dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, MARIA C.S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6765184773476155 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACIEL, Theophilo Moura. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MACIEL, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9476858938351846 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
SANTOS, Marco Antonio dos. |
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dc.contributor.referee1 |
POPE, Alexandre Meirelles. |
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dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Jesualdo Pereira. |
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dc.contributor.referee3 |
CASTRO, Walman Benicio de. |
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dc.contributor.referee4 |
VASCONCELOS, Ricardo Cabral de. |
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dc.description.resumo |
Os risers de aço em catenária, estruturas verticais de tubulações compreendidas entre
as tubulações de produção e exportação a plataforma, em virtude dos carregamentos
cíclicos impostos pelas condições de operação, estão sujeitas a fraturarem por fadiga,
principalmente nas soldas circunferenciais dispostas ao longo de seu comprimento. Os
desvios de alinhamento e as condições superficiais da raiz da solda, executada por um só lado, em virtude do pequeno diâmetro dessas estruturas, podem comprometer a sua
performance a fadiga em serviço. A realização de um simples passe de refusão interno,
sem metal de adição, poderia eliminar as descontinuidades geométricas do passe de raiz
dessas juntas, designadas pelos códigos de projeto como Classe F2, tomando-as mais
resistentes as condições cíclicas de carga. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo
avaliar a possibilidade de utilização da técnica TIG dressing internamente na raiz da solda de risers, através da realização de ensaios de fadiga em juntas soldadas de tubulações marítimas, sem requisites de aplicações cíclicas, obtidas por eletrodo revestido e tratadas internamente pelo passe de refusão. Os resultados obtidos mostraram aumentos
significativos dos níveis de tensão e da vida em fadiga para as amostras tratadas quando
comparados aqueles na condição como soldado e, com isso também, a possibilidade de
juntas unilaterais, obtidas por eletrodo revestido e modificadas na raiz pelo tratamento de
refusão, serem elevadas a condição de classe E, superior a classe F2 de projeto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharias |
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dc.title |
Comportamento à fadiga de juntas soldadas de tubulações marítimas tratadas pela técnica TIG Dressing. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2004-09-23 |
|
dc.description.abstract |
Due to cyclic loads, steel catenary risers are subject to fracture risk by fatigue, mainly
in the girth welds disposed along of their length. Depending on the alignment and the weld
root conditions, such joints, made from the outside only because of the small diameter of
tubes, may have very poor fatigue strength. By a remelting pass without filler metal,
geometric discontinuities and defects could be removed and a improvement in fatigue
strength could be achieved. Under these aspects, this work evaluated the possibility of the
TIG dressing technique be used internally in the weld root of risers, by testing welded
joints of these pipelines in as-welded and TIG dressed conditions. The results showed
significant increases of the stress levels and of the fatigue life for the TIG dressed
specimens when compared with as-welded condition These increases demonstrated that
welds made by Shielded Metal Arc Welding Process and modified in the weld root by
remelting treatment can be designated as Class E, superior to Class F2, as actually they are
designated by project codes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11388 |
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dc.date.accessioned |
2020-01-31T10:21:18Z |
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dc.date.available |
2020-01-31 |
|
dc.date.available |
2020-01-31T10:21:18Z |
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dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Juntas Soldadas |
|
dc.subject |
Aço API 5L X60 |
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dc.subject |
TIG Dressing |
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dc.subject |
Comportamento à Fadiga |
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dc.subject |
Curvas SN |
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dc.subject |
Tubulações Marítimas |
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dc.subject |
Técnica TIG Dressing |
|
dc.subject |
Welded Joints |
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dc.subject |
Steel API 5L X60 |
|
dc.subject |
TIG Dressing |
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dc.subject |
Behavior to Fatigue |
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dc.subject |
SN Curves |
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dc.subject |
Marine Pipes |
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dc.subject |
TIG Dressing Technique |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Maria Cléa Soares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fatigue behavior of welded joints in marine pipes treated by the TIG Dressing technique. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Maria Cléa Soares de. Comportamento à fadiga de juntas soldadas de tubulações marítimas tratadas pela técnica TIG Dressing. 2004. 213f. (Tese de Doutorado em Engenharia de Processos), Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11388 |
pt_BR |