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A poesia de repente volta para casa: Itapetim no circuito de congressos de violeiros.

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dc.creator.ID SOUZA, K. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7854992615556435 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.referee2 AYALA, Marcos.
dc.description.resumo A cantoria de viola e uma das expressões da poesia popular baseada em narrativas poéticas. Entre o Cordel e a Embolada ela constitui um gênero de improviso. No entanto, a cantoria de viola congrega diversos modos de configuração, desde a apresentação em feiras e praças publicas, passando pela cantoria de bandeja, ate a forma dos Congressos. Baseados em alguns elementos da Cantoria, os Congressos surgiram como meio de enaltecimento para a profissão do repentista no contexto urbano. Por outro lado, o exemplo de Itapetim revela como a poesia rural bebe da fonte da experiencia urbana. O movimento inicial surgiu como meio de migração para grandes cidades e denota a característica itinerante da poesia improvisada. Atualmente, a experiencia vivida pelos cantadores de Itapetim mescla esses dois modelos. A partir deste percurso, é possível verificar como o Congresso no espaço não-urbanizado realiza um constante movimento de criação, recriação e apropriação da tradição. De acordo com a ideia de tradição apontada neste trabalho, constata-se que num contexto pós-moderno, a própria mudança e especular, faz parte de um momento criativo em que o antigo e o novo encontram-se, reinventam-se e reatualizam-se. O fato e que num contexto de uma cultura complexa e globalizada e cada vez mais difícil identificar na constituição de um fenômeno cultural os aspectos que fundamentam a experiencia tradicional e os que fundamentam a experiencia moderna, por causa das múltiplas interações que decorrem desse processo. O exemplo do Congresso de Amadores confirma como essas interações são ambivalentes, interferindo na própria dinâmica da cultura local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A poesia de repente volta para casa: Itapetim no circuito de congressos de violeiros. pt_BR
dc.date.issued 2006-03
dc.description.abstract The cantata of viola in na expression of popular poetry base don poetical narrative. Between the Cordel and the Embolada, it constitutes na improvise class. Altlthough, the cantata of viola congregates many ways of configuration, since the presentation in markets and public squares, passing by the cantata of bandeja, until the shape of Congress. The Congress begun like a exalting way for the repentist job at the urban context. On the other hand, the exemplo of Itapetim, shows like the rural poetry drinks from the urban experience fountain. The initial movement begun like a migracion way for the big cities and shows characteristics itinerants of improvised poetry. Nowadays, the experience lived by the Itapetim' singers mixture this two models. From this curse, is possible verify like the Congress at the non-urban space realizes a constant movement of creation, recreation and Tradicion's appopriation. From the idea of the tradition showed at this job, we could verify that in a pos-modern context, the own change is especular, making part of a creative moment, where the old and the new found, reivent and became actual it selves. The fact is that in a cultural complex and globalized context is each time more difficult to identify in the constitution of a cultural phenomenon the aspects that give bases for the traditional and modern experience, because of the multiple interactions succeed by this process. The example of the Amateurs' Congress confirms thathese interactions interfere until in the dynamic of the local culture. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11360
dc.date.accessioned 2020-01-30T11:58:24Z
dc.date.available 2020-01-30
dc.date.available 2020-01-30T11:58:24Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Poesia de Repente
dc.subject Cantoria de Viola
dc.subject Violeiros
dc.subject Cultura Popular
dc.subject Congresso de Violeiros
dc.subject Tradição e Modernidade
dc.subject Poesia Popular
dc.subject Suddenly Poetry
dc.subject Viola Cantoria
dc.subject Violins
dc.subject Popular Culture
dc.subject Congress of Violeiros
dc.subject Tradition and Modernity
dc.subject Popular Poetry
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Karlla Christine Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Poetry suddenly comes home: Itapetim on the violinist congress circuit. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Karlla Christine Araújo. A poesia de repente volta para casa: Itapetim no circuito de congressos de violeiros. 2006. 143f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11360 pt_BR


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