dc.creator.ID |
SOUZA, K. C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7854992615556435 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, E. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.contributor.referee2 |
AYALA, Marcos. |
|
dc.description.resumo |
A cantoria de viola e uma das expressões da poesia popular baseada em narrativas poéticas. Entre o Cordel e a Embolada ela constitui um gênero de improviso. No entanto, a cantoria de viola congrega diversos modos de configuração, desde a apresentação em feiras e praças publicas, passando pela cantoria de bandeja, ate a forma dos Congressos. Baseados em alguns elementos da Cantoria, os Congressos surgiram como meio de enaltecimento para a profissão do repentista no contexto urbano. Por outro lado, o exemplo de Itapetim revela como a poesia rural bebe da fonte da experiencia urbana. O movimento inicial surgiu como meio de migração para grandes cidades e denota a característica itinerante da poesia improvisada. Atualmente, a
experiencia vivida pelos cantadores de Itapetim mescla esses dois modelos. A partir deste percurso, é possível verificar como o Congresso no espaço não-urbanizado realiza um constante movimento de criação, recriação e apropriação da tradição. De acordo com a ideia de tradição apontada neste trabalho, constata-se que num contexto pós-moderno, a própria mudança e especular, faz parte de um momento criativo em que o antigo e o novo encontram-se,
reinventam-se e reatualizam-se. O fato e que num contexto de uma cultura complexa e
globalizada e cada vez mais difícil identificar na constituição de um fenômeno cultural os
aspectos que fundamentam a experiencia tradicional e os que fundamentam a experiencia
moderna, por causa das múltiplas interações que decorrem desse processo. O exemplo do Congresso de Amadores confirma como essas interações são ambivalentes, interferindo na própria dinâmica da cultura local. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A poesia de repente volta para casa: Itapetim no circuito de congressos de violeiros. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006-03 |
|
dc.description.abstract |
The cantata of viola in na expression of popular poetry base don poetical narrative. Between
the Cordel and the Embolada, it constitutes na improvise class. Altlthough, the cantata of viola
congregates many ways of configuration, since the presentation in markets and public squares,
passing by the cantata of bandeja, until the shape of Congress. The Congress begun like a
exalting way for the repentist job at the urban context. On the other hand, the exemplo of
Itapetim, shows like the rural poetry drinks from the urban experience fountain. The initial
movement begun like a migracion way for the big cities and shows characteristics itinerants of
improvised poetry. Nowadays, the experience lived by the Itapetim' singers mixture this two
models. From this curse, is possible verify like the Congress at the non-urban space realizes a
constant movement of creation, recreation and Tradicion's appopriation. From the idea of the
tradition showed at this job, we could verify that in a pos-modern context, the own change is
especular, making part of a creative moment, where the old and the new found, reivent and
became actual it selves. The fact is that in a cultural complex and globalized context is each
time more difficult to identify in the constitution of a cultural phenomenon the aspects that
give bases for the traditional and modern experience, because of the multiple interactions
succeed by this process. The example of the Amateurs' Congress confirms thathese
interactions interfere until in the dynamic of the local culture. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11360 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-30T11:58:24Z |
|
dc.date.available |
2020-01-30 |
|
dc.date.available |
2020-01-30T11:58:24Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia de Repente |
|
dc.subject |
Cantoria de Viola |
|
dc.subject |
Violeiros |
|
dc.subject |
Cultura Popular |
|
dc.subject |
Congresso de Violeiros |
|
dc.subject |
Tradição e Modernidade |
|
dc.subject |
Poesia Popular |
|
dc.subject |
Suddenly Poetry |
|
dc.subject |
Viola Cantoria |
|
dc.subject |
Violins |
|
dc.subject |
Popular Culture |
|
dc.subject |
Congress of Violeiros |
|
dc.subject |
Tradition and Modernity |
|
dc.subject |
Popular Poetry |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Karlla Christine Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Poetry suddenly comes home: Itapetim on the violinist congress circuit. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Karlla Christine Araújo. A poesia de repente volta para casa: Itapetim no circuito de congressos de violeiros. 2006. 143f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11360 |
pt_BR |