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Estudo da incorporação de argilas montmorilonitas como modificador em cimentos asfálticos de petróleo.

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dc.creator.ID SANTOS, K. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2416142633716581 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Erinaldo Hilário.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Johnny Kennedy Guedes.
dc.description.resumo Atualmente, vários estudos tem sido desenvolvidos com o objetivo da utilização de nanotecnologia em pavimentos flexíveis. Um dos principais compostos estudados e a nanoargila. Sua incorporação ao ligante asfáltico proporciona melhoria nas propriedades físicas e reológicas e nas propriedades mecânicas das misturas asfálticas quanto a deformação, a quebra por fadiga, a quebra por temperatura e a ação da água. Este trabalho apresenta uma analise física de ligantes asfálticos e o comportamento mecânico de misturas asfálticas com o uso dos seguintes aditivos: OMMT (Argila Montmorilonita modificada, organofílica ou hidrofóbica) e a MMT (Argila Montmorilonita pura). Foram realizados ensaios de Viscosidade Brookfields, Ponto de Amolecimento e Penetração, fundamentais na caracterização dos ligantes, que permitiram analisar e comparar o comportamento do ligante puro com o dos ligantes modificados com os aditivos supracitados. Quanto as misturas, foram realizadas analises dos efeitos dos modificadores por meio de ensaios mecânicos, tais como: Resistência a Tração por Compressão Diametral Indireta, Modulo de Resiliência e Ensaio de Dano por Umidade Induzida, sendo todas as amostras submetidas ao processo de compactação por amassamento. A caracterização física do ligante asfáltico, com a adição dos dois modificadores, apresentou aumento no Ponto de Amolecimento e na Viscosidade, e diminuição da Penetração. Nas características mecânicas das misturas asfálticas, os resultados indicaram que as adições das argilas OMMT e MMT apresentaram aumento do Modulo de Resiliência e de Resistência a Tração quando comparados ao ligante asfáltico sem modificador. Alem disso, o efeito do ligante modificado com a OMMT apresentou melhores resultados com relação ao dano por umidade induzida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Estudo da incorporação de argilas montmorilonitas como modificador em cimentos asfálticos de petróleo. pt_BR
dc.date.issued 2012-05
dc.description.abstract Currently, several studies have been developed with the aim of using nanotechnology in flexible pavements. One of the main compounds studied is the nanoclay. Its incorporation into the asphalt binder supplies improvement in physical and Theological properties and mechanical properties of asphalt mixtures on the deformation, the breaking by fatigue, temperature and the breakdown by the action of water. This paper presents a physical analysis of asphalt binders and mechanical behavior of asphalt mixtures using the following additives: OMMT (Organic Modified Montmorillonite) and MMT (pure Montmorillonite clay). Tests of Brookfields viscosity, Softening Point and Penetration, core in the characterization of binders, which allowed analyzing and comparing the behavior of the pure ligand with modified ligands with the additives mentioned above were made. In relation to the mixtures, analyzes were made about the effects of modifiers by means of mechanical tests such as Tensile Strength Indirect Diametral Compression, Resilience Module and Induced Moisture for Damage Testing, with all samples submitted to the process of kneading compaction. The main results indicated that the addition of the two modifiers in the oil asphalt cement increases the softening point and viscosity, and reduces penetration. In the mechanical characteristics of the tested mixtures, the results indicated that the OMMT and MMT clay improved the values of Resilience Modules and Tensile Strength when compared to asphalt binder without modifier. Furthermore, the effect of the modified binder with OMMT showed better results in respect to moisture damage induced. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11193
dc.date.accessioned 2020-01-24T13:09:16Z
dc.date.available 2020-02-24
dc.date.available 2020-01-24T13:09:16Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Misturas Asfálticas
dc.subject Asfalto Modificado
dc.subject Argila Montmorilonita
dc.subject Nanoargila
dc.subject Nanotecnologia
dc.subject Pavimentos Flexíveis
dc.subject Asphalt Mixtures
dc.subject Modified Asphalt
dc.subject Montmorillonite
dc.subject Nanoclay
dc.subject Nanotechnology
dc.subject Flexible Flooring
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Karine Pereira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the incorporation of montmorillonite clays as a modifier in petroleum asphalt cements. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Karine Pereira dos. Estudo da incorporação de argilas montmorilonitas como modificador em cimentos asfálticos de petróleo. 2012. 193f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11193 pt_BR


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