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O direito à educação e o fechamento de escolas no Cariri Ocidental Paraibano.

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dc.creator.ID FARIAS, D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5668940939734528 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6964593101151807 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee2 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.farias
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão da Licenciatura em Educação do Campo vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores e Práticas Pedagógicas- NUPEFORP, na linha de pesquisa: Educação do Campo, política educacional e sociedade. Nosso objeto de estudo consistiu em investigar sobre O direito a educação e fechamento de escolas no Cariri Ocidental Paraibano. Nosso pressuposto foi que o poder público municipal naturalizou o debate sobre o fechamento da escola nas comunidades rurais, como se a escola na sede – urbana – assegurasse uma melhor qualidade da aprendizagem, o que gerou ao longo do tempo uma aceitação por parte das comunidades rurais. Além disso, constrói uma narrativa do fechamento de escolas como uma solução para as turmas multisseriadas, hegemonicamente tratadas como deficitária e um problema para a educação. Esta perspectiva começa a ser questionada pelo movimento da Educação do Campo, e recentemente, começa a existir em todo o país, resistência contra o fechamento das escolas, fato que verificamos também no Cariri Paraibano, que traz junto consigo a defesa da escola como direito. Considerando isto, tivemos como objetivo geral: Analisar as ações realizadas pelo poder público e comunidade no processo de fechamento das escolas no município de Sumé. Especificamente: Refletir sobre a conquista do direito a Educação das populações campesinas na última década no Brasil; Identificar no Cariri o número de escolas fechadas no período de 2010-2018; Contextualizar as ações desenvolvidas pelo poder público e sociedade civil no que se refere ao fechamento das escolas. Adotamos a abordagem qualitativa numa perspectiva do método dialético, e usamos como procedimentos fundamentais a análise documental e entrevista para coleta das informações, que foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Como resultados da pesquisa, percebemos que a perspectiva da defesa da escola como direito começa a se afirmar nas comunidades rurais, que não aceitam como natural o fechamento das escolas, passando a ocorrer uma mudança sobre a concepção das turmas multisseriadas, no poder público predomina ainda o discurso da existência desta escola como um gasto devido a sua quantidade de estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O direito à educação e o fechamento de escolas no Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-13
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11368
dc.date.accessioned 2020-01-30T14:05:45Z
dc.date.available 2020-01-30
dc.date.available 2020-01-30T14:05:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Direito à educação pt_BR
dc.subject Fechamento de escolas do campo pt_BR
dc.subject Participação política e educação pt_BR
dc.subject Escolas do campo pt_BR
dc.subject Reivindicação de educação pt_BR
dc.subject Educacion rural pt_BR
dc.subject Derecho a la educación pt_BR
dc.subject Cierre de escuelas rurales. pt_BR
dc.subject Participación política y educación. pt_BR
dc.subject Reclamo de educación pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.subject Right to education pt_BR
dc.subject Closing of rural schools pt_BR
dc.subject Political participation and education pt_BR
dc.subject Education claim pt_BR
dc.subject Country schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Danilo de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative El derecho a la educación y el cierre de escuelas en Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.title.alternative The right to education and the closure of schools in the region of Cariri Ocidental Paraibano - Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Danilo de Souza. O direito à educação e o fechamento de escolas no Cariri Ocidental Paraibano. 2019. 82f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11368 pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo de finalización del Grado en Educación Rural está vinculado al Centro de Estudios e Investigación en Educación Rural, formación docente y Prácticas Pedagógicas- NUPEFORP, en la línea de investigación: Educación Rural, política educativa y sociedad. Nuestro objeto de estudio fue investigar el derecho a la educación y el cierre de escuelas en el oeste de Paraíba Cariri. Asumimos que el gobierno municipal naturalizó el debate sobre el cierre de escuelas en comunidades rurales, como si la escuela en la sede urbana asegurara una mejor calidad de aprendizaje, lo que con el tiempo generó la aceptación de las comunidades rurales. . Además, construye una narrativa del cierre de la escuela como una solución para las clases de varios grados, tratada hegemónicamente como déficit y un problema para la educación. Esta perspectiva está comenzando a ser cuestionada por el movimiento de Educación Rural, y recientemente, la resistencia contra el cierre de escuelas ha comenzado a existir en todo el país, un hecho que también verificamos en el Paraíba cariri, que trae consigo la defensa de la escuela como un derecho. Considerando esto, teníamos como objetivo general: analizar las acciones tomadas por el poder público y la comunidad en el proceso de cierre de las escuelas en la ciudad de Sumé. Específicamente: reflexionar sobre el logro del derecho a la educación de las poblaciones campesinas en la última década en Brasil; Identificar en Cariri el número de escuelas cerradas en el período 2010-2018; Contextualizar las acciones desarrolladas por el poder público y la sociedad civil con respecto al cierre de escuelas. Adoptamos el enfoque cualitativo desde una perspectiva dialéctica, y utilizamos como procedimientos fundamentales el análisis documental y la entrevista para la recopilación de información, que se analizaron desde la perspectiva del análisis de contenido (Bardin, 2011). Como resultado de la investigación, nos damos cuenta de que la perspectiva de la defensa de la escuela como un derecho comienza a imponerse en las comunidades rurales, que no aceptan como natural el cierre de las escuelas. El discurso de la existencia de esta escuela como un gasto debido a su cantidad de estudiantes. pt_BR


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