dc.creator.ID |
BRITO, L. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BONATES, Eduardo Jorge Lira. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BONATES, E. J. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6817414971622972 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
HENNIES, Wildor Theodore. |
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dc.contributor.referee2 |
LIMA, Aarão de Andrade. |
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dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo estimar a produtividade de LHD's em um sistema de
transporte subterrâneo, através da técnica de simulação. Para tanto, foi empregado um
modelo de simulação hibrido, envolvendo simulação determinística e estocástica. O
modelo tenta representar do modo mais realista possível a operação do sistema real. A
validação do modelo foi feita através da comparação entre os resultados simulados e os
dados históricos obtidos na Mineração Vale do Jacurici, Mina Ipueira, Estado da Bahia.
O modelo e baseado na técnica de avanço do relógio, possibilitando assim, levar em
consideração a interferência existente entre equipamentos nos pontos de interseção ao da malha de transporte. A simulação determinística permite calcular os tempos de transporte, enquanto que a estocástica visa avaliar sua eficiência. No programa são consideradas as
variáveis que ocorrem no dia-a-dia na operação da mina, tais como, intervalo de tempo
entre trocas de turno, tempos de parada para o almoço, quebras de equipamentos,
obstrução nos pontos de carregamento e despejo, espera nos pontos de cruzamento das vias de transporte etc..
Foram realizadas cerca de 5.000 simulações com a finalidade de se ter uma representação estatística com maior grau de confiabilidade. As duas principais variáveis estudadas com o
objetivo de avaliar a produtividade do sistema foram a disponibilidade do equipamento e
a presença de blocos no ponto de carregamento. Outras variáveis consideradas foram a
distancia de transporte e o numero de m^quinas por frente de serviço. Os resultados
obtidos não diferem muito daqueles encontrados no sistema real, podendo-se estimar que a variabilidade do sistema simulado situa-se em torno de 5%. O modelo não otimiza o
sistema de transporte de forma global, porem apresenta bons resultados na maioria da
vezes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Minas |
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dc.title |
Avaliação da produtividade de um sistema de transporte subterrâneo utilizando LHD. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1994-01-24 |
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dc.description.abstract |
The purpose of this research is to estimate the productivity of an underground mine
haulage system, using the simulation technique. A hybrid model involving deterrninistic
and stochastic simulation has been employed. The model attempts to represent as much as
possible the real system. The model has been validated by means of comparison between
the simulation results and historical data obtained from Mmeracfio Vale do Jacurici,
Ipueira Mine, located in the State of Bahia.
The model is based on the advance-clock technique making possible to take into account
the mterference between equipaments at the intersection points of the haulage network.
The deterrninistic simulation allows the calculation of the travel times, while the stochastic
simulation evaluates the efficiency of the haulage system. The computer program takes
into account the relevant variables cjccurring in the day-to-day mine operation, such as
elapsed time for change of shifts, time off for meals, equipment breakdown, traffic jam at
loading and dumping points, waiting time at road crossings, etc.
As much as 5,000 simulation runs have been performed in order to ensure a statistical
representation of high degree of confidence. The variables considered for estimating the
productivity of the system have been the availability of equipment and the existence of rock
blocks at the loading points. The variables related to the haulage distance and the number
of LHD's per advancing feces have also been considered. The results from the model
showed a good agreement with the data from the real system, indicating that the variability
between the actual and the simulated system is about 5 percent. The model does not
optimize the system in a global way, but it yields good results most of the time. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11526 |
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dc.date.accessioned |
2020-02-05T14:36:46Z |
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dc.date.available |
2020-02-05 |
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dc.date.available |
2020-02-05T14:36:46Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de Transporte Subterrâneo |
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dc.subject |
Produtividade de LHD´s |
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dc.subject |
Transporte da Mina |
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dc.subject |
Técnica de Simulação |
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dc.subject |
Modelo de Simulação Híbrido |
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dc.subject |
Técnica de Avanço do Relógio |
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dc.subject |
Underground Transport System |
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dc.subject |
LHD's Productivity |
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dc.subject |
Mine Transport |
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dc.subject |
Simulation Technique |
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dc.subject |
Hybrid Simulation Model |
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dc.subject |
Clock Advance Technique |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Luiz Gonzaga Silva de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of the productivity of an underground transport system using LHD. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Luiz Gonzaga Silva de. Avaliação da produtividade de um sistema de transporte subterrâneo utilizando LHD. 1994. 106f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia de Minas), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campus II Campina Grande - Brasil, 1994. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11526 |
pt_BR |