE, E. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0174408449858772 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
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dc.contributor.advisor2ID |
LUCENA, A. E. F. L. |
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dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
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dc.contributor.referee1 |
CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das. |
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dc.contributor.referee2 |
BRANCO, Verônica Teixeira Franco Castelo. |
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dc.description.resumo |
Os fortes investimentos dos setores publico e privado visando atender a crescente demanda brasileira por habitação nos últimos anos, tem aumentado a utilização do gesso como material de construção devido as suas vantagens de aplicação e acabamento. No entanto, os resíduos gerados a partir da
utilização desse material durante o processo construtivo não tem recebido uma destinação adequada e, na maioria dos centros urbanos, esses resíduos são dispostos em aterros, lixões ou em áreas
improprias. A legislação brasileira classifica o resíduo de gesso como material para o qual ainda não se dispõe de tecnologia para sua reciclagem, e proíbe o descarte em áreas expostas ao ar livre. Diante deste contexto, o presente trabalho aborda o assunto e apresenta resultados da aplicação de resíduos
de gesso da construção civil como filer em misturas asfálticas do tipo concreto asfáltico usinado a quente. Foram realizados ensaios de caracterização dos agregados, do ligante e do resíduo de gesso. Através da metodologia Marshall, determinou-se o teor de ligante de projeto para uma mistura sem
gesso e misturas com 2% e 4% do resíduo entre os agregados, as quais são enquadradas na faixa "C"
do DNIT. Para a caracterização mecânica das misturas foram moldados corpos-de-prova empregando-se
as metodologias Marshall e Superpave. Foram realizados os ensaios mecânicos de resistência a tração por compressão diametral, modulo de resiliência, determinação da vida de fadiga por compressão diametral a tensão controlada, desgaste Cântabro, dano por umidade e deformação plastica por compressão uniaxial sob carga estática. Os resultados demonstraram que a adição do gesso, ate um determinado limite, reduz o consumo de ligante, atende aos requisitos das especificações vigentes do DNIT e melhora as características mecânicas das misturas. Conclui-se,
finalmente, que o uso de resíduos de gesso, com percentual da ordem de 2% nas misturas asfálticas
do tipo CAUQ estudadas, apresenta-se como uma alternativa tecnicamente viável para a destinação deste rejeito. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
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dc.title |
Efeitos da adição de resíduos de gesso da indústria da construção nas propriedades mecânicas do concreto asfáltico usinado a quente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-05 |
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dc.description.abstract |
The heavy investment of public and private sectors in order to meet the growing brazilian demand for
housing in recent years, has increased the use of gypsum as a building material due to its advantages
of application and finishing. However, the waste generated from this material during the construction
process does not have proper destination and, in most urban centers, such waste is disposed in landfills,
dumps or unsuitable areas. The Brazilian legislation classifies the gypsum waste as a material for which
the recycling technology is not yet available and prohibits its disposal in outdoor areas. In this context,
this study addresses the issue and shows results on the use of gypsum waste from construction as a
filler in hot mix asphalt. Tests including the characterization of aggregates, binder and gypsum waste
were carried out. The study determined, by the Marshall design method, the design binder concentration
of a mixture without gypsum waste and with 2% and 4% of waste in aggregates, which mixtures are in
range "C" of DNIT's specification. For the mechanical characterization of the mixtures, specimens were
molded according to the Marshall and Superpave methodologies. The mechanical tests utilized were
Tensile Strength by Diametrical Compression, Resilient Modulus, determination of fatigue life by
diametrical compression under controlled stress made of loading, wastage by Cantabro, moisture
induced and permanent deformation by uniaxial compression under static load. The results showed that
the addition of gypsum to a limited extent, reduces the binder consumption, meets the requirements
specified by DNIT and improves the mechanical characteristics of the mixtures. It has been finally
concluded that, the use of waste gypsum with a percentage in the order of 2% in hot mix asphalt, shows
to be a technically feasible alternative for its disposal. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11177 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-24T11:20:49Z |
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dc.date.available |
2020-01-24 |
|
dc.date.available |
2020-01-24T11:20:49Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos de Gesso |
|
dc.subject |
Indústria da Construção |
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dc.subject |
Propriedades Mecânicas |
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dc.subject |
Concreto Asfáltico |
|
dc.subject |
Pavimentação |
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dc.subject |
Misturas Asfálticas Densas |
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dc.subject |
Gypsum Waste |
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dc.subject |
Construction Industry |
|
dc.subject |
Mechanical Properties |
|
dc.subject |
Asphalt Concrete |
|
dc.subject |
Paving |
|
dc.subject |
Dense Asphalt Mixtures |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Rodrigo Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Effects of the addition of gypsum residues from the construction industry on the mechanical properties of hot-machined asphalt concrete. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Rodrigo Dias. Efeitos da adição de resíduos de gesso da indústria da construção nas propriedades mecânicas do concreto asfáltico usinado a quente. 2010. 181f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11177 |
pt_BR |