DSpace/Manakin Repository

Oficina de gramática: tipologia oracional e as intenções do enunciador.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3261433213555294 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARRAIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.
dc.contributor.referee2 NOGUEIRA, Ruthlana Dutra.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem objetivo propor uma oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador voltada para formação continuada de professores da educação básica. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador na perspectiva transformacional; selecionamos estratégias de ensino e corpus de análise para o trabalho com a tipologia oracional e as intenções do enunciador; e elaboramos uma proposta de oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador voltada para formação continuada de professores da educação básica. Para tanto, foi usado como embasamento teórico a Teoria Transformacional de base gerativa, segundo as reflexões de Sousa-e-Silva e Koch (2005), que trazem abordagens sobre os tipos oracionais e a força ilocucionária. Para uma abordagem sobre gramática, dialogamos com Kleiman (2012), Antunes (2007) e Travaglia (2008). No tocante à formação de professores, tivemos como aparato teórico Pimenta (2005), Libânio (2007) Imbernón (2006), entre outros que abordam a formação docente. Este estudo também buscou debates sobre o trabalho gramatical da língua nos Parâmetros Curriculares Nacionais–PCN (1998) e na Base Nacional Comum Curricular–BNCC (2016; 2018), o atual documento que rege o ensino. É uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como resultado, a pesquisa conta com uma proposta de oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador, voltada para formação continuada de professores da educação básica que atuam em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Oficina de gramática: tipologia oracional e as intenções do enunciador. pt_BR
dc.date.issued 2019-04-12
dc.description.abstract This research has as aim to purpose a workshop about the sentence typology and the enunciator’s intentions developed to the continuing formation of teachers of the basic education. In this direction, we built a theoretical material about the sentence typology and the enunciator’s intentions in the transformational perspective; we selected teaching strategies and corpus of analyse for the work with the sentence typology and the enuciator’s intentions; and we elaborated a purpose of wokshop about the sentence typology and the enunciator’s intentions developed to the continuing formation of teachers of the basic education. Therefore, it was used as theoretical background the Generative-based Transformational Theory, according to the reflections of Sousa-e-Silva and Koch (2005), because they bring approaches about the sentence types and illocutionary force. For an approach on grammar, we dialogued with Kleiman (2012), Antunes (2007) and Travaglia (2008). In relation to teachers formation, we had as source of theorical research Pimenta (2005), Libânio (2007) Imbernón (2006), among others that broach the teachers formation. This study also searched debates about the grammatical work of the language, in the Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (1998) in the Base Nacional Comum Curricular–BNCC (2016; 2018), the current document that conduct the teaching. It is a bibliographical research with a qualitative approach. As result, the research has a proposal of workshop about the sentence typology and the enuciator’s intentions developed to the continuing formation of teachers of the basic education that work in classes of the 6th year of elementary school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11533
dc.date.accessioned 2020-02-05T15:53:59Z
dc.date.available 2020-02-05
dc.date.available 2020-02-05T15:53:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Tipologia oracional pt_BR
dc.subject Oficina pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Educação básica - formação de professor pt_BR
dc.subject Grammar pt_BR
dc.subject Orational typology pt_BR
dc.subject Workshop pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Basic education - teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Lidiene da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Grammar workshop: orational typology and the intentions of the speaker. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Lidiane da Silva. Oficina de gramática: tipologia oracional e as intenções do enunciador. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta