DSpace/Manakin Repository

“Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000).

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID CEBALLOS, V. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0486267299077533 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por intuito analisar a representação do cangaceiro e do cangaço durante o ciclo da retomada do cinema nacional (1995-2002), tomando por base o grupo comandado por Severino de Aracaju no filme O Auto da Compadecida (2000). Para tanto, problematizaremos as estratégias criadas pelo diretor Guel Arraes para elaboração destes sujeitos e seus espaços de atuação, considerando, como coloca Barros (2012), os aspectos internos e externos que interferem nesse processo de construção da narrativa fílmica. Sendo assim, fez-se uso aqui das imagens extraídas das cenas que envolvem estes sujeitos na trama, capturadas por meio da técnica do print de tela e analisadas seguindo o viés teórico de Menezes (1996), assim como entrevistas, reportagens e depoimentos de cineastas ao livro de Nagib (2002), utilizando como aporte teórico de análise Foucault (1996) e Sosa (2006), além de filmes e obras literárias que também contribuíram para a elaboração da imagem simbólica destes sujeitos no filme de Arraes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000). pt_BR
dc.date.issued 2019-12-03
dc.description.abstract The present work aims to analyze the representation of the cangaceiro and the cangaço during the cycle of the resumption of Brazilian cinema (1995-2002), based on the group led by Severino de Aracaju in the movie O Auto da Compadecida (2000). Therefore, we discuss the strategies created by the director Guel Arraes to elaborate these subjects and their spaces of performance, considering, as Barros (2012) puts it, the internal and external aspects that interfere in this process of constructing the movie narrative. Thus, we analyze images extracted from scenes that involve these subjects in the plot, captured through the technique of printscreen and analyzed following the theoretical bias of Menezes (1996), as well as interviews, reports and testimonials of filmmakers to Nagib's book (2002), using Foucault (1996) and Sosa (2006) as theoretical suport, as well as films and literary works that also contributed to the elaboration of the symbolic image of these subjects in Guel Arraes' film. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11198
dc.date.accessioned 2020-01-24T14:04:58Z
dc.date.available 2020-01-24
dc.date.available 2020-01-24T14:04:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cinema - Brasil pt_BR
dc.subject Cinema brasileiro - retomada pt_BR
dc.subject O Auto da Compadecida pt_BR
dc.subject Cangaço pt_BR
dc.subject Representação - Nordeste pt_BR
dc.subject Cinema - Brazil pt_BR
dc.subject Brazilian Cinema - Resumed pt_BR
dc.subject Representation - Northeast pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Light, camera, action”: an analysis of the representation of the cangaceiro and the cangaço in the retamada cinema (1995-2002), through the characters Severino de Aracaju and his “goats” in the film “O Auto da Compadecida” (2000). pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Cicero Samuel Monteiro. “Luz, câmera, ação”: uma análise da representação do cangaceiro e do cangaço no cinema da retomada (1995-2002), através dos personagens Severino de Aracaju e seus “cabras” no filme “O Auto da Compadecida” (2000). 2019. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta