dc.creator.ID |
SOUZA, C. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4688807528550419 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Evandro de Barros. |
|
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, E. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, J. M. F. R. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 |
|
dc.contributor.referee1 |
MARINHO, Leandro Balby. |
|
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Frederico Luiz Gonçalves de. |
|
dc.description.resumo |
As Ferramentas de Busca nem sempre são o meio mais eficiente para obtenção de
informação online. Alguns tipos de necessidades por informação são reconhecidamente
mais bem resolvidos por pessoas. Uma alternativa para esses tipos de problema e a
consulta social, que consiste na pratica de compartilhar um problema, na forma de uma
pergunta. com os contatos das Redes Sociais c aguardar respostas. Entretanto, uma
pergunta publica pode não ser a estratégia mais eficiente para obter uma resposta
correta rapidamente. Devido as características do funcionamento de Redes Sociais
como Twitter e Facebook, direcionar a pergunta para um individuo especifico torna a
consulta social mais eficiente, pois praticamente garante que o outro individuo vera a
pergunta. entretanto identificar esse individuo como mais apto a prover rapidamente a
resposta correta pode não ser trivial. Neste trabalho e proposto um Modelo para o
Direcionamento de Perguntas no Contexto de Redes Sociais, que utiliza uma técnica de
recomendação cujo objetivo e caracterizar a capacidade dos contatos do autor da
pergunta de responde-la de forma correta e rápida. Um dos diferenciais deste trabalho e
o fato dessa recomendação ser considerada um problema de Tomada de Decisão com
Múltiplos Critérios. O modelo é proposto para o contexto do Twitter, uma das Redes
Sociais mais populares atualmente, na qual a maior parte das perguntas publicadas não
é respondida. Para validar o modelo proposto, foi planejado um experimento a partir
do qual foi avaliada a capacidade do modelo de predizer a relevância (no sentido de
utilidade e agilidade) de respostas dadas por usuários no Twitter. Foram obtidos
resultados promissores. dentre os quais se destaca o fato de que em mais de 60% dos
160 casos o modelo foi capaz de predizer o ordenamento exato de relevância. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
|
dc.title |
Um modelo para direcionamento de perguntas no contexto de redes sociais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-02-25 |
|
dc.description.abstract |
Search Engines are not always the most efficient way to get information online. Some
types of information needs are better solved by people. An alternative to these types of
problem is the social query, which is the practice of sharing a problem, in the form of a
question, with the contacts of Social Networks and waiting for answers. However, a
public query may not be the most efficient strategy to get a correct answer quickly.
Due to the characteristics of the Social Networks like Twitter and Facebook, directing
the question to a specific user apparently makes the process more efficient because
guarantees the other individual will see the question, however identify someone as
better able to quickly provide the correct answer is not always trivial. In this paper, it is
proposed a Model for Query Routing in the Context of Social Networks, a
recommendation technique that aims to characterize the ability of the contacts of the
questioner to answer his question correctly and quickly. One differential of this work is
that recommendation is considered a problem of Decision Making with Multiple
Criteria. In addition, the model is proposed for the context of Twitter, one of most
popular social networks and where most of the questions published is not answered. To
validate the proposal was designed an experiment where we evaluated its ability to
predict the relevance (in the sense of utility and agility of response) of the answers
given by users on Twitter. Among the promising results, we highlight, statistically, the
model was able to predict the exact rankings of relevance in more than 60% o f the 160
cases. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11494 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-04T13:51:20Z |
|
dc.date.available |
2020-02-04 |
|
dc.date.available |
2020-02-04T13:51:20Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Redes Sociais |
|
dc.subject |
Modelos Computacionais e Cognitivos |
|
dc.subject |
Direcionamento de Perguntas - Redes Sociais |
|
dc.subject |
Sistemas de Recomendação |
|
dc.subject |
Informação Online |
|
dc.subject |
Roteamento de Perguntas |
|
dc.subject |
Social Networks |
|
dc.subject |
Computational and Cognitive Models |
|
dc.subject |
Targeting Questions - Social Networks |
|
dc.subject |
Recommendation Systems |
|
dc.subject |
Online Information |
|
dc.subject |
Query Routing |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Cleyton Caetano de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A model for directing questions in the context of social networks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Cleyton Caetano de. Um modelo para direcionamento de perguntas no contexto de redes sociais. 2013. 85f. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Computação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11494 |
pt_BR |