dc.creator.ID |
SILVA, J. A. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5263478716646195 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, J. K. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FABBRI, Glauco Tulio Pessa. |
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dc.contributor.referee2 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
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dc.description.resumo |
Os materiais constituintes dos revestimentos asfálticos, bem como suas propriedades físicas, de estado e mecânicas sob ações do trafego e do meio ambiente devem atender aos altos níveis de exigência, inerentes aos órgãos de controle de aeroportos nacionais e internacionais, preconizados pela International Civil Aviation Organization (ICAO). insere-se neste contexto a importância da
melhoria e/ou da adequação distribuição dos tamanhos de partículas dos materiais que compõem os revestimentos asfálticos, as quais estão relacionadas diretamente a textura e ao comportamento mecânico da estrutura dos pavimentos aeroportuários. Este trabalho teve como objetivo o estudo sobre a adequação da distribuição dos tamanhos de partículas dos materiais que compõem os
revestimentos asfálticos de aeródromos (Faixas 2 e 3) a partir da analise de propriedades físicas, de estado e mecânicas de misturas asfálticas utilizadas em pistas de pousos e de decolagens. Os
resultados indicaram que houve um incremento significativo dos valores dos Módulos de Resiliência e
de Resistência a Tração por Compressão Diametral em corpos de prova submetidos a compactação
por amassamento quando comparados aos submetidos a compactação por impacto. Pode-se inferir
que, para as pistas de pousos e de decolagens, as dosagens das misturas asfálticas compactadas
por amassamento e com curvas granulométricas intermediarias aos limites superiores e inferiores das faixas conduzem as propriedades mecânicas mais adequadas aos revestimentos asfálticos destes
pavimentos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Estudo das propriedades físicas, de estado e mecânicas de misturas asfálticas para os revestimentos de pistas de aeródromos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-06 |
|
dc.description.abstract |
The constituents of asphalt mixtures as well as its physical properties, state and mechanical
performance under the action of traffic and the environment must attend the high levels of
requirements, inherent in the control organs of national and international airports, established by the
International Civil Aviation Organization (ICAO). Fits into this context The importance of the
improvement and/or the adequacy of the particle size distribution of the materials is inserted in this
context that compose asphalt mixture, which is related directly the texture and to the mechanical
behavior of the structure of the airport pavements. This work had as objective the study on the
adequacy of particle size distribution of the materials that compose asphalt mixtures of aerodromes
(Zone 2 and 3) from the analysis of mechanical physical properties, state and mechanical properties of
asphalt mixtures used in lanes landings and takeoffs. The results indicated that it was a significant
increment of the Resilient Modulus values and the traction resistance to diametric compression values
in test using gyratory compactor when compared with the tests submitted to the compacting for
impact. It can be inferred that, for the tracks of landings and takeoff, the dosages asphalt mixtures
compressed in gyratory compactor and with particle size distribution intermediate to upper and lower
limits of the zone lead more adequate the mechanical properties to asphalt mixtures of the pavement. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11293 |
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dc.date.accessioned |
2020-01-28T13:10:01Z |
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dc.date.available |
2020-01-28 |
|
dc.date.available |
2020-01-28T13:10:01Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas Asfálticas |
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dc.subject |
Composições Granulométricas |
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dc.subject |
Aeroportos |
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dc.subject |
Propriedades Mecânicas |
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dc.subject |
Agregados |
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dc.subject |
Pavimentação |
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dc.subject |
Asphalt Mixtures |
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dc.subject |
Granulometric Compositions |
|
dc.subject |
Airports |
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dc.subject |
Mechanical Properties |
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dc.subject |
Aggregates |
|
dc.subject |
Paving |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, José de Arimatéia Almeida e. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the physical, state and mechanical properties of asphalt mixtures for aerodrome runway coverings. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, José de Arimatéia Almeida e. Estudo das propriedades físicas, de estado e mecânicas de misturas asfálticas para os revestimentos de pistas de aeródromos. 2011. 174f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11293 |
pt_BR |