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Lei de cotas: estudo do perfil socioeconômico dos alunos matriculados no IFPB - Campus Sousa.

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dc.creator.ID SILVEIRA, P. M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5051995611302690 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA JUNIOR, Ednaldo Barbosa.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA JUNIOR, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3705874601912500 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOREIRA, Joserlan Nonato.
dc.contributor.referee2 ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.
dc.description.resumo A criação de ações afirmativas que visem beneficiar os estudantes rurais sejam eles de famílias assistidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), de assentados da reforma agrária e/ou de empregados rurais, apresenta-se como um instrumento de efetivação da cidadania.O artigo tem como objetivo analisar a política de reserva de vagas para filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais; identificar os cursos que adotam essa cota dentro do Campus Sousa e apresentar o número de vagas reservadas para estes estudantes rurais, bem como investigar o perfil socioeconômico dos alunos ingressantes pela cota de assentados da Reforma Agrária (ARA). A metodologia utilizada na investigação está na perspectiva da pesquisa qualitativa e quantitativa, de documentação indireta e descritiva. A coleta de dados foi realizada no Campus Sousa do Instituto Federal da Paraíba e teve como público alvo os discentes matriculados nos últimos anos, compreendendo o período de 2014 a 2019, cujo ingresso foi através da cota para Assentados da Reforma Agrária (ARA).Os resultados da pesquisa indicam que a adoção da Lei de Cotas representou um inegável avanço em relação à democratização, quanto ao acesso a grupos historicamente excluídos previstos na lei. Contudo, ainda são poucas Instituições que utilizam cotas para beneficiar os filhos de famílias pronafianas, de assentados da reforma agrária e de empregados rurais. Tendo em vista a notória desvantagem na concorrência entre estudantes urbanos e rurais ainda há muito a ser feito para que os objetivos desta ação afirmativa sejam alcançados: democratização do acesso ao Ensino Superior e Técnico de Nível Médio, dessegregação do espaço escolar, efetivação da cidadania para os estudantes rurais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Direito.
dc.subject.cnpq Admistração.
dc.subject.cnpq Educação.
dc.title Lei de cotas: estudo do perfil socioeconômico dos alunos matriculados no IFPB - Campus Sousa. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-29
dc.description.abstract The creation of affirmative actions aimed at benefiting rural students, whether from families assisted by the National Program for the Strengthening of Family Farming (PRONAF), agrarian reform settlers and / or rural employees, is an instrument of effective citizenship. . The article aims to analyze the policy of reserving vacancies for children of Pronafian families, agrarian reform settlers and rural employees; identify the courses that adopt this quota within the Sousa Campus and present the number of places reserved for these rural students, as well as investigate the socioeconomic profile of students entering the Agrarian Reform (ARA) quota. The methodology used in the investigation is from the perspective of qualitative and quantitative research, indirect and descriptive documentation. Data collection was carried out at the Campus Sousa of the Federal Institute of Paraiba and had as target audience students enrolled in recent years, covering the period from 2014 to 2019, whose entry was through the quota for Settlers of Agrarian Reform (ARA).The survey results indicate that the adoption of the Quota Law represented an undeniable advance in relation to democratization, regarding access to historically excluded groups provided for in the law. However, there are still few institutions that use quotas to benefit the children of Pronafian families, land reform settlers and rural employees. Therefore, in view of the noticeable disadvantage in competition between urban and rural students, there is still much to be done to achieve the objectives of this affirmative action: democratization of access to Higher and Technical Education, desegregation of school space, effectiveness of citizenship for rural students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11485
dc.date.accessioned 2020-02-04T12:30:53Z
dc.date.available 2020-02-04
dc.date.available 2020-02-04T12:30:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.subject Política de inclusão pt_BR
dc.subject Inclusion policy pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Affirmative actions pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.subject Assentados da reforma agrária pt_BR
dc.subject Land reform settlers pt_BR
dc.subject Famílias pronafianas pt_BR
dc.subject Pronafian families pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVEIRA, Patrícia Margela Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quota law: study of the socioeconomic profile of students enrolled at IFPB - Campus Sousa. pt_BR
dc.identifier.citation SILVEIRA, Patrícia Margela Fernandes. Lei de cotas: estudo do perfil socioeconômico dos alunos matriculados no IFPB - Campus Sousa. 2019. 18 f. Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


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