DSpace/Manakin Repository

Aplicação da cartografia das correntes de educação ambiental de Sauvé em uma escola pública no município de Uiraúna – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PINTO, M. S. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4406320278102861 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALBUQUERQUE, Walker Gomes de.
dc.contributor.referee1 LEITE, José Cleidimário Araújo.
dc.contributor.referee2 SALES, Ricélia Maria Marinho.
dc.contributor.referee3 ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.
dc.description.resumo O meio ambiente vem demonstrando, há algum tempo, reações às alterações e agressões que vem recebendo com a evolução da humanidade. Em nosso cotidiano, a Educação Ambiental vem ganhando mais espaço, sendo a principal responsável pelos projetos e iniciativas tomadas para assegurar a conservação e preservação do meio ambiente. Objetivou-se com esse estudo, demonstrar a aplicação da cartografia das correntes de educação ambiental de Sauvé a professores do Ensino Médio de uma escola pública do município de Uiraúna – PB. A pesquisa aconteceu no período de agosto de 2018 até setembro de 2018. O estudo utilizou como pressupostos teóricos, metodológicos de investigação a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, mediante uma abordagem qualitativa e descritiva, caracterizando-se pelo desenvolvimento e esclarecimento de ideias. Como instrumento para coleta de dados, foi aplicado um questionário composto por 16 questões com 25 docentes do Ensino Médio da EEEFM Doutor José Duarte Filho na cidade de Uiraúna – PB. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a cartografia das correntes de Educação Ambiental de Sauvé. Os resultados atestaram como o cenário da Educação Ambiental é heterogêneo, indicando diversas visões e, por conseguinte, distintos métodos pedagógicos em relação ao ambiente. A metodologia de ensino praticada pelos professores nas disciplinas que trabalham com a Educação Ambiental varia segundo as concepções de meio ambiente que cada uma possui, demonstrando que o professor não segue uma única corrente de Educação Ambiental, sendo a adoção destas correntes ora complementares, ora divergentes. Portanto, emanados a partir de políticas públicas de conservação, percebeu-se que o desenvolvimento das atividades concernentes a Educação Ambiental vem acontecendo de forma interdisciplinar na escola alvo do estudo, contribuindo com o desenvolvimento do ser humano no aspecto intelectual, cognitivo, tornando-os cidadãos críticos capazes de viver em sociedade. Assim, ressalta-se que tais ações desenvolvidas, mediante os embasamentos teóricos apresentados, são estabelecidas ações conceituais, atitudinais e comportamentais, que visam à promoção e a transformação do sujeito face às questões ambientais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geociências.
dc.title Aplicação da cartografia das correntes de educação ambiental de Sauvé em uma escola pública no município de Uiraúna – PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-09-04
dc.description.abstract The environment has been demonstrating, for some time, reactions to the changes and aggressions it has been receiving with the evolution of humanity. In our daily life, Environmental Education has been gaining more space, being the main responsible for the projects and initiatives taken to ensure the conservation and preservation of the environment. The objective of this study was to demonstrate the application of cartography of Sauvé environmental education chains to high school teachers of a public school in the city of Uiraúna – PB. The research realized from August 2018 until September 2018. The study used as theoretical, methodological and research presuppositions the bibliographical research and the field study, through a qualitative and descriptive approach, characterized by the development and clarification of ideas. As an instrument for data collection, a questionnaire composed of 16 questions applied with 25 high school teachers from EEEFM Doutor José Duarte Filho in the city of Uiraúna – PB. The data obtained analyzed according to the cartography of the currents of Environmental Education of Sauvé. The results attested how the Environmental Education scenario is heterogeneous, indicating different visions and, therefore, different pedagogical methods in relation to the environment. The teaching methodology practiced by the teachers in the disciplines that work with Environmental Education varies according to the conceptions of the environment that each one has, demonstrating that the teacher does not follow a single current of Environmental Education, being the adoption of these currents now complementary, sometimes divergent. Therefore, emanating from public conservation policies it noticed that the development of activities concerning Environmental Education has been happening in an interdisciplinary way in the target school, contributing to the development of the human being in the intellectual, cognitive aspect, making them critical citizens capable of living in society. Thus, it is emphasized that such actions developed, through the theoretical foundations presented, are established conceptual, attitudinal and behavioral actions, which aim at the promotion and transformation of the subject to environmental issues. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11522
dc.date.accessioned 2020-02-05T13:10:20Z
dc.date.available 2020-02-05
dc.date.available 2020-02-05T13:10:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINTO, Maria do Socorro Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mapping of Sauvé environmental education trends in a public school in the city of Uiraúna - PB. pt_BR
dc.identifier.citation PINTO, Maria do Socorro Duarte. Aplicação da cartografia das correntes de educação ambiental de Sauvé em uma escola pública no município de Uiraúna – PB. 2018. 68 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta