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Estudo das propriedades físicas, de estado e mecânicas de misturas asfálticas para os revestimentos de pistas de aeródromos.

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dc.creator.ID SILVA, J. A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5263478716646195 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes  http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.referee1 FABBRI, Glauco Tulio Pessa.
dc.contributor.referee2 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.description.resumo Os materiais constituintes dos revestimentos asfálticos, bem como suas propriedades físicas, de estado e mecânicas sob ações do trafego e do meio ambiente devem atender aos altos níveis de exigência, inerentes aos órgãos de controle de aeroportos nacionais e internacionais, preconizados pela International Civil Aviation Organization (ICAO). insere-se neste contexto a importância da melhoria e/ou da adequação distribuição dos tamanhos de partículas dos materiais que compõem os revestimentos asfálticos, as quais estão relacionadas diretamente a textura e ao comportamento mecânico da estrutura dos pavimentos aeroportuários. Este trabalho teve como objetivo o estudo sobre a adequação da distribuição dos tamanhos de partículas dos materiais que compõem os revestimentos asfálticos de aeródromos (Faixas 2 e 3) a partir da analise de propriedades físicas, de estado e mecânicas de misturas asfálticas utilizadas em pistas de pousos e de decolagens. Os resultados indicaram que houve um incremento significativo dos valores dos Módulos de Resiliência e de Resistência a Tração por Compressão Diametral em corpos de prova submetidos a compactação por amassamento quando comparados aos submetidos a compactação por impacto. Pode-se inferir que, para as pistas de pousos e de decolagens, as dosagens das misturas asfálticas compactadas por amassamento e com curvas granulométricas intermediarias aos limites superiores e inferiores das faixas conduzem as propriedades mecânicas mais adequadas aos revestimentos asfálticos destes pavimentos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Estudo das propriedades físicas, de estado e mecânicas de misturas asfálticas para os revestimentos de pistas de aeródromos. pt_BR
dc.date.issued 2011-06
dc.description.abstract The constituents of asphalt mixtures as well as its physical properties, state and mechanical performance under the action of traffic and the environment must attend the high levels of requirements, inherent in the control organs of national and international airports, established by the International Civil Aviation Organization (ICAO). Fits into this context The importance of the improvement and/or the adequacy of the particle size distribution of the materials is inserted in this context that compose asphalt mixture, which is related directly the texture and to the mechanical behavior of the structure of the airport pavements. This work had as objective the study on the adequacy of particle size distribution of the materials that compose asphalt mixtures of aerodromes (Zone 2 and 3) from the analysis of mechanical physical properties, state and mechanical properties of asphalt mixtures used in lanes landings and takeoffs. The results indicated that it was a significant increment of the Resilient Modulus values and the traction resistance to diametric compression values in test using gyratory compactor when compared with the tests submitted to the compacting for impact. It can be inferred that, for the tracks of landings and takeoff, the dosages asphalt mixtures compressed in gyratory compactor and with particle size distribution intermediate to upper and lower limits of the zone lead more adequate the mechanical properties to asphalt mixtures of the pavement. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11293
dc.date.accessioned 2020-01-28T13:10:01Z
dc.date.available 2020-01-28
dc.date.available 2020-01-28T13:10:01Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Misturas Asfálticas
dc.subject Composições Granulométricas
dc.subject Aeroportos
dc.subject Propriedades Mecânicas
dc.subject Agregados
dc.subject Pavimentação
dc.subject Asphalt Mixtures
dc.subject Granulometric Compositions
dc.subject Airports
dc.subject Mechanical Properties
dc.subject Aggregates
dc.subject Paving
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José de Arimatéia Almeida e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the physical, state and mechanical properties of asphalt mixtures for aerodrome runway coverings. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José de Arimatéia Almeida e. Estudo das propriedades físicas, de estado e mecânicas de misturas asfálticas para os revestimentos de pistas de aeródromos. 2011. 174f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11293 pt_BR


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