DSpace/Manakin Repository

Práticas sustentáveis no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Campus de Sumé - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, M. J. O.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7694651580459607 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Vera Luci de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8408015140460052 pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, José Ribamar Marques de.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6335184086197610 pt_BR
dc.contributor.referee3 SANTOS, Valterlin da Silva.
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4740303724015282 pt_BR
dc.contributor.referee4 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 pt_BR
dc.description.resumo O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável trouxe mudanças para a maneira de agir das empresas, no sentido de adotarem-se práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação com o meio ambiente. Neste contexto de mudanças, as Instituições de Ensino Superior (IES) também são pressionadas a serem agentes ativos dessa ação, uma vez que possuem um importante papel no sentido de definir e aplicar políticas voltadas para o desenvolvimento de uma consciência ambiental por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão, bem como com a efetivação de práticas sustentáveis por meio de sua gestão. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é identificar práticas de sustentabilidade no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – Campus de Sumé-PB –, nos aspectos de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa se classifica como qualitativa e, quanto aos procedimentos metodológicos, é utilizado o estudo de caso. Para tanto, fez-se uso de pesquisa documental, entrevistas e aplicação de um checklist com os eixos temáticos da A3P. Assim, ficou evidenciado que existem disciplinas, na maioria dos cursos ofertados pelo Campus, bem como projetos de pesquisa e extensão, que contemplam a temática, além de algumas ações de sustentabilidade sendo desenvolvidas na gestão, embora isoladas, uma vez que não foi possível observar uma política institucional efetiva que vise à sustentabilidade do Campus. A análise dos resultados indicou a necessidade de se ampliar a discussão sobre sustentabilidade com todos os segmentos que compõem a instituição, visto que a temática exige esforço de toda a comunidade acadêmica para que se obtenham os resultados esperados tanto em ensino, pesquisa e extensão quanto na gestão universitária. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sustentabilidade pt_BR
dc.title Práticas sustentáveis no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Campus de Sumé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-09-09
dc.description.abstract The emergence of the concept of sustainable development has brought changes in the companies' way of acting, in the sense of adopting everyday practices that show respect and concern for the environment. In this context of changes, the Higher Education Institutions (IES) are also pressed to be active agents of this action, once they possess an important role in the sense of defining and applying policies aimed at the development of an environmental awareness through research, teaching and extension actions, as well as the implementation of sustainable practices through their management. This way, the goal of the present study is to identify sustainability practices in the Semiarid Sustainable Development Center – Campus of Sumé – PB, in the aspects of teaching, research, extension and management. Regarding the approach to the problem, this research is classified as qualitative and as for the methodological procedures, case study is used. For that, we have made use of documentary research, interviews and we applied a checklist that addresses A3P's thematic axes. It was evidenced that there are disciplines in most courses, as well as research and extension projects, that contemplate the theme and some sustainability actions being developed in the current management, however, isolated, once it was not possible to observe an effective institutional policy aimed at campus sustainability. The analysis of the results indicated the need to broaden the discussion about sustainability with all segments that make up the institution, since the subject requires effort from the entire academic community to achieve the expected results, both in teaching, research and extension as in university management. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11473
dc.date.accessioned 2020-02-04T10:45:03Z
dc.date.available 2020-01-04
dc.date.available 2020-02-04T10:45:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Agenda Ambiental na Administração Pública A3P pt_BR
dc.subject Higher Education Institutions pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Environmental Agenda in Public Administration A3P pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Maria Juliana de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sustainable practices at the Semiarid Sustainable Development Center - Campus de Sumé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Maria Juliana de Oliveira. Práticas sustentáveis no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Campus de Sumé - PB. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta