dc.creator.ID |
DREBES, R. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1761571447956461 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SCHIEL, Ulrich. |
|
dc.contributor.advisor1 |
RIBEIRO, Claudia Maria Fernandes Araujo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SCHIEL, U. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
RIBEIRO, C. M. F. A. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2971250918247087 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4724141474353962 |
|
dc.contributor.referee1 |
FECHINE, Joseana Macêdo. |
|
dc.contributor.referee2 |
VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz Vieira. |
|
dc.description.resumo |
O surgimento dos serviços semânticos e sua utilização tem sido objeto de intensa
pesquisa nos últimos anos. Nesse contexto as ontologias são utilizadas como estruturas
de representação do conhecimento, para facilitar a reutilização e troca de informações.
Entretanto, a multiplicidade na descrição semântica dos serviços, a dificuldade na
obtenção de consenso para a definição de ontologias de domínio e as diferentes
perspectivas de utilização apresentam um empecilho para a automatização de tarefas
relacionadas a provisão de serviços.
A provisão de serviços consiste em um processo complexo composto de várias
sub-atividades, tais como publicação, descoberta, negociação, seleção, composição,
execução e monitoramento. Entretanto, o trabalho realizado foi focado nas fases de
descoberta, negociação, seleção e monitoramento de serviços. Visando um melhor
entendimento das questões provenientes de cada fase foi realizado um estudo com base
no domínio da industria fonográfica. Um levantamento das condições de prestação de
serviços aponta a necessidade da utilização de novos modelos de negócios e de novas
estrategias que possibilitem a personalização dos serviços, dando ao usuário um papel
mais ativo no processo.
Para lidar com as limitações encontradas no cenário de prestação de serviços,
foi utilizada uma abordagem integrada, que une dois modelos: um centrado na
percepção do usuário e o outro nas fases de prestação de serviços. Os modelos
utilizados na abordagem integrada sab Escher e Personae, respectivamente. O modelo
resultante dessa abordagem foi denominado de modelo estendido, que une a
expressividade de Escher as fases de prestação de serviços tratadas em Persons Tendo
em vista que o modelo Personae compreende as fases iniciais no ciclo de prestação de
serviços, as fases de negociação, monitoramento e re-negociação de contratos foram
adicionadas ao modelo estendido.
Essa abordagem, denominada abordagem integrada, possibilitou a constatação
de que os principais conceitos relacionados ao domínio de prestação de serviços foram
contemplados. A utilização de dois cenários para ilustrar a aplicabilidade do modelo
estendido serviu para demonstrar a capacidade do modelo em atender as necessidades
tanto de usuários leigos como de usuários especialistas nas tarefas relacionadas a
prestação de serviços na web. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
|
dc.title |
Especificação formal da atividade de negociação em serviços semânticos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-02-28 |
|
dc.description.abstract |
The rise of semantic services and their use has been the subject of intense research in
recent years. In this context, ontologies are used as structures of knowledge
representation, to facilitate reuse and sharing of information However, the multiplicity
in the semantic description of services, difficulty in reaching consensus on the definition
of domain ontologies and the use of different perspectives present an obstacle to
automate service related tasks.
Service provision consists on a complex process, composed of several subactivities,
such as publication, discovery, negotiation, selection, composition, execution
and monitoring However, the work accomplished was focused on the discovery,
negotiation, selection and service monitoring phases. Aiming to achieve a better
understanding of the questions raised from each one of the phases, a study based on the
music industry was conducted. A survey of service conditions indicates the need of
using new business models and new strategies that may enable the customization of
services, giving users a more active role in the process.
To deal with the drawbacks found in the service oriented scenario, an
integrated approach was used, that unites two models: one, focused on user perception
and the other focused on the service provision phases. The models used in the integrated
approach are Escher and Persona;, respectively. The resulting model of this approach
was named extended model, and it unites the expressiveness of Escher to the service
provisioning phases addressed in Persona;. Acknowledging that the model Persona;
addresses the initial phases in the service provisioning lifecycle, the phases of
negotiation, monitoring and contracts re-negotiation were added to the extended model.
The presented approach, named the integrated approach, enabled to perceive
that the main concepts related to the service provisioning domain were addressed. The
use of two scenarios to illustrate the applicability of the extended model was effective to
demonstrate the capability of the model to meet the needs of either kind of user, a nonexpert
and an expert user, on the tasks related to service provisioning on the web. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11420 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-31T18:39:44Z |
|
dc.date.available |
2020-01-31 |
|
dc.date.available |
2020-01-31T18:39:44Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços Semânticos |
|
dc.subject |
Serviços |
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dc.subject |
Modelagem |
|
dc.subject |
Métodos Formais |
|
dc.subject |
Ontologias |
|
dc.subject |
Representação do Conhecimento |
|
dc.subject |
Semantic Services |
|
dc.subject |
services |
|
dc.subject |
Modeling |
|
dc.subject |
Formal Methods |
|
dc.subject |
Ontologies |
|
dc.subject |
Knowledge Representation |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DREBES, Rute Cardoso. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Formal specification of the negotiation activity in semantic services. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DREBES, Rute Cardoso. Especificação formal da atividade de negociação em serviços semânticos. 161f. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Computação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11420 |
pt_BR |