dc.creator.ID |
GOMES, M. E. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4678094733059827 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DUARTE, Raimundo Nonato Calazans. |
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dc.contributor.advisor1ID |
DUARTE, R. N. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6888984510203323 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BEZERRA FILHO, Celso Rosendo. |
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dc.contributor.referee2 |
COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da. |
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dc.contributor.referee3 |
PEDRINI, Aldomar. |
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dc.description.resumo |
O trabalho faz comparação entre modelos de perda de carga durante o escoamento de
óleos pesados. Definindo-se um modelo analítico a partir de dados reais de operação,
sendo este, juntamente com outros dois modelos (o modelo de Brauner e o de Arney),
comparados com dados experimentais encontrados no trabalho experimental de Sotgia.
A despeito das correntes crises que envolvem o setor petrolífero, o mesmo vem
crescendo significativamente em face de sua abundancia no pais. Esta indústria
apresenta vários processos e elementos produtivos que vão desde a produção ate o
refino e distribuição para unidades consumidoras. Um deles são as bombas responsáveis
por transportar o óleo bruto levando-o a obtenção de produtos finais disponibilizado-o
aos consumidores. Mediante o exposto, toma-se evidente a necessidade de estudos
avançados sobre a dependência entre o consumo energético de bombas para óleos
pesados, as propriedades físico-químicas dos fluidos envolvidos e a contribuição da
água utilizada como veiculo no transporte deste tipo de óleo. Buscando suprir esta
demanda e a partir desta ideia, o presente trabalho foi desenvolvido para identificar
modelos teóricos e pesquisar resultados empíricos com objetivo final de avaliar a
quantidade ideal de água em um mistura liquida binária óleo pesado e água para os
campos da bacia potiguar com este tipo de óleo. Os dados foram obtidos através de
pesquisas literárias, reuniões e visitas técnicas em uma estação da Petrobras situada no
RN. Resultados da comparação entre os modelos através do fator de redução de pressão,
da potência de bombeamento, consumo energético e a reutilização da água de produção,
são apresentados e discutidos. Verificou-se que o modelo Brauner foi o mais satisfatório
ao perfil real do campo, com uma pequena diferença para misturas muito pobres ou
muito ricas em óleo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise da redução de perda de carga e do consumo energético para bombeamento de óleos pesados em tubulações. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-08-27 |
|
dc.description.abstract |
This paper makes the comparison between models of pressure drop during heavy oil
flow. Set up an analytical model from real data operation, where it is compared to
Brauner and Arney models and experimental data found in literature. In spite of current
crisis involving oil industry, it has grown significantly in face of its abundance in the
country. This industry offers various productive processes and elements ranging from
production to refining and distribution for consumer units. One of this is pumps that are
responsible for transporting crude oil to be processed into end products available to
consumers. By the foregoing, it is evident the need for advanced studies on energy
consumption dependence of pumps for heavy oils, physicochemical properties of fluids
involved and the contribution of water used as a vehicle for transport of such oil.
Seeking to meet this demand and from this idea, present work was developed to identify
theoretical models and to search empirical results with ultimate goal of evaluating water
optimal amount in a binary liquid water-heavy oil mixture for potiguar basin fields.
Data were obtained from literature surveys, meetings and technical visits on a Petrobras
SA workstation, located in Rio Grande do Norte state. Pressure reduction factor,
pumping power, energy consumption and water production reuse results are presented
and discussed for comparison between models. It was found that Brauner model was
one most suited to field actual profile, with a small difference for very poor or very rich
mixtures in oil. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11462 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-03T17:05:43Z |
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dc.date.available |
2020-02-03 |
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dc.date.available |
2020-02-03T17:05:43Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Óleos Pesados - Escoamento |
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dc.subject |
Escoamento Bifásico |
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dc.subject |
Potência de Bombeamento |
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dc.subject |
Comparação de Modelos - Brauner e Arney |
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dc.subject |
Setor Petrolífero - Produção - Refino e Distribuição |
|
dc.subject |
Água - Veículo no Transporte - Óleos Pesados |
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dc.subject |
Heavy Oils - Flow |
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dc.subject |
Biphasic Flow |
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dc.subject |
Pumping Power |
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dc.subject |
Model Comparison - Brauner and Arney |
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dc.subject |
Oil Sector - Production - Refining and Distribution |
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dc.subject |
Water - Transport Vehicle - Heavy Oils |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Mayara Eunice de Macedo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the reduction of head loss and energy consumption for pumping heavy oils in pipes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Mayara Eunice de Macedo. Análise da redução de perda de carga e do consumo energético para bombeamento de óleos pesados em tubulações. 86f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11462 |
pt_BR |