dc.creator.ID |
ALVES, L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3261433213555294 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARRAIS, Maria Nazareth de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de. |
|
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Ruthlana Dutra. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem objetivo propor uma oficina sobre a tipologia oracional e as
intenções do enunciador voltada para formação continuada de professores da
educação básica. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre a
tipologia oracional e as intenções do enunciador na perspectiva transformacional;
selecionamos estratégias de ensino e corpus de análise para o trabalho com a
tipologia oracional e as intenções do enunciador; e elaboramos uma proposta de
oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador voltada para
formação continuada de professores da educação básica. Para tanto, foi usado
como embasamento teórico a Teoria Transformacional de base gerativa, segundo as
reflexões de Sousa-e-Silva e Koch (2005), que trazem abordagens sobre os tipos
oracionais e a força ilocucionária. Para uma abordagem sobre gramática,
dialogamos com Kleiman (2012), Antunes (2007) e Travaglia (2008). No tocante à
formação de professores, tivemos como aparato teórico Pimenta (2005), Libânio
(2007) Imbernón (2006), entre outros que abordam a formação docente. Este estudo
também buscou debates sobre o trabalho gramatical da língua nos Parâmetros
Curriculares Nacionais–PCN (1998) e na Base Nacional Comum Curricular–BNCC
(2016; 2018), o atual documento que rege o ensino. É uma pesquisa bibliográfica
com abordagem qualitativa. Como resultado, a pesquisa conta com uma proposta de
oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador, voltada para
formação continuada de professores da educação básica que atuam em turmas do
6° ano do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Oficina de gramática: tipologia oracional e as intenções do enunciador. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-04-12 |
|
dc.description.abstract |
This research has as aim to purpose a workshop about the sentence typology and
the enunciator’s intentions developed to the continuing formation of teachers of the
basic education. In this direction, we built a theoretical material about the sentence
typology and the enunciator’s intentions in the transformational perspective; we
selected teaching strategies and corpus of analyse for the work with the sentence
typology and the enuciator’s intentions; and we elaborated a purpose of wokshop
about the sentence typology and the enunciator’s intentions developed to the
continuing formation of teachers of the basic education. Therefore, it was used as
theoretical background the Generative-based Transformational Theory, according to
the reflections of Sousa-e-Silva and Koch (2005), because they bring approaches
about the sentence types and illocutionary force. For an approach on grammar, we
dialogued with Kleiman (2012), Antunes (2007) and Travaglia (2008). In relation to
teachers formation, we had as source of theorical research Pimenta (2005), Libânio
(2007) Imbernón (2006), among others that broach the teachers formation. This
study also searched debates about the grammatical work of the language, in the
Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (1998) in the Base Nacional Comum
Curricular–BNCC (2016; 2018), the current document that conduct the teaching. It is
a bibliographical research with a qualitative approach. As result, the research has a
proposal of workshop about the sentence typology and the enuciator’s intentions
developed to the continuing formation of teachers of the basic education that work in
classes of the 6th year of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11533 |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-05T15:53:59Z |
|
dc.date.available |
2020-02-05 |
|
dc.date.available |
2020-02-05T15:53:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática |
pt_BR |
dc.subject |
Tipologia oracional |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Orational typology |
pt_BR |
dc.subject |
Workshop |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Lidiene da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Grammar workshop: orational typology and the intentions of the speaker. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Lidiane da Silva. Oficina de gramática: tipologia oracional e as intenções do enunciador. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |