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Avaliação estrutural das pistas de pouso e decolagem, pátios e acessos do aeroporto Presidente Castro Pinto de João Pessoa.

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dc.creator.ID JORDÃO, L. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4047389330589423 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Ricardo Almeida de.
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Raimundo Leidimar.
dc.description.resumo Os pavimentos de aeroportos são construídos para suportar as cargas impostas pelas aeronaves. Devem assim apresentar um bom desempenho e ser estáveis e resistentes as intempéries. Estudos sobre os materiais constituintes do pavimento e o conhecimento das características das aeronaves, como seu tipo de trem de pouso, peso máximo de decolagem, pressão dos pneus, entre outros, são de grande importância para o dimensionamento, avaliação, manutenção e restauração dos pavimentos aeroportuários. O presente trabalho teve como objetivo o estudo sobre a avaliação de projetos de ampliação e de recape, das pistas de pouso e decolagem, de acessos e de pátios do Aeroporto Presidente Castro Pinto de João Pessoa, Estado da Paraíba, a partir dos métodos da FAA e do Asphalt Institute. Foram utilizadas informações contidas no relatório da INFRAERO de 1980, dados coletados pela ATECEL® em 2002, e analisados, de forma comparativa, resultados estimados através dos métodos da FAA e do Asphalt Institute. A avaliação das condições de superfície dos pavimentos da pista de pouso e decolagem, pátios e acessos do Aeroporto Castro Pinto, indica que a sua estrutura não sofreu colapso prematura ou desgaste acentuado apos 23 anos de serviço. Esta constatação e corroborada pelas informações obtidas na avaliação semi-destrutiva da estrutura dos pavimentos, através de sondagens com rotativas, com trados, com aberturas de poços de inspeção, e pelas espessuras estimadas, a partir dos Métodos da FAA e do Asphalt Institute. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil
dc.title Avaliação estrutural das pistas de pouso e decolagem, pátios e acessos do aeroporto Presidente Castro Pinto de João Pessoa. pt_BR
dc.date.issued 2004-05
dc.description.abstract Highway airfields are built to support loads which are imposed by aircrafts. So, they must present a good performance, and be stable and resistant to varying climate conditions. Knowledge of aircraft characteristics such as landing gear type, maximum takeoff weight, tire pressures, research of pavement materials, among others, is very important to design, evaluation, maintenance and rehabilitation of the pavement. The aim of the present work was the evaluation study of enlargement and overlay designs of landing runways, takeoff runways, taxiways and aprons of President Castro Pinto Airfield in Joao Pessoa, state of Paraiba, based on the methods of FAA and those of the Asphalt Institute. Data contained in the report of INFRAERO and those collected by ATECEL were used. The estimated results were analyzed in a comparative way through the approaches of FAA and those of the Asphalt Institute. The surface condition of landing runways, takeoff runways, aprons and taxiways of Castro Pinto Airfield indicates that its structure has suffered neither any premature collapse nor any accentuated distress after 23 years of service. This evidence is confirmed by data obtained in semi-destructive evaluation of pavements, carried out by means of sounding, sampling, survey and through estimated thicknesses, employing methods of FAA, and the of Asphalt Institute. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11326
dc.date.accessioned 2020-01-29T12:15:49Z
dc.date.available 2020-01-29
dc.date.available 2020-01-29T12:15:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Aeroportos
dc.subject Avaliação Estrutural - Pistas de Pouso e Decolagem
dc.subject Pavimentos
dc.subject Aeroporto Presidente Castro Pinto - João Pessoa.(PB)
dc.subject Pavimentos de Aeroportos
dc.subject Projetos de Ampliação e de Recape - Pistas de Pouso e Decolagem
dc.subject FAA e Asphalt Institute. - Métodos
dc.subject INFRAERO
dc.subject Estrutura dos Pavimentos - Sondagens
dc.subject Airports
dc.subject Structural Assessment - Airstrips and Takeoffs
dc.subject Floors
dc.subject Presidente Castro Pinto Airport - João Pessoa. (PB)
dc.subject Airport floors
dc.subject Expansion and Recap Projects - Airstrips and Takeoffs
dc.subject FAA and Asphalt Institute. - Methods
dc.subject Floor Structure - Surveys
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JORDÃO, Luciana Pimentel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Structural assessment of airstrips, patios and accesses at Presidente Castro Pinto de João Pessoa airport. pt_BR
dc.identifier.citation JORDÃO, Luciana Pimentel. Avaliação estrutural das pistas de pouso e decolagem, pátios e acessos do aeroporto Presidente Castro Pinto de João Pessoa. 2004. 347f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11326 pt_BR


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