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TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II.

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dc.creator.ID SILVA, G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9919994981688338 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo A sociedade perpassa por processos de evolução e de transformação em todos os campos que a cerca, algumas mudanças acontecem de forma gradativa, outras, porém, surgem velozmente modificando significativamente a sociedade, como é o caso, por exemplo, dos avanços tecnológicos. Desta forma, reconhecendo a importância das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC) e a importância do ensino acompanhar as demandas atuais, as políticas públicas educacionais desenvolveram aparatos que melhor norteiam os professores para implantação destes recursos no ensino, como é o caso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), empenhados na popularização do uso dos recursos digitais nas escolas. Deste modo, este trabalho se justifica por reconhecermos o processo de mudança que ocorre no meio escolar advindo das novas tecnologias digitais, e por percebermos a importância do ensino acompanhar as relações tecnológicas atuais em favor de um uso mais dinâmico da língua. Assim, esta pesquisa tem como intuito analisar os gêneros digitais presentes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e como objetivos específicos: discutir sobre as novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa (LP), descrever se e como os gêneros textuais digitais estão presentes no livro, propor reflexões para o professor sobre o uso da ferramenta podcast nas aulas de LP. Para tanto, nos embasamos nas contribuições de Marcuschi (2002- 2012), Freitas (2006), Soares (2003), Lorenzi & Pádua (2012), Rojo (2012), PCN (1997), PNLD (2016), BNCC (2017), Lakatos (2010), etc. e tomamos como corpus para análise dos dados o Livro Didático Português Linguagens de Cereja e Cochar (2014- 2015). Quanto a metodologia, esta pesquisa é de cunho bibliográfico por tratar de estudos realizados por meio de livros, textos escritos e digitais acadêmicos. Além de ser uma pesquisa de método descritivo, de natureza qualitativa, uma vez que a pesquisa qualitativa permite maior familiaridade entre o ambiente a ser analisado e o pesquisador. Nossas análises sugerem que o professor não deve esperar apenas a inclusão das TDICs no livro didático, e sim seguir as propostas sugeridas pela BNCC e demais políticas educacionais, para que cada vez mais o ensino contemple o letramento digital, pois o livro didático ainda precisa de melhorias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2019-04-03
dc.description.abstract Society goes through processes of evolution and transformation in all of its fields. Some changes happen in a gradual way, others, however, come quickly changing society significantly, as it is the case, for example, of technological advances. In this way, recognizing the importance of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the importance of aligning teaching with current demands, educational public policies have developed devices that better guide teachers to implement these resources in education, as is the case of Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (National Curricular Basis), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (National Textbook Program), and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (National Curriculum Parameters), which are committed to popularizing the use of digital resources in schools. Thus, this work is justified by our consciousness of the changing process that occurs in the school environment coming from new digital technologies, and because we also realize the importance of making teaching to meet the current technological relations for the sake of more dynamic use of the language. The purpose of this research is to analyze the digital genres present in the textbook of Portuguese Language for Final Years. Its specific objectives are: to discuss about new technologies in the teaching of Portuguese Language (PL), to describe if and how digital textual genres are present in the book, propose reflections to teachers about the use of the podcast tool in PL classes. In order to do so, we rely on the contributions of Marcuschi (2002- 2012), Soares (2003), Lorenzi & Pádua (2012), Red (2012), PCN (1997), PNLD , Lakatos (2010), etc. and we took as corpus for data analysis the Textbook Português Linguagens, by Cherry and Cochar (2014-2015). As for the methodology, this research is of a bibliographic character because it deals with studies carried out through books, academic written and digital texts. Besides being qualitative and descriptive method research, since qualitative researches allow more familiarity between the environment to be analyzed and the researcher. Our analysis suggests that the teacher should not only expect the inclusion of DICTs in the textbook but follow the proposals suggested by the BNCC and other educational policies, so that teaching will increasingly contemplate digital literacy since textbooks still need improvements. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11529
dc.date.accessioned 2020-02-05T15:03:21Z
dc.date.available 2020-02-05
dc.date.available 2020-02-05T15:03:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inovação educacional pt_BR
dc.subject Tecnologia digital pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Gêneros digitais pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Novas tecnologias - ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Educational innovation pt_BR
dc.subject Digital technology pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Digital genres pt_BR
dc.subject Portuguese language – teaching pt_BR
dc.subject New technologies - Portuguese language teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gilberlânia Soares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative TDIC and Portuguese language teaching: analysis of digital genres Present in elementary school textbooks II. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gilberlânia Soares da. TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


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